Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Cecilia Nazare de Lima
Orientador(a): Evandro Jose Lemos da Cunha
Banca de defesa: Claudiney Rodrigues Carrasco, Fernanda Aguiar Carneiro Martins, Ana Claudia de Assis, Maurício Silva Gino
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZZK68
Resumo: A passagem meteórica de Alberto Cavalcanti pelo país foi marcada pordesavenças e muitas críticas, mas intenciona-se neste estudo destacar a contribuição que sua experiência com o cinema sonoro trouxe para os filmes brasileiros. Se no Brasil pouco se comentava sobre o papel do som na construção da linguagem cinematográfica, Cavalcanti, ao contrário, teorizava sobre o assunto. Suas ideias sobre os três elementos que compõem o som cinematográfico - a palavra, a música e os ruídos - foram empregadas nos filmes Terra é sempre terra (Vera-Cruz, 1951) e O Canto do Mar (Kino Filmes, 1952/53), ambos produzidos por ele e com música original de Guerra-Peixe. O principal objetivo desta investigação é analisar a aplicação das concepções de Cavalcanti e as contribuições do compositor na elaboração das trilhas sonoras dos referidos filmes. Além das duas produções brasileiras, foram analisadas as opiniões do cineasta publicadas em artigos, entrevistas e no livro Filme e Realidade, assim como as características musicais de Guerra-Peixe e aspectos de suas pesquisas sobre a música popular e folclórica do Nordeste do país. Sobre as proposições de Cavalcanti, os resultados indicam, entre outros, a exploração das possibilidades simbólicas, tonais e expressivas dos ruídos. Em relação à trilha musical de Guerra-Peixe, averiguou-se ser rica, variada e relacionada de maneira estreita com a narrativa e com os demais elementos sonoros. Observou-se, ainda, o aproveitamento de manifestações musicais nordestinas no filme O canto do mar, conforme assinaladas nas anotações musicológicas do compositor.
id UFMG_683a9ff94f064168180834149c9d26b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8ZZK68
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Evandro Jose Lemos da CunhaClaudiney Rodrigues CarrascoFernanda Aguiar Carneiro MartinsAna Claudia de AssisMaurício Silva GinoCecilia Nazare de Lima2019-08-14T17:34:35Z2019-08-14T17:34:35Z2012-09-20http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZZK68A passagem meteórica de Alberto Cavalcanti pelo país foi marcada pordesavenças e muitas críticas, mas intenciona-se neste estudo destacar a contribuição que sua experiência com o cinema sonoro trouxe para os filmes brasileiros. Se no Brasil pouco se comentava sobre o papel do som na construção da linguagem cinematográfica, Cavalcanti, ao contrário, teorizava sobre o assunto. Suas ideias sobre os três elementos que compõem o som cinematográfico - a palavra, a música e os ruídos - foram empregadas nos filmes Terra é sempre terra (Vera-Cruz, 1951) e O Canto do Mar (Kino Filmes, 1952/53), ambos produzidos por ele e com música original de Guerra-Peixe. O principal objetivo desta investigação é analisar a aplicação das concepções de Cavalcanti e as contribuições do compositor na elaboração das trilhas sonoras dos referidos filmes. Além das duas produções brasileiras, foram analisadas as opiniões do cineasta publicadas em artigos, entrevistas e no livro Filme e Realidade, assim como as características musicais de Guerra-Peixe e aspectos de suas pesquisas sobre a música popular e folclórica do Nordeste do país. Sobre as proposições de Cavalcanti, os resultados indicam, entre outros, a exploração das possibilidades simbólicas, tonais e expressivas dos ruídos. Em relação à trilha musical de Guerra-Peixe, averiguou-se ser rica, variada e relacionada de maneira estreita com a narrativa e com os demais elementos sonoros. Observou-se, ainda, o aproveitamento de manifestações musicais nordestinas no filme O canto do mar, conforme assinaladas nas anotações musicológicas do compositor.The fast appearing of Alberto Cavalcanti in Brazil was received with conflicting opinions and several critics, but this presentantion has the aim of highlight the contribuhition that his experience with the sound cinema brought to Brazilians films. Cavalcanti studied about the role of sound in the construction of the cinematographic language even though the subject was not yet commented in Brazil. His ideas about the three topics that compound the cinematographic sound: the word, the music and the noise, among other things, were applied on the soundtrack of Terra é sempre terra (Vera-Cruz, 1951) and O Canto do Mar (Kino Filmes, 1952/53), both made by Cavalcanti and with Guerra-Peixe's original music. The results of both films are analyzed in this study, which main reason is to investigate the application of cineast's sound ideas, the music contribution and the few musical researches of Guerra-Peixe for these production's sountrack. Besides his movies, Cavalcanti's opinions published in articles, interviews and in the book Filme e Realidade were also analyzed, as well as the characteristics of Guerra- Peixe's music and the outcomes of his searchs about the popular and folkloric music of northeast Brazil. The results affirm, among other things, the originality of the Cavalcanti's sound propositions (mainly the expressive use of noises and the application of functional noises) and the musical abundance of Guerra-Peixe's music (which changes with the narrative and closely relates with the soundtrack's multiple other factors). The use of musical manifestations, typical form northeast Brazil, was also noticed in the movie O Canto do Mar, according to the composer'smusicological notes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica de cinemaCinema brasileiroCinema sonoroCavalcanti, AlbertoSom Registro e reproduçãoGuerra Peixe, César, 1914-1993Cinema brasileiroTrilha sonoraAlberto CavalcantiGuerra PeixeAlberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdfapplication/pdf20967263https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZZK68/1/cec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdff3111130f5c7e18c84eace1b8fc5f6caMD51TEXTcec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdf.txtcec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdf.txtExtracted texttext/plain762505https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZZK68/2/cec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdf.txt9b00e6b67bccd0a55ed1f49145ab922aMD521843/JSSS-8ZZK682019-11-14 14:47:24.074oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8ZZK68Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:47:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
title Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
spellingShingle Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
Cecilia Nazare de Lima
Cinema brasileiro
Trilha sonora
Alberto Cavalcanti
Guerra Peixe
Música de cinema
Cinema brasileiro
Cinema sonoro
Cavalcanti, Alberto
Som Registro e reprodução
Guerra Peixe, César, 1914-1993
title_short Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
title_full Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
title_fullStr Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
title_full_unstemmed Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
title_sort Alberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
author Cecilia Nazare de Lima
author_facet Cecilia Nazare de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudiney Rodrigues Carrasco
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernanda Aguiar Carneiro Martins
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Claudia de Assis
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maurício Silva Gino
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecilia Nazare de Lima
contributor_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
Claudiney Rodrigues Carrasco
Fernanda Aguiar Carneiro Martins
Ana Claudia de Assis
Maurício Silva Gino
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
Trilha sonora
Alberto Cavalcanti
Guerra Peixe
topic Cinema brasileiro
Trilha sonora
Alberto Cavalcanti
Guerra Peixe
Música de cinema
Cinema brasileiro
Cinema sonoro
Cavalcanti, Alberto
Som Registro e reprodução
Guerra Peixe, César, 1914-1993
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música de cinema
Cinema brasileiro
Cinema sonoro
Cavalcanti, Alberto
Som Registro e reprodução
Guerra Peixe, César, 1914-1993
description A passagem meteórica de Alberto Cavalcanti pelo país foi marcada pordesavenças e muitas críticas, mas intenciona-se neste estudo destacar a contribuição que sua experiência com o cinema sonoro trouxe para os filmes brasileiros. Se no Brasil pouco se comentava sobre o papel do som na construção da linguagem cinematográfica, Cavalcanti, ao contrário, teorizava sobre o assunto. Suas ideias sobre os três elementos que compõem o som cinematográfico - a palavra, a música e os ruídos - foram empregadas nos filmes Terra é sempre terra (Vera-Cruz, 1951) e O Canto do Mar (Kino Filmes, 1952/53), ambos produzidos por ele e com música original de Guerra-Peixe. O principal objetivo desta investigação é analisar a aplicação das concepções de Cavalcanti e as contribuições do compositor na elaboração das trilhas sonoras dos referidos filmes. Além das duas produções brasileiras, foram analisadas as opiniões do cineasta publicadas em artigos, entrevistas e no livro Filme e Realidade, assim como as características musicais de Guerra-Peixe e aspectos de suas pesquisas sobre a música popular e folclórica do Nordeste do país. Sobre as proposições de Cavalcanti, os resultados indicam, entre outros, a exploração das possibilidades simbólicas, tonais e expressivas dos ruídos. Em relação à trilha musical de Guerra-Peixe, averiguou-se ser rica, variada e relacionada de maneira estreita com a narrativa e com os demais elementos sonoros. Observou-se, ainda, o aproveitamento de manifestações musicais nordestinas no filme O canto do mar, conforme assinaladas nas anotações musicológicas do compositor.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:34:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZZK68
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZZK68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZZK68/1/cec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZZK68/2/cec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f3111130f5c7e18c84eace1b8fc5f6ca
9b00e6b67bccd0a55ed1f49145ab922a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891098049904640