Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Tania Mara Silva Meireles
Orientador(a): Arnaldo Leite de Alvarenga
Banca de defesa: Andrea Moreno, Ana Cristina Carvalho Pereira, Cynthia Greive Veiga, Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ADJEME
Resumo: A dança teatral profissional de Belo Horizonte é o tema pesquisado, tendo-se como objeto de estudo a trajetória artística da Cia de Dança Palácio das Artes CDPA por entendê-la como um lócus centralizador de uma série de procedimentos estéticos, técnicos e reflexivos determinante na construção de um perfil profissional de dança teatral local. O período diacrônico considerado, de 1971 a 2013, compreende o ano inicial da instituição da Companhia oficial de dança do Estado de Minas Gerais até o ano inicial da pesquisa efetuada. Optou-se por duas fontes de análise: os Programas da CDPA, arquivados no Centro de Convivência, Informação e Memória João Etienne Filho, sediado na Fundação Clóvis Salgado; e as Entrevistas realizadas com os sujeitos-artistas envolvidos neste processo. Teoricamente, o trabalho basea-se em autores nacionais e internacionais, entre eles: Alvarenga (2002, 2009), por sua investigação criteriosa da formação e da memória da dança mineira; Rodrigues (2003, 2010), idealizadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo criativo que incide sobre a identidade do corpo, lugar de encontro de experiências e memórias, incorporado ao trabalho da CDPA; Walter Benjamin (1987, 2012), por seu entendimento de experiência articulada às ideias de narrativa e memória, e para quem a experiência torna-se conhecimento pelo acúmulo, prolongamento e desdobramentos dessa experiência; e Larrosa (2012, 2014), por sua interlocução com Benjamin em seu entendimento contemporâneo de experiência como uma forma de conhecimento válida e legítima. Considera-se que o processo da trajetória artística da CDPA consolida-se pelo conjunto de experiências compartilhadas ininterruptamente ao longo dos seus 42 anos de existência. Tal processo é determinante neste trabalho, por ser aqui entendido como experiência profissional continuada.
id UFMG_795cf43c055bfc86673a73d2f96479fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-ADJEME
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Arnaldo Leite de AlvarengaAndrea MorenoAna Cristina Carvalho PereiraCynthia Greive VeigaGraziela Estela Fonseca RodriguesTania Mara Silva Meireles2019-08-13T10:14:56Z2019-08-13T10:14:56Z2016-07-04http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ADJEMEA dança teatral profissional de Belo Horizonte é o tema pesquisado, tendo-se como objeto de estudo a trajetória artística da Cia de Dança Palácio das Artes CDPA por entendê-la como um lócus centralizador de uma série de procedimentos estéticos, técnicos e reflexivos determinante na construção de um perfil profissional de dança teatral local. O período diacrônico considerado, de 1971 a 2013, compreende o ano inicial da instituição da Companhia oficial de dança do Estado de Minas Gerais até o ano inicial da pesquisa efetuada. Optou-se por duas fontes de análise: os Programas da CDPA, arquivados no Centro de Convivência, Informação e Memória João Etienne Filho, sediado na Fundação Clóvis Salgado; e as Entrevistas realizadas com os sujeitos-artistas envolvidos neste processo. Teoricamente, o trabalho basea-se em autores nacionais e internacionais, entre eles: Alvarenga (2002, 2009), por sua investigação criteriosa da formação e da memória da dança mineira; Rodrigues (2003, 2010), idealizadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo criativo que incide sobre a identidade do corpo, lugar de encontro de experiências e memórias, incorporado ao trabalho da CDPA; Walter Benjamin (1987, 2012), por seu entendimento de experiência articulada às ideias de narrativa e memória, e para quem a experiência torna-se conhecimento pelo acúmulo, prolongamento e desdobramentos dessa experiência; e Larrosa (2012, 2014), por sua interlocução com Benjamin em seu entendimento contemporâneo de experiência como uma forma de conhecimento válida e legítima. Considera-se que o processo da trajetória artística da CDPA consolida-se pelo conjunto de experiências compartilhadas ininterruptamente ao longo dos seus 42 anos de existência. Tal processo é determinante neste trabalho, por ser aqui entendido como experiência profissional continuada.The theme of this thesis is the Belo Horizontes theatrical dance, selecting as object of study the Cia de Dança Palacio das Artes CDPA (Arts Palace Dance Company). The CDPA is understood as a centralized locus of a series of actions, experiences and creations determinants in building a professional dance profile, grounded by the set of aesthetic, technical and reflective procedures. The diachronic period covered 1971-2013 relates to the foundation year of the official dance company of Minas Gerais state and the year of the beginning of this research. Therefore, the research has focused on two analytical sources: the CDPAs acquis filed in the Center of Acquaintanceship Information and Memory João Etienne Filho based at Clovis Salgado Foundation, in particular the Cia dance Programs; and the Interviews with the artists involved in this process. The working theory is founded by national and international authors, including: Alvarenga (2002. 2009) for his thorough investigation concerning the establishment and the memory of the dance of Minas Gerais state; Rodrigues (2003. 2010), creator of the Dancer-Researcher-Performer method [DRP] methodology in which the focus is on the identity of the body, meeting place of experiences and memories incorporated in the work of the CDPA work process; Walter Benjamin (1987. 2012) for its conceptual understanding of experience articulated to narrative and memory ideas, and for whom the experience becomes knowledge by accumulation, extension and consequences of this experience; and Larrosa (2012. 2014), in dialogue with Benjamin in his contemporary understanding of experience as a valid and legitimate form of knowledge. It is considered that the process of the artistic career of CDPA was embodied by the set of shared experiences uninterruptedly along its 42 years of existence. This process becomes crucial to be understood in this paper as a continuing professional experience.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDança História Belo Horizonte (MG)Movimento (Encenação)Companhia de Dança Palácio das ArtesDança TécnicaTeatroDançaDança teatralCia de Dança Palácio das ArtesExperiência profissional de dançaMovimentoCia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdfapplication/pdf28466848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-ADJEME/1/tese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf2eb4a907758b4003668087dfe1dbf26cMD51TEXTtese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf.txttese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf.txtExtracted texttext/plain930732https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-ADJEME/2/tese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf.txt4f3c5992f4345c1f3b22715c4a511a42MD521843/EBAC-ADJEME2019-11-14 22:31:18.186oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-ADJEMERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:31:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
title Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
spellingShingle Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
Tania Mara Silva Meireles
Dança teatral
Cia de Dança Palácio das Artes
Experiência profissional de dança
Movimento
Dança História Belo Horizonte (MG)
Movimento (Encenação)
Companhia de Dança Palácio das Artes
Dança Técnica
Teatro
Dança
title_short Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
title_full Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
title_fullStr Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
title_full_unstemmed Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
title_sort Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013)
author Tania Mara Silva Meireles
author_facet Tania Mara Silva Meireles
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrea Moreno
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Cristina Carvalho Pereira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cynthia Greive Veiga
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Graziela Estela Fonseca Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Tania Mara Silva Meireles
contributor_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
Andrea Moreno
Ana Cristina Carvalho Pereira
Cynthia Greive Veiga
Graziela Estela Fonseca Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Dança teatral
Cia de Dança Palácio das Artes
Experiência profissional de dança
Movimento
topic Dança teatral
Cia de Dança Palácio das Artes
Experiência profissional de dança
Movimento
Dança História Belo Horizonte (MG)
Movimento (Encenação)
Companhia de Dança Palácio das Artes
Dança Técnica
Teatro
Dança
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dança História Belo Horizonte (MG)
Movimento (Encenação)
Companhia de Dança Palácio das Artes
Dança Técnica
Teatro
Dança
description A dança teatral profissional de Belo Horizonte é o tema pesquisado, tendo-se como objeto de estudo a trajetória artística da Cia de Dança Palácio das Artes CDPA por entendê-la como um lócus centralizador de uma série de procedimentos estéticos, técnicos e reflexivos determinante na construção de um perfil profissional de dança teatral local. O período diacrônico considerado, de 1971 a 2013, compreende o ano inicial da instituição da Companhia oficial de dança do Estado de Minas Gerais até o ano inicial da pesquisa efetuada. Optou-se por duas fontes de análise: os Programas da CDPA, arquivados no Centro de Convivência, Informação e Memória João Etienne Filho, sediado na Fundação Clóvis Salgado; e as Entrevistas realizadas com os sujeitos-artistas envolvidos neste processo. Teoricamente, o trabalho basea-se em autores nacionais e internacionais, entre eles: Alvarenga (2002, 2009), por sua investigação criteriosa da formação e da memória da dança mineira; Rodrigues (2003, 2010), idealizadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo criativo que incide sobre a identidade do corpo, lugar de encontro de experiências e memórias, incorporado ao trabalho da CDPA; Walter Benjamin (1987, 2012), por seu entendimento de experiência articulada às ideias de narrativa e memória, e para quem a experiência torna-se conhecimento pelo acúmulo, prolongamento e desdobramentos dessa experiência; e Larrosa (2012, 2014), por sua interlocução com Benjamin em seu entendimento contemporâneo de experiência como uma forma de conhecimento válida e legítima. Considera-se que o processo da trajetória artística da CDPA consolida-se pelo conjunto de experiências compartilhadas ininterruptamente ao longo dos seus 42 anos de existência. Tal processo é determinante neste trabalho, por ser aqui entendido como experiência profissional continuada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T10:14:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T10:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ADJEME
url http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ADJEME
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-ADJEME/1/tese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-ADJEME/2/tese_87_4.7.2016___cia_de_dan_a_pal_cio_das_artes___t_nia_mara_silva__meireles.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2eb4a907758b4003668087dfe1dbf26c
4f3c5992f4345c1f3b22715c4a511a42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973075866681344