Jovem : infrator?: a experiência do Projeto SELEX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Debora Matoso Costa
Orientador(a): Andrea Maris Campos Guerra
Banca de defesa: Marcia Maria Rosa Vieira, Fernanda Otoni de Barros Brisset
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VCRK9
Resumo: Este estudo estabelece a práxis do Curso SELEX, projeto de extensão vinculado à graduação em Engenharia de Sistemas da UFMG. Esta experiência, tomada como caso em estudo, levou à problematização da classificação infrator atribuída indistintamente ao adolescente pelo sistema socioeducativo. Através de vinhetas clínicas recortadas do trabalho no SELEX, foi feita uma análise teórica dos efeitos da nomeação que advêm do sujeito, tanto para os próprios adolescentes quanto para a sua rede de atenção. Para tanto, estabeleceu-se uma revisão bibliográfica da noção de identificação à nomeação em psicanálise, passando pelo conceito de Nome-do-Pai em Jacques Lacan. Buscou-se, através da referência ao seminário lacaniano RSI (1974-1975), extrair da nomeação como quarto elemento que ata o nó borromeano um operador clínico para orientar a prática com os jovens na contemporaneidade.
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