Entre o antigo e o novo, o próprio e o alheio: o crítico Machado de Assis e os problemas literários de seu tempo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Edilson dos Santos
Orientador(a): Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Banca de defesa: Marcelo Chiaretto, Reinaldo Martiniano Marques, Anderson Pires da Silva, Ivanete Bernardino Soares
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-APEFH2
Resumo: Inserindo-se nos grandes debates culturais de seu tempo, Machado de Assis defende que a autonomia literária do país só seria possível com o trabalho de críticos e de criadores literários que tomassem a literatura como arte, trabalho de transfiguração, e não reprodução chapada da realidade. Atento a isso e a um cânone, já em formação no país, Machado faz um balanço da massa literária, colocando em prática o seu projeto de educar autores e leitores, num percurso de leituras que se estende das obras dos árcades às dos poetas que se alinhavam ao Realismo. Reflexão, invenção, análise, estudo, equilíbrio, conciliação entre passado e presente, nacional e estrangeiro são os pontos centrais de sua crítica, que deságuam principalmente nos seus livros de poesia, em que poeta e crítico se mostram em ato. Tal é o que procuramos analisar nesta pesquisa, em que, sem fazer um recorte absoluto, privilegiamos os ensaios "O passado, o presente e o futuro da literatura" (1858), "O ideal do crítico" (1865), "Notícia da atual literatura brasileira: instinto de nacionalidade" (1873), "A nova geração" (1879), os estudos que ele realiza de poetas, bem como os seus próprios livros de poesia: Crisálidas (1864), Falenas (1872), Americanas (1875) e Ocidentais (1900).
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