Inovação e informação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Luiz Claudio Junqueira Henrique
Orientador(a): Ricardo Rodrigues Barbosa
Banca de defesa: Beatriz Valadares Cendon, Monica Erichsen Nassif Borges, Luiz Antonio Antunes Teixeira, Mauro Calixta Tavares, Jorge Tadeu de Ramos Neves
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6VRGRF
Resumo: Através de estudos de caso realizados em três indústrias de médio porte, foram descritos os fluxos de informação que alimentam o processo de inovação incremental de produtos, assim como as variáveis que afetam o comportamento de busca de informação. Tendo por base o modelo de competência de conhecimento de mercado de Li & Calantone (1998), que procura consolidar conceitos inicialmente desenvolvidos por Kohli & Jaworski (1993), foi concebido um novo modelo descritivo contemplando (i) o processo de concepção da tarefa de inovação, (ii) sua redefinição pelo responsável pela execução da tarefa e (iii) os comportamentos de busca de informação empregados tanto para a concepção da tarefa de inovação, quanto para sua realização. Nos estudos de caso, foram feitas entrevistas com dirigentes e com outros atores diretamente associados ao processo de desenvolvimento de novos produtos. A coleta de dados contemplou ainda a consulta a documentos internos e a fontes externas à empresa.Além disso, foi solicitado a todos os entrevistados que respondessem a um questionário sobre avaliação das competências inovativas da organização (FRANÇOIS et al., 1999). O estudo revelou que a concepção da tarefa objetiva de inovação é modelada pelo processo de sensemaking dos dirigentes da empresa, processo esse que influencia e é influenciado pela seleção das fontes de informação. Dessa forma, o construto da orientação para o mercado, de Kohli & Jaworski (1993), acaba por se transformar em orientação para o concorrente, e/oupara a tecnologia, e/ou para o consumidor. A orientação para o consumidor revelou-se a menos significativa entre as empresas estudadas. A orientação adotada quando da concepção da tarefa objetiva de inovação influencia também a escolha das fontes de informação, a duração e o número de ciclos de busca de informação e mesmo o tipo de informação procurada. Quando da realização da tarefa redefinida, o comportamento de busca de informação prende-se ao cumprimento de rotinas pré-determinadas pertinentes à engenhariaindustrial e aos processos de lançamento e comercialização de produtos.
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Tendo por base o modelo de competência de conhecimento de mercado de Li & Calantone (1998), que procura consolidar conceitos inicialmente desenvolvidos por Kohli & Jaworski (1993), foi concebido um novo modelo descritivo contemplando (i) o processo de concepção da tarefa de inovação, (ii) sua redefinição pelo responsável pela execução da tarefa e (iii) os comportamentos de busca de informação empregados tanto para a concepção da tarefa de inovação, quanto para sua realização. Nos estudos de caso, foram feitas entrevistas com dirigentes e com outros atores diretamente associados ao processo de desenvolvimento de novos produtos. A coleta de dados contemplou ainda a consulta a documentos internos e a fontes externas à empresa.Além disso, foi solicitado a todos os entrevistados que respondessem a um questionário sobre avaliação das competências inovativas da organização (FRANÇOIS et al., 1999). O estudo revelou que a concepção da tarefa objetiva de inovação é modelada pelo processo de sensemaking dos dirigentes da empresa, processo esse que influencia e é influenciado pela seleção das fontes de informação. Dessa forma, o construto da orientação para o mercado, de Kohli & Jaworski (1993), acaba por se transformar em orientação para o concorrente, e/oupara a tecnologia, e/ou para o consumidor. A orientação para o consumidor revelou-se a menos significativa entre as empresas estudadas. A orientação adotada quando da concepção da tarefa objetiva de inovação influencia também a escolha das fontes de informação, a duração e o número de ciclos de busca de informação e mesmo o tipo de informação procurada. Quando da realização da tarefa redefinida, o comportamento de busca de informação prende-se ao cumprimento de rotinas pré-determinadas pertinentes à engenhariaindustrial e aos processos de lançamento e comercialização de produtos.Information flows feeding an incremental product innovation and variables affecting the behavior of information search have been described through case studies accomplished in three medium-sized industries. Based on the model of market knowledge competenceconstructed by Li & Calantone (1998), which attempts to validate concepts initially developed by Kohli & Jaworski (1993), a new descriptive model was conceived that encompasses (i) the conception of an innovation task, (ii) its redefinition by those responsible for carrying outsuch a task, and (iii) the behavior of those searching for information for both the conception of this innovation task and its implementation. Interviews with company leaders and other players directly involved in the development of new product were made. Data collecting have also included a scrutiny of internal documents and other sources external to the companies in question. Additionally, all interviewees were requested to fill out a questionnaire designed to assess innovative competences within the organization (FRANÇOIS et al, 1999). The present study has concluded that conceiving an objective innovation task is modeled by the company leaders sensemaking a process which affects the selection of information sources and is affected by this selection itself as well. Therefore, the construct of Kohli & Jaworski (1993) for market orientation ends up in a guide for competitors and/or consumers and/or newtechnologies. The consumer orientation has shown to be the least significant among the companies studied. The orientation adopted by the time of conceiving the objective innovation task also affects the choice of information sources, duration and number of cycles of information search as well as the kind of information to be searched. As for the accomplishment of the redefined task, the information search behavior is associated with the fulfillment of predefined routines related to industrial engineering and launching and trading of products.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFontes de informação Estudo de usuáriosCiência da informaçãoEngenharia industrialDesenvolvimento de produtoInovaçãoCiência da informaçãoContexto organizacionalComportamento de busca de informaçãoInovação e informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdoutorado___luiz_cl_dio_junqueira_henrique.pdfapplication/pdf5819685https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6VRGRF/1/doutorado___luiz_cl_dio_junqueira_henrique.pdf58ef5030d6abfe4a6085b562000ff9ccMD51TEXTdoutorado___luiz_cl_dio_junqueira_henrique.pdf.txtdoutorado___luiz_cl_dio_junqueira_henrique.pdf.txtExtracted texttext/plain481159https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6VRGRF/2/doutorado___luiz_cl_dio_junqueira_henrique.pdf.txtc5c83ec5400a4246bbfa161b34219252MD521843/VALA-6VRGRF2019-11-14 08:53:24.525oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6VRGRFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:53:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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