A indústria do audiovisual no Brasil: uma análise a partir de dados cross-section e longitudinais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Felipe Lacerda Diniz Leroy
Orientador(a): Ana Flavia Machado
Banca de defesa: Eduardo da Motta e Albuquerque, Edson Paulo Domingues, Frederico Luiz Barbosa de Melo, Tatiane Almeida de Menezes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-97SQ6X
Resumo: A literatura empírica, tanto nacional quanto internacional, sobre o tema Economia da Cultura é recente e pouco consolidada. Quando a análise se restringe à indústria criativa e, de forma particular, à indústria do audiovisual brasileira, tema desta tese, não existe nenhum trabalho que avalia o segmento em suas diversas facetas, seja quanto a sua forma de organização, à composição do mercado de trabalho ou ao comportamento da oferta de equipamentos e da demanda por bens audiovisuais. Os estudos existentes limitam-se a discutir a origem do termo indústria criativa e sua relação com a indústria cultural, restringindo-se à exposição cronológica dos fatos. Esta tese tem como principal objetivo analisar a forma de organização da indústria do audiovisual no Brasil, considerando as mudanças ocasionadas pela nova era digital e pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), a partir de uma abordagem empírica. Com apoio nos dados de acesso restrito obtido do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), busca-se avaliar as possíveis variáveis que explicam a receita líquida de vendas das firmas que compõem a Pesquisa Industrial Anual e a Pesquisa Anual de Serviços. Julga-se que esta é uma forma indireta de identificar uma possível concentração de mercado das firmas de audiovisual, que, por sua vez, afeta o comportamento do setor como um todo. Promove-se aqui um estudo com os dados das pesquisas citadas ao longo de um período de dez anos. O exercício empírico é realizado com base em um modelo de dados em painel. Organizou-se um painel para as firmas fornecedoras de insumos para a indústria, integrantes da PIA e das prestadoras de serviços, que compõem a PAS. A principal contribuição deste trabalho consiste em detectar uma possível concentração das firmas de audiovisual em determinadas regiões do Brasil e apontar os fatores que conduzem a este fato. Os resultados mostram que, mesmo tendendo a redução, a concentração regional ainda permanece na região Sudeste do Brasil, com maior predomínio nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; que as classes criativas permanecem concentradas nos estados mais desenvolvidos economicamente e que possuem amenidades que atraem trabalhadores para a indústria do audiovisual; e que variáveis como participação de mercado e salário pago aos trabalhadores do audiovisual exercem um papel chave para explicar a receita líquida de vendas. Este resultado conduz à conclusão de que as práticas de mark-up são comuns nesta indústria e que tanto os consumidores quanto as franjas desta estrutura oligopolizada arcam com as imperfeições do mercado. Nesse sentido, acredita-se que os incentivos tanto para a fonografia quanto para a cinematografia são imprescindíveis para o desenvolvimento do setor e a ampliação do acesso aos bens e serviços de audiovisual.
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Esta tese tem como principal objetivo analisar a forma de organização da indústria do audiovisual no Brasil, considerando as mudanças ocasionadas pela nova era digital e pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), a partir de uma abordagem empírica. Com apoio nos dados de acesso restrito obtido do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), busca-se avaliar as possíveis variáveis que explicam a receita líquida de vendas das firmas que compõem a Pesquisa Industrial Anual e a Pesquisa Anual de Serviços. Julga-se que esta é uma forma indireta de identificar uma possível concentração de mercado das firmas de audiovisual, que, por sua vez, afeta o comportamento do setor como um todo. Promove-se aqui um estudo com os dados das pesquisas citadas ao longo de um período de dez anos. O exercício empírico é realizado com base em um modelo de dados em painel. Organizou-se um painel para as firmas fornecedoras de insumos para a indústria, integrantes da PIA e das prestadoras de serviços, que compõem a PAS. A principal contribuição deste trabalho consiste em detectar uma possível concentração das firmas de audiovisual em determinadas regiões do Brasil e apontar os fatores que conduzem a este fato. Os resultados mostram que, mesmo tendendo a redução, a concentração regional ainda permanece na região Sudeste do Brasil, com maior predomínio nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; que as classes criativas permanecem concentradas nos estados mais desenvolvidos economicamente e que possuem amenidades que atraem trabalhadores para a indústria do audiovisual; e que variáveis como participação de mercado e salário pago aos trabalhadores do audiovisual exercem um papel chave para explicar a receita líquida de vendas. Este resultado conduz à conclusão de que as práticas de mark-up são comuns nesta indústria e que tanto os consumidores quanto as franjas desta estrutura oligopolizada arcam com as imperfeições do mercado. Nesse sentido, acredita-se que os incentivos tanto para a fonografia quanto para a cinematografia são imprescindíveis para o desenvolvimento do setor e a ampliação do acesso aos bens e serviços de audiovisual.The empirical literature, both nationally and internationally, on "Economics of Culture" is recent and poorly consolidated. When the analysis is restricted to the creative industry and, in particular, the Brazilian audiovisual industry, subject of this thesis, there is no study that evaluates the segment in its many facets, whether as their form of organization, the composition of the market work or behavior of the supply of equipment and demand for audiovisual goods. Existing studies are limited to discussing the origin of the term creative industry and its relationship with the cultural industry, restricting the chronological facts. This thesis has as main objective to analyze the organizational form of the audiovisual industry in Brazil, considering the changes brought about by the digital age and the new technologies of information and communication technologies (ICTs), from an empirical approach. With support on data obtained restricted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), seeks to evaluate possible variables that explain the net sales revenue of firms that comprise the Annual Industrial Survey and Annual Survey of Services. It is believed that this is an indirect way to identify a possible market concentration of audiovisual firms, which in turn affects the behavior of the industry as a whole. Promotes it here a study with data from the reported studies over a period of ten years. The empirical exercise is conducted based on a panel data model. Organized a panel for the firms that supply inputs for industry, PIA members and service providers, comprising the PAS. The main contribution of this work is to detect a possible concentration of audiovisual firms in certain regions of Brazil and to point the factors leading to this fact. The results show that, even tending to decrease, the regional concentration remains in the Southeast region of Brazil, with the highest prevalence in the states of São Paulo and Rio de Janeiro, the creative classes remain concentrated in the most economically developed and have amenities that attract workers to the audiovisual industry, and that variables such as "market share" and "wages paid to workers audiovisual" play a key role in explaining the net sales. This result leads to the conclusion that the mark-up practices are common in this industry and that both consumers and the fringes of this oligopolistic structure bear market imperfections. In this sense, it is believed that incentives for both phonography as for cinematography are essential to the development of the sector and increased access to goods and audiovisual services.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAudiovisualIndústriaIndústria culturalConcentração e classe criativaIndústria do audiovisualIndústria criativaA indústria do audiovisual no Brasil: uma análise a partir de dados cross-section e longitudinaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_felipe_lacerda_diniz_leroy.pdfapplication/pdf15323225https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-97SQ6X/1/tese_felipe_lacerda_diniz_leroy.pdfb799804f2f18e6031dfe53fde7a1d7ffMD51TEXTtese_felipe_lacerda_diniz_leroy.pdf.txttese_felipe_lacerda_diniz_leroy.pdf.txtExtracted texttext/plain141https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-97SQ6X/2/tese_felipe_lacerda_diniz_leroy.pdf.txte10d21464ee30eeb873cb99754cedfebMD521843/AMSA-97SQ6X2019-11-14 03:30:02.036oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-97SQ6XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:30:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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