A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Mara Lidia Kamei Meyer
Orientador(a): Mauro Calixta Tavares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a percepção da imagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Unileste-MG, pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física e Pedagogia. Baseado nas teorias sobre imagem, identidade, percepção e sobre a situação da educação no país, foram avaliados os diversos atributos responsáveis pela formação da imagem da instituição, sob a ótica dos alunos. Esses atributos foram avaliados, também, levando-se em consideração o curso, o estágio em que o aluno se encontra e a classe social a que pertence. Buscou-se conhecer o grau de importância que os alunos de cada curso dão aos requisitos analisados, para com esses dados mostrar à instituição o caminho para um planejamento estratégico com as prioridades que proporcionem o aumento da satisfação dos alunos. O grau de concordância com cada item analisado, medindo assim o grau de satisfação com os atributos pesquisados, foi avaliado também neste trabalho, mostrando que, apesar dos resultados apontarem uma avaliação positiva da instituição e dos cursos, quais os atributos merecem maior atenção da instituição no plano de melhorias. A pesquisa proporcionou, também, o perfil dos alunos da instituição, mostrando sua distribuição em termos de sexo, classe socio-econômica, objetivos com o curso, motivos que os levaram a optar pelo Unileste- MG, ocupação profissional, local de residência, faixa etária, grau de instrução do chefe da família, renda familiar, planos para depois da formatura, e situação com as mensalidade. O conhecimento desses dados, assim como suas expectativas, são fatores de suma importância para o planejamento do futuro de qualquer instituição.
id UFMG_85faf72a7ef7064e27c3975c86a79359
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BEG98
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mauro Calixta TavaresMara Lidia Kamei Meyer2019-08-13T17:57:21Z2019-08-13T17:57:21Z2002-02-08http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98Esta dissertação tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a percepção da imagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Unileste-MG, pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física e Pedagogia. Baseado nas teorias sobre imagem, identidade, percepção e sobre a situação da educação no país, foram avaliados os diversos atributos responsáveis pela formação da imagem da instituição, sob a ótica dos alunos. Esses atributos foram avaliados, também, levando-se em consideração o curso, o estágio em que o aluno se encontra e a classe social a que pertence. Buscou-se conhecer o grau de importância que os alunos de cada curso dão aos requisitos analisados, para com esses dados mostrar à instituição o caminho para um planejamento estratégico com as prioridades que proporcionem o aumento da satisfação dos alunos. O grau de concordância com cada item analisado, medindo assim o grau de satisfação com os atributos pesquisados, foi avaliado também neste trabalho, mostrando que, apesar dos resultados apontarem uma avaliação positiva da instituição e dos cursos, quais os atributos merecem maior atenção da instituição no plano de melhorias. A pesquisa proporcionou, também, o perfil dos alunos da instituição, mostrando sua distribuição em termos de sexo, classe socio-econômica, objetivos com o curso, motivos que os levaram a optar pelo Unileste- MG, ocupação profissional, local de residência, faixa etária, grau de instrução do chefe da família, renda familiar, planos para depois da formatura, e situação com as mensalidade. O conhecimento desses dados, assim como suas expectativas, são fatores de suma importância para o planejamento do futuro de qualquer instituição.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoMarketingAdministraçãoA percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mara_lidia_kamei_meyer.pdfapplication/pdf1177306https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEG98/1/disserta__o_mara_lidia_kamei_meyer.pdf8245f2f869a11d7e7203e3d9496bbe06MD511843/BUBD-9BEG982019-08-13 14:57:21.724oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BEG98Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T17:57:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
title A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
spellingShingle A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
Mara Lidia Kamei Meyer
Administração
Administração
Marketing
title_short A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
title_full A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
title_fullStr A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
title_full_unstemmed A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
title_sort A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
author Mara Lidia Kamei Meyer
author_facet Mara Lidia Kamei Meyer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauro Calixta Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Mara Lidia Kamei Meyer
contributor_str_mv Mauro Calixta Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
Administração
Marketing
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
Marketing
description Esta dissertação tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a percepção da imagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Unileste-MG, pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física e Pedagogia. Baseado nas teorias sobre imagem, identidade, percepção e sobre a situação da educação no país, foram avaliados os diversos atributos responsáveis pela formação da imagem da instituição, sob a ótica dos alunos. Esses atributos foram avaliados, também, levando-se em consideração o curso, o estágio em que o aluno se encontra e a classe social a que pertence. Buscou-se conhecer o grau de importância que os alunos de cada curso dão aos requisitos analisados, para com esses dados mostrar à instituição o caminho para um planejamento estratégico com as prioridades que proporcionem o aumento da satisfação dos alunos. O grau de concordância com cada item analisado, medindo assim o grau de satisfação com os atributos pesquisados, foi avaliado também neste trabalho, mostrando que, apesar dos resultados apontarem uma avaliação positiva da instituição e dos cursos, quais os atributos merecem maior atenção da instituição no plano de melhorias. A pesquisa proporcionou, também, o perfil dos alunos da instituição, mostrando sua distribuição em termos de sexo, classe socio-econômica, objetivos com o curso, motivos que os levaram a optar pelo Unileste- MG, ocupação profissional, local de residência, faixa etária, grau de instrução do chefe da família, renda familiar, planos para depois da formatura, e situação com as mensalidade. O conhecimento desses dados, assim como suas expectativas, são fatores de suma importância para o planejamento do futuro de qualquer instituição.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T17:57:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T17:57:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEG98/1/disserta__o_mara_lidia_kamei_meyer.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8245f2f869a11d7e7203e3d9496bbe06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891059157172224