Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Gabriela Figueiredo Azevedo
Orientador(a): Marcos Antonio Alexandre
Banca de defesa: Graciela Ines Ravetti de Gomez, Júlia Morena Silva da Costa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ACQQEW
Resumo: Nesta dissertação, partindo da intrínseca relação entre estética e política, conforme postulada pelo filósofo Jacques Rancière, buscamos pensar as obras A Trilogia Suja de Havana, O Rei de Havana e Diálogo con mi sombra: sobre el oficio del escritor, do autor cubano Pedro Juan Gutiérrez, como práticas estéticas engajadas, que tensionam e questionam o universo sensível definido por nosso regime policial do sensível. Utilizando das teorias que tratam da escrita performática, conforme proposto por Graciela Ravetti, pensamos nas estratégias utilizadas pelo autor para compor esses novos regimes de visibilidade. Discutimos, também, como o autor, passando por um reposicionamento socioespacial, passa também por transições de seu fazer literário. Nesse sentido, pensamos as duas primeiras obras, A Trilogia Suja de Havana e O Rei de Havana que o fizeram nascer como autor latino-americano como representantes de uma primeira fase da escrita de Gutiérrez, na qual reconhecemos uma performance de escrita catártica, que projeta vozes e imagens que atuam como testemunho de sujeitos que, pelo nosso regime sensível, não foram convidados a existir. A obra Diálogo con mi sombra, por sua vez, marca uma nova fase da escrita do autor, na qual ele, afastado dos universos em crise que o levaram a escrever suas primeira obras, produz uma performance de escrita metaliterária e autobiográfica que joga com os limites dos gêneros, do universo ficcional e do próprio autor.
id UFMG_77d73ba28c4d7bfec0a1ff7bd86f13bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-ACQQEW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcos Antonio AlexandreGraciela Ines Ravetti de GomezJúlia Morena Silva da CostaGabriela Figueiredo Azevedo2019-08-09T17:57:59Z2019-08-09T17:57:59Z2016-03-01http://hdl.handle.net/1843/LETR-ACQQEWNesta dissertação, partindo da intrínseca relação entre estética e política, conforme postulada pelo filósofo Jacques Rancière, buscamos pensar as obras A Trilogia Suja de Havana, O Rei de Havana e Diálogo con mi sombra: sobre el oficio del escritor, do autor cubano Pedro Juan Gutiérrez, como práticas estéticas engajadas, que tensionam e questionam o universo sensível definido por nosso regime policial do sensível. Utilizando das teorias que tratam da escrita performática, conforme proposto por Graciela Ravetti, pensamos nas estratégias utilizadas pelo autor para compor esses novos regimes de visibilidade. Discutimos, também, como o autor, passando por um reposicionamento socioespacial, passa também por transições de seu fazer literário. Nesse sentido, pensamos as duas primeiras obras, A Trilogia Suja de Havana e O Rei de Havana que o fizeram nascer como autor latino-americano como representantes de uma primeira fase da escrita de Gutiérrez, na qual reconhecemos uma performance de escrita catártica, que projeta vozes e imagens que atuam como testemunho de sujeitos que, pelo nosso regime sensível, não foram convidados a existir. A obra Diálogo con mi sombra, por sua vez, marca uma nova fase da escrita do autor, na qual ele, afastado dos universos em crise que o levaram a escrever suas primeira obras, produz uma performance de escrita metaliterária e autobiográfica que joga com os limites dos gêneros, do universo ficcional e do próprio autor.In this dissertation, regarding the intrinsic relationship between esthetic and politic, as postulated by the philosopher Jacques Rancière, we try to reflect on Havana`s Dirty Trilogy, The King of Havana and Dialogue with my Shadow: about the writers work, from the cuban author Pedro Juan Gutiérrez, as engaged esthetic practice, which causes tensions and makes questions for the sensible universe defined by our police regime of the sensible. Using the performative writings theories, as proposed by Graciela Ravetti, we think about the strategies that the author uses to compose these new regimes of visibility. We also discuss how the author, through a socio-spatial repositioning, changed his writer style. In this sense, we reflect on these first two works, Havanas Dirty Trilogy and The King of Havana that gave him birth as a Latin American author as representatives of a first phase of Gutiérrezs writing, in which we recognize a cathartic writing performance, designing voices and images that serves like testimonies of individuals who, by our sensitive regime, were not invited to exist. Dialogue with my Shadow in turn, marks a new phase of the author's writing, in which he, away from the universes in crisis that led him to write his first works, produces an autobiographical and meta literary writing performance, which plays with limits of genres, of the fictional universe and the author himself.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGutiérrez, Pedro Juan , 1950- Diálogo com mi sombra Crítica e interpretaçãoLiteratura cubana História e críticaGutiérrez, Pedro Juan , 1950- Trilogia suja de Havana Crítica e interpretaçãoLiteratura EstéticaPolítica e literatura América LatinaGutiérrez, Pedro Juan , 1950- Rei de Havana Crítica e interpretaçãoPedro Juan GutiérrezEscrita performáticaAmérica LatinapolíticaestéticaEntre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_gabriela_figueiredo_azevedo.pdfapplication/pdf1162102https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ACQQEW/1/disserta__o_gabriela_figueiredo_azevedo.pdfae7544d42dac2b268df4aae476fd1cfeMD51TEXTdisserta__o_gabriela_figueiredo_azevedo.pdf.txtdisserta__o_gabriela_figueiredo_azevedo.pdf.txtExtracted texttext/plain253263https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ACQQEW/2/disserta__o_gabriela_figueiredo_azevedo.pdf.txtf44921dbe57eb86311d959237089aaa1MD521843/LETR-ACQQEW2019-11-14 09:33:26.298oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-ACQQEWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:33:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
title Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
spellingShingle Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
Gabriela Figueiredo Azevedo
Pedro Juan Gutiérrez
Escrita performática
América Latina
política
estética
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Diálogo com mi sombra Crítica e interpretação
Literatura cubana História e crítica
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Trilogia suja de Havana Crítica e interpretação
Literatura Estética
Política e literatura América Latina
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Rei de Havana Crítica e interpretação
title_short Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
title_full Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
title_fullStr Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
title_full_unstemmed Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
title_sort Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
author Gabriela Figueiredo Azevedo
author_facet Gabriela Figueiredo Azevedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Antonio Alexandre
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Graciela Ines Ravetti de Gomez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Júlia Morena Silva da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Figueiredo Azevedo
contributor_str_mv Marcos Antonio Alexandre
Graciela Ines Ravetti de Gomez
Júlia Morena Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Pedro Juan Gutiérrez
Escrita performática
América Latina
política
estética
topic Pedro Juan Gutiérrez
Escrita performática
América Latina
política
estética
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Diálogo com mi sombra Crítica e interpretação
Literatura cubana História e crítica
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Trilogia suja de Havana Crítica e interpretação
Literatura Estética
Política e literatura América Latina
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Rei de Havana Crítica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Diálogo com mi sombra Crítica e interpretação
Literatura cubana História e crítica
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Trilogia suja de Havana Crítica e interpretação
Literatura Estética
Política e literatura América Latina
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Rei de Havana Crítica e interpretação
description Nesta dissertação, partindo da intrínseca relação entre estética e política, conforme postulada pelo filósofo Jacques Rancière, buscamos pensar as obras A Trilogia Suja de Havana, O Rei de Havana e Diálogo con mi sombra: sobre el oficio del escritor, do autor cubano Pedro Juan Gutiérrez, como práticas estéticas engajadas, que tensionam e questionam o universo sensível definido por nosso regime policial do sensível. Utilizando das teorias que tratam da escrita performática, conforme proposto por Graciela Ravetti, pensamos nas estratégias utilizadas pelo autor para compor esses novos regimes de visibilidade. Discutimos, também, como o autor, passando por um reposicionamento socioespacial, passa também por transições de seu fazer literário. Nesse sentido, pensamos as duas primeiras obras, A Trilogia Suja de Havana e O Rei de Havana que o fizeram nascer como autor latino-americano como representantes de uma primeira fase da escrita de Gutiérrez, na qual reconhecemos uma performance de escrita catártica, que projeta vozes e imagens que atuam como testemunho de sujeitos que, pelo nosso regime sensível, não foram convidados a existir. A obra Diálogo con mi sombra, por sua vez, marca uma nova fase da escrita do autor, na qual ele, afastado dos universos em crise que o levaram a escrever suas primeira obras, produz uma performance de escrita metaliterária e autobiográfica que joga com os limites dos gêneros, do universo ficcional e do próprio autor.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T17:57:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T17:57:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-ACQQEW
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-ACQQEW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ACQQEW/1/disserta__o_gabriela_figueiredo_azevedo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ACQQEW/2/disserta__o_gabriela_figueiredo_azevedo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae7544d42dac2b268df4aae476fd1cfe
f44921dbe57eb86311d959237089aaa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973305709297664