A cooperação brasileira para o desenvolvimento do setor agrícola africano: segurança alimentar e nutricional e agronegócio em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Gianluca Elia
Orientador(a): Dawisson Elvécio Belém Lopes
Banca de defesa: Jose Angelo Machado, Carlos Aurelio Pimenta de Faria
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ALTKDR
Resumo: Tendo por pano de fundo a análise da natureza da emergência e do fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (CSS) nas últimas décadas, quando comparada com a Ajuda Oficial ao Desenvolvimento (AOD), o objetivo geral desta dissertação consiste em analisar a Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional, conhecida como Cobradi, no setor agrícola africano, especificadamente, em Moçambique. Utilizou-se na pesquisa uma metodologia qualitativa, que buscou apresentar algumas contribuições teóricas ao tema em tela. Amparada nesse referencial teórico, a pesquisa traz uma análise dos investimentos e das trocas comerciais entre Brasil e África, durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e de Dilma Rousseff (2011-2016), bem como um estudo de caso limitado a Moçambique. Neste pais foram transferidas algumas políticas públicas brasileira sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), sendo em fase de implementação o Programa de Cooperação Tripartida para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical em Moçambique (ProSAVANA). Baseadas na teoria de Nicos Poulantzas e nos aportes auxiliares da abordagem estratégico-relacional de Bob Jessop, as considerações finais desta dissertação levam a afirmar que a natureza da Cobradi, transferida a Moçambique, por meio do programa ProSAVANA e de outras políticas públicas brasileiras transferidas a esse país, é ambígua no tocante aos princípios e às práticas defendidos pela CSS; é caracterizada por uma unidade contraditória, no que diz respeito ao caráter da estrutura institucional do setor agrícola; e reproduz, em Moçambique, o modelo de desenvolvimento baseado na articulação das estratégias de acumulação entre mineração, agronegócio e logística, que resultou no ProSAVANA. Este programa atende prioritariamente aos interesses do bloco no poder do Japão, secundariamente, aos interesses do bloco no poder do Brasil e, por último, aos interesses do bloco no poder de Moçambique. Enfim, as políticas públicas sobre segurança alimentar, que tiveram êxito no Brasil e foram bem acolhidas pelos trabalhadores rurais em Moçambique, não aparentam se tornar programas prioritários, pois o bloco no poder em Moçambique subordina estes programas ao modelo de desenvolvimento levado a cabo neste pais.
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Amparada nesse referencial teórico, a pesquisa traz uma análise dos investimentos e das trocas comerciais entre Brasil e África, durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e de Dilma Rousseff (2011-2016), bem como um estudo de caso limitado a Moçambique. Neste pais foram transferidas algumas políticas públicas brasileira sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), sendo em fase de implementação o Programa de Cooperação Tripartida para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical em Moçambique (ProSAVANA). Baseadas na teoria de Nicos Poulantzas e nos aportes auxiliares da abordagem estratégico-relacional de Bob Jessop, as considerações finais desta dissertação levam a afirmar que a natureza da Cobradi, transferida a Moçambique, por meio do programa ProSAVANA e de outras políticas públicas brasileiras transferidas a esse país, é ambígua no tocante aos princípios e às práticas defendidos pela CSS; é caracterizada por uma unidade contraditória, no que diz respeito ao caráter da estrutura institucional do setor agrícola; e reproduz, em Moçambique, o modelo de desenvolvimento baseado na articulação das estratégias de acumulação entre mineração, agronegócio e logística, que resultou no ProSAVANA. Este programa atende prioritariamente aos interesses do bloco no poder do Japão, secundariamente, aos interesses do bloco no poder do Brasil e, por último, aos interesses do bloco no poder de Moçambique. Enfim, as políticas públicas sobre segurança alimentar, que tiveram êxito no Brasil e foram bem acolhidas pelos trabalhadores rurais em Moçambique, não aparentam se tornar programas prioritários, pois o bloco no poder em Moçambique subordina estes programas ao modelo de desenvolvimento levado a cabo neste pais.Having the emergence and strengthening of South-South Cooperation (SSC) as the main background, compared to Official Development Assistance (ODA), the general objective of this dissertation aimed to analyze the Brazilian Cooperation for International Development (CID), known as Cobradi, in the African agricultural sector, specifically in Mozambique. A qualitative methodology was used in the research, which sought to present some theoretical contributions to the subject. Supported by this theoretical reference, the research carries out an analysis of the investments and commercial exchanges between Brazil and Africa during the government of Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2016), as well as a case study limited to Mozambique. In this country, some brazilian public policies on Food and Nutrition Security (FNS) were transferred, and the Triangular Co-operation Programme for Agricultural Development of the Tropical Savannah in Mozambique (ProSAVANA) is in the process of being implemented. Based on Nicos Poulantzas' theory and Bob Jessop's Strategic Relational Approach (SRA) contributions, the conclusions of this dissertation led to the assertion that the nature of Cobradi, transferred to Mozambique through ProSAVANA program and other Brazilian public policies, is ambiguous in relation to the principles and practices advocated by SSC; is characterized by a contradictory unity, with respect to the character of the agricultural sectors institutional structure; and reproduces in Mozambique the development model based on the articulation of the accumulation strategies of mining, agribusiness and logistics, which resulted in ProSAVANA. This program primarily serves the interests of the power bloc of Japan, secondarily the interests of the power bloc of Brazil, and finally the interests of the power bloc in Mozambique. Finally, public policies on food security, which were successful in Brazil and were welcomed by rural workers in Mozambique, do not appear to be priority programs, as power bloc subordinate these programs to the development model carried out in Mozambique.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEconomia agrícola MoçambiqueCiência políticaProSAVANASegurança Alimentar e Nutricional (SAN)Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi)Cooperação Brasil-JapãoMoçambiqueAgronegócioA cooperação brasileira para o desenvolvimento do setor agrícola africano: segurança alimentar e nutricional e agronegócio em Moçambiqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ufmg_2017_gianluca_elia.pdfapplication/pdf2973998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ALTKDR/1/disserta__o_ufmg_2017_gianluca_elia.pdf3563da76eccddcddc8010c228354468fMD51TEXTdisserta__o_ufmg_2017_gianluca_elia.pdf.txtdisserta__o_ufmg_2017_gianluca_elia.pdf.txtExtracted texttext/plain778554https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ALTKDR/2/disserta__o_ufmg_2017_gianluca_elia.pdf.txt93af36a0222c563e027d9bd6193705e9MD521843/BUBD-ALTKDR2019-11-14 15:19:24.588oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ALTKDRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:19:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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