Matizes do mal-estar dos professores: um estudo de caso de uma escola pública do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Orientador(a): Antonia Vitoria Soares Aranha
Banca de defesa: Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7CDGTP
Resumo: O objetivo deste estudo centrou-se na investigação do mal-estar docente, vivenciado por professores do ensino médio, vinculados a uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. A escolha da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com interlocução com a pesquisa quantitativa, foi uma opção que possibilitou descortinar evidências da singularidade da construção da identidade dessa escola. Para desenvolvermos esta pesquisa utilizamos as técnicas da observação, da entrevista semi-estruturada, da análise documental e do questionário. Na investigação feita, foi retratado o professor na complexidade do seu trabalho, no contexto da escola investigada. O entimema de que ser professor é ser sofredor; foi um dado importante, constatado na pesquisa, revelando que os desafios, as imposições e as mudanças no campo educacional vêm deixando o professor da escola pesquisada sem condições adequadas para realizar seu trabalho. Nesse sentido, os resultados da pesquisa mostram múltiplos mal-estares permeando os docentes observados da escola pesquisada, através de manifestações evidenciadas em diversas dimensões: o mal- estar das perdas, o mal-estar das relações de disputas a partir dos processos de eleições de direção e coordenadores, o mal-estar dos silenciamentos dos docentes, o mal-estar da culpa, do absenteísmo e do presenteísmo. Finalmente, constatamos que os professores se mostravam sofridos, traduzindo a agudeza de seus mal-estares através de reações que marcavam seu corpo e seu psíquico pelo adoecimento. A relevância das análises feitas nesta dissertação expressou-se, tanto, na constatação da ocorrência, quase que generalizada, do mal-estar docente, quanto no desejo de ser diferente, de ser reconhecido, de ser um professor capaz de contribuir para uma formação competente dos jovens e para os setores societário e produtivo.
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