Avaliação da viabilidade dos pick-up points sob o enfoque da logística urbana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Jardel Vilarino Santos da Silva lattes
Orientador(a): David José Ahouagi Vaz de Magalhães lattes
Banca de defesa: Leandro Cardoso, Nilson Tadeu Ramos Nunes, Antônio Artur de Souza
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/31405
Resumo: A contínua expansão do comércio eletrônico alavanca a demanda por entregas em domicílio e, portanto o número de veículos de carga urbana, visto que a distribuição costuma ser realizada porta a porta, por comodidade e muitas vezes em razão da ausência de lojas físicas. Em busca de se reduzir os custos logísticos, a quantidade de viagens geradas e os níveis de congestionamentos apresentados na maioria das grandes cidades, é necessário analisar soluções alternativas e mais eficientes para a distribuição destes produtos. A implantação de um sistema de pontos de coleta de encomendas é uma opção importante para diminuir os impactos da movimentação urbana de cargas. Ao invés da entrega ser realizada na residência de cada cliente, ela é feita através de canais alternativos, que podem ser lojas físicas parceiras ou instalações de coleta autônoma. A utilização da rede de distribuição através de pontos de coleta permite que os custos de estoque sejam mantidos baixos, com armazenagem no fabricante ou no distribuidor para explorar a agregação. Além disso, o custo de transporte é mais baixo que para qualquer outra solução usando transportadoras, pois uma agregação significativa é possível quando se entregam produtos em um ponto único de retirada, economizando no trecho de maior custo, correspondente à última milha percorrida (last-mile cost). Observando os possíveis benefícios da solução, foi aplicado um questionário socioeconômico (sexo, idade, renda e escolaridade) e uma pesquisa de preferência declarada, com 18 situações de escolha (3 blocos de 6 questões), formadas por combinações dos distintos níveis de 4 atributos estudados (custo do frete, prazo de entrega, necessidade de esperar pela entrega e acessibilidade até o ponto de coleta). Após a análise de cada uma das 6 situações, o entrevistado optou por uma alternativa de entrega (convencional ou em ponto de coleta). Aos resultados obtidos, aplicou-se um modelo de escolha discreta, estimando a probabilidade e sob quais condições o entrevistado estaria propenso a utilizar a solução. A pesquisa foi realizada online, no Brasil, ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Ao todo, 458 pessoas responderam à pesquisa, totalizando mais de 2700 observações, indicando, por exemplo, que 92,03% dos entrevistados utilizariam a solução em um cenário com redução de custos e prazo, e quando o ponto de coleta estivesse situado ao longo do trajeto diário. Além disso, em uma análise comparativa exploratória entre a entrega convencional e a entrega em pontos de coleta, mostrou-se que a diminuição da quilometragem percorrida diariamente durante as entregas pode resultar em um custo de distribuição, em média, 12,8% menor na opção por pontos de coleta. Em resumo, a pesquisa apontou alta probabilidade de adesão à solução por pontos de coleta, desde que apresente benefícios extras aos consumidores se comparado à entrega convencional. Esses benefícios poderiam ser em termos de custos ou menor prazo de entrega. Além disso, constatou-se um público interessado em soluções alternativas de entrega, seja por dificuldades no recebimento através da entrega convencional ou em razão dos custos e prazos praticados que inviabilizam as compras.
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Ao invés da entrega ser realizada na residência de cada cliente, ela é feita através de canais alternativos, que podem ser lojas físicas parceiras ou instalações de coleta autônoma. A utilização da rede de distribuição através de pontos de coleta permite que os custos de estoque sejam mantidos baixos, com armazenagem no fabricante ou no distribuidor para explorar a agregação. Além disso, o custo de transporte é mais baixo que para qualquer outra solução usando transportadoras, pois uma agregação significativa é possível quando se entregam produtos em um ponto único de retirada, economizando no trecho de maior custo, correspondente à última milha percorrida (last-mile cost). Observando os possíveis benefícios da solução, foi aplicado um questionário socioeconômico (sexo, idade, renda e escolaridade) e uma pesquisa de preferência declarada, com 18 situações de escolha (3 blocos de 6 questões), formadas por combinações dos distintos níveis de 4 atributos estudados (custo do frete, prazo de entrega, necessidade de esperar pela entrega e acessibilidade até o ponto de coleta). Após a análise de cada uma das 6 situações, o entrevistado optou por uma alternativa de entrega (convencional ou em ponto de coleta). Aos resultados obtidos, aplicou-se um modelo de escolha discreta, estimando a probabilidade e sob quais condições o entrevistado estaria propenso a utilizar a solução. A pesquisa foi realizada online, no Brasil, ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Ao todo, 458 pessoas responderam à pesquisa, totalizando mais de 2700 observações, indicando, por exemplo, que 92,03% dos entrevistados utilizariam a solução em um cenário com redução de custos e prazo, e quando o ponto de coleta estivesse situado ao longo do trajeto diário. Além disso, em uma análise comparativa exploratória entre a entrega convencional e a entrega em pontos de coleta, mostrou-se que a diminuição da quilometragem percorrida diariamente durante as entregas pode resultar em um custo de distribuição, em média, 12,8% menor na opção por pontos de coleta. Em resumo, a pesquisa apontou alta probabilidade de adesão à solução por pontos de coleta, desde que apresente benefícios extras aos consumidores se comparado à entrega convencional. Esses benefícios poderiam ser em termos de custos ou menor prazo de entrega. Além disso, constatou-se um público interessado em soluções alternativas de entrega, seja por dificuldades no recebimento através da entrega convencional ou em razão dos custos e prazos praticados que inviabilizam as compras.The continuous expansion of e-commerce drives the demand for home deliveries and therefore the number of urban freight vehicles, since the distribution is usually done door-todoor, for convenience and often because of the absence of physical stores. In order to reduce logistical costs, the number of trips generated and the levels of congestion presented in most major cities, it is necessary to analyze alternative and more efficient solutions for the distribution of these products. The implementation of a pick-up system is an important option to reduce the impacts of urban cargo handling. Instead of being delivered at the residence of each client, it is done through alternative channels, which may be physical partner shops or autonomous collection facilities. Using the distribution network through pick-up sites allows inventory costs to be kept low, with storage at the manufacturer or distributor to exploit the aggregation. In addition, the cost of transportation is lower than for any other solution using carriers, since significant consolidation is possible when delivering products at a single withdrawal point, saving on the higher-cost stretch, corresponding to the last- mile cost). Looking at the possible benefits of the solution, a socioeconomic questionnaire (sex, age, income and schooling) and a declared preference research were applied, with 18 situations of choice (3 blocks of 6 questions), formed by combinations of the different levels of 4 attributes (cost of freight, delivery time, need to wait for delivery and accessibility to the pick-up site). After analyzing each of the 6 situations, the interviewee opted for a delivery alternative (conventional or at pick-up site). To the obtained results, a discrete choice model was applied, estimating the probability and under what conditions the respondent would be prone to use the solution. The survey was conducted online in Brazil during the months of November and December 2017 and January 2018. Altogether, 458 people answered the survey, totaling over 2700 observations, indicating, for example, that 92.03% of the respondents would use the solution in a scenario with cost and time reduction, and when the pick-up site was located along the daily route. In addition, in an exploratory comparative analysis between conventional delivery and delivery at pick-up sites, it was shown that the reduction of the mileage traveled daily during deliveries can result in an average distribution cost of 12.8% lower in the option for pick-up sites. In summary, the research pointed to a high probability of adherence to the solution by pickup sites, as long as it presents extra benefits to consumers compared to conventional delivery. These benefits could be in terms of cost or shorter delivery time. In addition, an audience was found interested in alternative delivery solutions, either due to difficulties in receiving through conventional delivery or due to the costs and deadlines practiced that make purchases unfeasible.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIAEngenharia de transportesTransportesLogísticaComércio eletrônicoPontos de coletaLogística urbanaPick-up pointsTransporte urbano de cargasE-commerceClick & collectRede de distribuiçãoAvaliação da viabilidade dos pick-up points sob o enfoque da logística urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdiss-Jardel Vilarino Santos da Silva_GeoTrans.pdfdiss-Jardel Vilarino Santos da Silva_GeoTrans.pdfapplication/pdf6766300https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31405/1/diss-Jardel%20Vilarino%20Santos%20da%20Silva_GeoTrans.pdfe5de13da48b1b7f576128889ba614793MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31405/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTdiss-Jardel Vilarino Santos da Silva_GeoTrans.pdf.txtdiss-Jardel Vilarino Santos da Silva_GeoTrans.pdf.txtExtracted texttext/plain245849https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31405/3/diss-Jardel%20Vilarino%20Santos%20da%20Silva_GeoTrans.pdf.txt7813329808fa4da7638a3b323c2231bfMD531843/314052019-12-05 03:23:45.438oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-12-05T06:23:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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