Sociedade em crise: uma leitura de Sueños digitales (2000) e El delirio de turing (2003)
Ano de defesa: | 2019 |
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Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB6QHH |
Resumo: | Considerando os poucos estudos feitos, pela crítica literária especializada, sobre Sueños Digitales (2000) e El delirio de Turing (2003), do boliviano Edmundo Paz Soldán, a presente dissertação analisa, concomitantemente, os romances referidos a fim de evidenciar a ideia de Río Fugitivo, onde se desenrolam os acontecimentos de ambas as narrativas, enquanto uma sociedade em crise e com personagens em crise. Para tanto, parte-se das aproximações e distanciamentos com a ficção científica contemporânea que as duas tramas realizam no intuito de evidenciar essa cidade imaginária no valor de um lugar caótico, estratificado, por vezes em conflito armado e povoado por sujeitos que estabelecem complexas relações com as tecnologias às quais têm acesso, como a fotografia e a internet. Muitos desses indivíduos, vistos aqui na condição de reflexos desse ambiente problemático, acabam por desenvolver diferentes mentalidades paranoicas, agressivas ou não, sendo elas marcadas pela mania de perseguição, pela megalomania e até mesmo pelas alucinações auditivas e visuais, entre outras características. Essa imagem de topos em crise com habitantes em crise se potencializa ao observarmos algumas expressões da violência, naturalizada e espetacularizada, que figuram nesses enredos, para além da questão do poder, desejado por alguns dos personagens criados por Paz Soldán. Todos esses tópicos, aparentemente desconexos, se entrecruzam a partir de histórias que jogam com a ficção científica, em especial com o cyberpunk, e o policial, mais precisamente com a ideia de ficción paranoica, encontrando, ademais, ecos na contemporaneidade, suscitando reflexões e discussões atinentes aos dias de hoje e mostrando-nos como a literatura pode ser, também, uma maneira de ler, interpretar e, quem sabe, enfrentar o mundo em que vivemos. |
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Graciela Ines Ravetti de GomezRomulo Monte AltoJuan Pablo Chiappara CabreraEulálio Marques Borges2019-08-14T17:30:29Z2019-08-14T17:30:29Z2019-02-27http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB6QHHConsiderando os poucos estudos feitos, pela crítica literária especializada, sobre Sueños Digitales (2000) e El delirio de Turing (2003), do boliviano Edmundo Paz Soldán, a presente dissertação analisa, concomitantemente, os romances referidos a fim de evidenciar a ideia de Río Fugitivo, onde se desenrolam os acontecimentos de ambas as narrativas, enquanto uma sociedade em crise e com personagens em crise. Para tanto, parte-se das aproximações e distanciamentos com a ficção científica contemporânea que as duas tramas realizam no intuito de evidenciar essa cidade imaginária no valor de um lugar caótico, estratificado, por vezes em conflito armado e povoado por sujeitos que estabelecem complexas relações com as tecnologias às quais têm acesso, como a fotografia e a internet. Muitos desses indivíduos, vistos aqui na condição de reflexos desse ambiente problemático, acabam por desenvolver diferentes mentalidades paranoicas, agressivas ou não, sendo elas marcadas pela mania de perseguição, pela megalomania e até mesmo pelas alucinações auditivas e visuais, entre outras características. Essa imagem de topos em crise com habitantes em crise se potencializa ao observarmos algumas expressões da violência, naturalizada e espetacularizada, que figuram nesses enredos, para além da questão do poder, desejado por alguns dos personagens criados por Paz Soldán. Todos esses tópicos, aparentemente desconexos, se entrecruzam a partir de histórias que jogam com a ficção científica, em especial com o cyberpunk, e o policial, mais precisamente com a ideia de ficción paranoica, encontrando, ademais, ecos na contemporaneidade, suscitando reflexões e discussões atinentes aos dias de hoje e mostrando-nos como a literatura pode ser, também, uma maneira de ler, interpretar e, quem sabe, enfrentar o mundo em que vivemos.Considering that Sueños Digitales (2000) and El delirio de Turing (2003) by the bolivian writer Edmundo Paz Soldán have been so little studied by literary critics, both novels are analyzed in this thesis, aiming at emphasizing the idea of Río Fugitivo, where the stories take place, as a society in crisis and with characters in crisis. In order to do so, we start with the analysis of the similarities and differences between the two plots and the contemporary science fiction. Such similarities and differences work as a way of highlighting the imaginary city as a chaotic, stratified place, not rarely in armed conflict and populated by subjects who establish complex relationships with the technologies to which they have access, such as internet and photography. Many of the individuals, who are seen here as the outcome of such a problematic place, end up developing diverse paranoid personalities, aggressive or not, which are characterized by persecutory delusions, megalomania and even visual and auditory hallucinations, among other characteristics. The concept of a topos in crisis with characters in crisis is strengthened when we observe some of the expressions of trivialized and embellished violence that pervade the narratives, going beyond the issue of the power desired by some of the characters created by Paz Soldán. All of these topics, apparently with no connections between them, are intertwined along stories that flirt with the science fiction, particularly with the cyberpunk and dystopia subgenres, more precisely with the idea of ficción paranoica (paranoid fiction). Thus, it is possible to find echoes of contemporaneity, which leads to thoughts and discussions about the current world, showing us how literature also can be a way of reading into and interpreting it and, maybe, even facing what surrounds us.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFicção científica boliviana História e críticaParanóia na literaturaPaz Soldán, Edmundo 1967- Sueños digitales Crítica e interpretaçãoPaz Soldán, Edmundo 1967- Delírio de turing Crítica e interpretaçãoViolência na literaturaLiteratura e sociedadecriseficção científicaparanoiaviolênciaSociedade em crise: uma leitura de Sueños digitales (2000) e El delirio de turing (2003)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_eul_liomarquesborges.pdfapplication/pdf974680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BB6QHH/1/disserta__o_eul_liomarquesborges.pdf279774bb33ce54b438dd2d36c600f61bMD51TEXTdisserta__o_eul_liomarquesborges.pdf.txtdisserta__o_eul_liomarquesborges.pdf.txtExtracted texttext/plain410747https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BB6QHH/2/disserta__o_eul_liomarquesborges.pdf.txt7b21d1965a3e73c8bbb5bec3e5a28ddeMD521843/LETR-BB6QHH2019-11-14 14:37:56.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BB6QHHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:37:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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