Modelos de atração de entregas e cargas para a indústria de máquinas agrícolas e rodoviárias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: José Moreira Gonçalves lattes
Orientador(a): Renata Lúcia Magalhães de Oliveira lattes
Banca de defesa: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira, Leise Kelli de Oliveira, Francisco Gildemir Ferreira da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/30058
Resumo: O desenvolvimento econômico das cidades está intimamente interligado à distribuição de mercadorias dos diversos setores industriais. Entretanto, essas atividades também geram impactos negativos que podem ser mitigados quando se conhece o comportamento dos fluxos de carga. Para isso, é importante o desenvolvimento de modelos de geração de viagens de carga para subsídio ao planejamento das cidades. Assim, por meio deste trabalho, determinaram-se modelos de atração de entregas e cargas para indústrias de máquinas agrícolas e rodoviárias e compara-os conceitualmente. Esses modelos são importantes para estimar fluxos de abastecimento de insumos nesse setor e foram desenvolvidos por meio de dados de quatro indústrias localizadas em Contagem (Minas Gerais), Curitiba (Paraná), Piracicaba e Sorocaba (São Paulo). Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre geração de viagens de carga para melhor compreensão do conceito e métodos utilizados. Realizou-se uma coleta de dados secundários com informações sobre o fluxo de veículos para abastecimento de insumos nas indústrias consideradas neste trabalho e o recorte temporal compreendeu os meses entre janeiro e dezembro de 2017, contemplando 24 h de operação para cada indústria observada. Foram então realizadas análises estatísticas dos dados coletados e desenvolvidos modelos de regressão linear generalizada. Os modelos foram avaliados quanto à sua capacidade preditiva utilizando o método de validação cruzada leave-one-out e comparados qualitativamente. Modelos com melhor acurácia preditiva e equilíbrio entre simplicidade e ajuste são aqueles desenvolvidos considerando a frequência de entregas como variável dependente e a produção, o número de funcionários alocados em atividades de logística e a área total construída em cada unidade industrial como variáveis explicativas. Nenhum dos modelos que consideraram a quantidade de carga recebida como variável dependente apresentou ajuste satisfatório.
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Esses modelos são importantes para estimar fluxos de abastecimento de insumos nesse setor e foram desenvolvidos por meio de dados de quatro indústrias localizadas em Contagem (Minas Gerais), Curitiba (Paraná), Piracicaba e Sorocaba (São Paulo). Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre geração de viagens de carga para melhor compreensão do conceito e métodos utilizados. Realizou-se uma coleta de dados secundários com informações sobre o fluxo de veículos para abastecimento de insumos nas indústrias consideradas neste trabalho e o recorte temporal compreendeu os meses entre janeiro e dezembro de 2017, contemplando 24 h de operação para cada indústria observada. Foram então realizadas análises estatísticas dos dados coletados e desenvolvidos modelos de regressão linear generalizada. Os modelos foram avaliados quanto à sua capacidade preditiva utilizando o método de validação cruzada leave-one-out e comparados qualitativamente. Modelos com melhor acurácia preditiva e equilíbrio entre simplicidade e ajuste são aqueles desenvolvidos considerando a frequência de entregas como variável dependente e a produção, o número de funcionários alocados em atividades de logística e a área total construída em cada unidade industrial como variáveis explicativas. Nenhum dos modelos que consideraram a quantidade de carga recebida como variável dependente apresentou ajuste satisfatório.The economic development of cities is closely related to the distribution of goods concerning various industrial sectors. However, these activities also generate negative impacts that can be mitigated when the freight flows are acknowledged. Thus, it is important to develop models for freight trips to subsidize city planning. So, in this work, freight generation models for agricultural and road machinery industries were determined and compared conceptually. These models are important for estimating supply flows in this sector and were developed using data from four industries located in Contagem (Minas Gerais), Curitiba (Paraná), Piracicaba and Sorocaba (São Paulo). A systematic review of the literature regarding freight generation models was conducted to better understand the concept and methods used. Information was collected concerning the supply flows in the industrial facilities considered in this work. The data comprised trips performed from January until December 2017, contemplating 24 hours of operation for each observed industry. Statistical analyses of the collected data were then carried out and generalized linear regression models were developed. The models were evaluated regarding their predictive capacity using the leave-one-out cross-validation method and compared qualitatively. Models with better predictive accuracy and balance between simplicity and adjustment were those developed considering the frequency of deliveries as the dependent variable and production, the number of employees allocated to logistics activities and the total built area in each industrial unit as explanatory variables. None of the models that considered the amount of cargo received as a dependent variable presented satisfactory fit.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesTransporte de cargasMaquinas agrícolas - IndústriaMáquinas rodoviáriasTransporte de cargaModelos de geração de viagens de cargaIndústria de máquinas agrícolas e rodoviáriasModelos de atração de entregas e cargas para a indústria de máquinas agrícolas e rodoviáriasDelivery and load attraction models for the agricultural and road machinery industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALMODELOS DE ATRACAO DE ENTREGAS E CARGAS PARA A INDUSTRIA DE MAQUINAS AGRICOLAS E RODOVIARIAS.pdfMODELOS DE ATRACAO DE ENTREGAS E CARGAS PARA A INDUSTRIA DE MAQUINAS AGRICOLAS E RODOVIARIAS.pdfapplication/pdf2509631https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30058/1/MODELOS%20DE%20ATRACAO%20DE%20ENTREGAS%20E%20CARGAS%20PARA%20A%20INDUSTRIA%20DE%20MAQUINAS%20AGRICOLAS%20E%20RODOVIARIAS.pdfcb59a645fbbd926a32598fd1753ca22dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30058/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTMODELOS DE ATRACAO DE ENTREGAS E CARGAS PARA A INDUSTRIA DE MAQUINAS AGRICOLAS E RODOVIARIAS.pdf.txtMODELOS DE ATRACAO DE ENTREGAS E CARGAS PARA A INDUSTRIA DE MAQUINAS AGRICOLAS E RODOVIARIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain265030https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30058/3/MODELOS%20DE%20ATRACAO%20DE%20ENTREGAS%20E%20CARGAS%20PARA%20A%20INDUSTRIA%20DE%20MAQUINAS%20AGRICOLAS%20E%20RODOVIARIAS.pdf.txt8a4bb1ae9de27ae9c36d2b44865ea8a5MD531843/300582019-11-14 12:16:46.041oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:16:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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