Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ADJEME |
Resumo: | A dança teatral profissional de Belo Horizonte é o tema pesquisado, tendo-se como objeto de estudo a trajetória artística da Cia de Dança Palácio das Artes CDPA por entendê-la como um lócus centralizador de uma série de procedimentos estéticos, técnicos e reflexivos determinante na construção de um perfil profissional de dança teatral local. O período diacrônico considerado, de 1971 a 2013, compreende o ano inicial da instituição da Companhia oficial de dança do Estado de Minas Gerais até o ano inicial da pesquisa efetuada. Optou-se por duas fontes de análise: os Programas da CDPA, arquivados no Centro de Convivência, Informação e Memória João Etienne Filho, sediado na Fundação Clóvis Salgado; e as Entrevistas realizadas com os sujeitos-artistas envolvidos neste processo. Teoricamente, o trabalho basea-se em autores nacionais e internacionais, entre eles: Alvarenga (2002, 2009), por sua investigação criteriosa da formação e da memória da dança mineira; Rodrigues (2003, 2010), idealizadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo criativo que incide sobre a identidade do corpo, lugar de encontro de experiências e memórias, incorporado ao trabalho da CDPA; Walter Benjamin (1987, 2012), por seu entendimento de experiência articulada às ideias de narrativa e memória, e para quem a experiência torna-se conhecimento pelo acúmulo, prolongamento e desdobramentos dessa experiência; e Larrosa (2012, 2014), por sua interlocução com Benjamin em seu entendimento contemporâneo de experiência como uma forma de conhecimento válida e legítima. Considera-se que o processo da trajetória artística da CDPA consolida-se pelo conjunto de experiências compartilhadas ininterruptamente ao longo dos seus 42 anos de existência. Tal processo é determinante neste trabalho, por ser aqui entendido como experiência profissional continuada. |
id |
UFMG_795cf43c055bfc86673a73d2f96479fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-ADJEME |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Arnaldo Leite de AlvarengaAndrea MorenoAna Cristina Carvalho PereiraCynthia Greive VeigaGraziela Estela Fonseca RodriguesTania Mara Silva Meireles2019-08-13T10:14:56Z2019-08-13T10:14:56Z2016-07-04http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ADJEMEA dança teatral profissional de Belo Horizonte é o tema pesquisado, tendo-se como objeto de estudo a trajetória artística da Cia de Dança Palácio das Artes CDPA por entendê-la como um lócus centralizador de uma série de procedimentos estéticos, técnicos e reflexivos determinante na construção de um perfil profissional de dança teatral local. O período diacrônico considerado, de 1971 a 2013, compreende o ano inicial da instituição da Companhia oficial de dança do Estado de Minas Gerais até o ano inicial da pesquisa efetuada. Optou-se por duas fontes de análise: os Programas da CDPA, arquivados no Centro de Convivência, Informação e Memória João Etienne Filho, sediado na Fundação Clóvis Salgado; e as Entrevistas realizadas com os sujeitos-artistas envolvidos neste processo. Teoricamente, o trabalho basea-se em autores nacionais e internacionais, entre eles: Alvarenga (2002, 2009), por sua investigação criteriosa da formação e da memória da dança mineira; Rodrigues (2003, 2010), idealizadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo criativo que incide sobre a identidade do corpo, lugar de encontro de experiências e memórias, incorporado ao trabalho da CDPA; Walter Benjamin (1987, 2012), por seu entendimento de experiência articulada às ideias de narrativa e memória, e para quem a experiência torna-se conhecimento pelo acúmulo, prolongamento e desdobramentos dessa experiência; e Larrosa (2012, 2014), por sua interlocução com Benjamin em seu entendimento contemporâneo de experiência como uma forma de conhecimento válida e legítima. Considera-se que o processo da trajetória artística da CDPA consolida-se pelo conjunto de experiências compartilhadas ininterruptamente ao longo dos seus 42 anos de existência. Tal processo é determinante neste trabalho, por ser aqui entendido como experiência profissional continuada.The theme of this thesis is the Belo Horizontes theatrical dance, selecting as object of study the Cia de Dança Palacio das Artes CDPA (Arts Palace Dance Company). The CDPA is understood as a centralized locus of a series of actions, experiences and creations determinants in building a professional dance profile, grounded by the set of aesthetic, technical and reflective procedures. The diachronic period covered 1971-2013 relates to the foundation year of the official dance company of Minas Gerais state and the year of the beginning of this research. Therefore, the research has focused on two analytical sources: the CDPAs acquis filed in the Center of Acquaintanceship Information and Memory João Etienne Filho based at Clovis Salgado Foundation, in particular the Cia dance Programs; and the Interviews with the artists involved in this process. The working theory is founded by national and international authors, including: Alvarenga (2002. 2009) for his thorough investigation concerning the establishment and the memory of the dance of Minas Gerais state; Rodrigues (2003. 2010), creator of the Dancer-Researcher-Performer method [DRP] methodology in which the focus is on the identity of the body, meeting place of experiences and memories incorporated in the work of the CDPA work process; Walter Benjamin (1987. 2012) for its conceptual understanding of experience articulated to narrative and memory ideas, and for whom the experience becomes knowledge by accumulation, extension and consequences of this experience; and Larrosa (2012. 2014), in dialogue with Benjamin in his contemporary understanding of experience as a valid and legitimate form of knowledge. It is considered that the process of the artistic career of CDPA was embodied by the set of shared experiences uninterruptedly along its 42 years of existence. This process becomes crucial to be understood in this paper as a continuing professional experience.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDança História Belo Horizonte (MG)Movimento (Encenação)Companhia de Dança Palácio das ArtesDança TécnicaTeatroDançaDança teatralCia de Dança Palácio das ArtesExperiência profissional de dançaMovimentoCia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdfapplication/pdf28466848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-ADJEME/1/tese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf2eb4a907758b4003668087dfe1dbf26cMD51TEXTtese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf.txttese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf.txtExtracted texttext/plain930732https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-ADJEME/2/tese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf.txt4f3c5992f4345c1f3b22715c4a511a42MD521843/EBAC-ADJEME2019-11-14 22:31:18.186oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-ADJEMERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:31:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013) |
title |
Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013) |
spellingShingle |
Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013) Tania Mara Silva Meireles Dança teatral Cia de Dança Palácio das Artes Experiência profissional de dança Movimento Dança História Belo Horizonte (MG) Movimento (Encenação) Companhia de Dança Palácio das Artes Dança Técnica Teatro Dança |
title_short |
Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013) |
title_full |
Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013) |
title_fullStr |
Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013) |
title_full_unstemmed |
Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013) |
title_sort |
Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013) |
author |
Tania Mara Silva Meireles |
author_facet |
Tania Mara Silva Meireles |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arnaldo Leite de Alvarenga |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Andrea Moreno |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Cristina Carvalho Pereira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Cynthia Greive Veiga |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Graziela Estela Fonseca Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tania Mara Silva Meireles |
contributor_str_mv |
Arnaldo Leite de Alvarenga Andrea Moreno Ana Cristina Carvalho Pereira Cynthia Greive Veiga Graziela Estela Fonseca Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança teatral Cia de Dança Palácio das Artes Experiência profissional de dança Movimento |
topic |
Dança teatral Cia de Dança Palácio das Artes Experiência profissional de dança Movimento Dança História Belo Horizonte (MG) Movimento (Encenação) Companhia de Dança Palácio das Artes Dança Técnica Teatro Dança |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dança História Belo Horizonte (MG) Movimento (Encenação) Companhia de Dança Palácio das Artes Dança Técnica Teatro Dança |
description |
A dança teatral profissional de Belo Horizonte é o tema pesquisado, tendo-se como objeto de estudo a trajetória artística da Cia de Dança Palácio das Artes CDPA por entendê-la como um lócus centralizador de uma série de procedimentos estéticos, técnicos e reflexivos determinante na construção de um perfil profissional de dança teatral local. O período diacrônico considerado, de 1971 a 2013, compreende o ano inicial da instituição da Companhia oficial de dança do Estado de Minas Gerais até o ano inicial da pesquisa efetuada. Optou-se por duas fontes de análise: os Programas da CDPA, arquivados no Centro de Convivência, Informação e Memória João Etienne Filho, sediado na Fundação Clóvis Salgado; e as Entrevistas realizadas com os sujeitos-artistas envolvidos neste processo. Teoricamente, o trabalho basea-se em autores nacionais e internacionais, entre eles: Alvarenga (2002, 2009), por sua investigação criteriosa da formação e da memória da dança mineira; Rodrigues (2003, 2010), idealizadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo criativo que incide sobre a identidade do corpo, lugar de encontro de experiências e memórias, incorporado ao trabalho da CDPA; Walter Benjamin (1987, 2012), por seu entendimento de experiência articulada às ideias de narrativa e memória, e para quem a experiência torna-se conhecimento pelo acúmulo, prolongamento e desdobramentos dessa experiência; e Larrosa (2012, 2014), por sua interlocução com Benjamin em seu entendimento contemporâneo de experiência como uma forma de conhecimento válida e legítima. Considera-se que o processo da trajetória artística da CDPA consolida-se pelo conjunto de experiências compartilhadas ininterruptamente ao longo dos seus 42 anos de existência. Tal processo é determinante neste trabalho, por ser aqui entendido como experiência profissional continuada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T10:14:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T10:14:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ADJEME |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ADJEME |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-ADJEME/1/tese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-ADJEME/2/tese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2eb4a907758b4003668087dfe1dbf26c 4f3c5992f4345c1f3b22715c4a511a42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797973075866681344 |