Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades: um estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rubem Borges Teixeira Ramos
Orientador(a): Ligia Maria Moreira Dumont
Banca de defesa: Carlos Alberto Avila Araujo, Claudio Paixao Anastacio de Paula, Alessandro Ferreira Costa, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, Marcio de Vasconcellos Serelle
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AXWMUC
Resumo: Analisa, apresenta e discute as experiências de leitores brasileiros e norteamericanos quanto às histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics. Através da leitura desses quadrinhos, o leitor é exposto a uma gama variada de ideias e informações, as quais levam a uma contínua reorganização e interiorização de conhecimentos. Tal leitura é considerada como fonte e forma de apropriação de informação e de introjeção do conhecimento. A pesquisa objetiva contemplar e interpretar as concepções desses quadrinhos por parte de ambos os públicos, brasileiro e norte-americano, assim como identificar os contextos, sentidos e motivações que eles apresentam para efetivar e prosseguir com essa leitura, inclusive durante sua vida como adultos. Para tanto, se recorre a articulações entre estudiosos e teorias que fornecem condições para se proceder as investigações quanto ao leitor de histórias em quadrinhos de super-heróis e a introjeção do conhecimento adquirido por meio desta leitura, como as de Garfinkel (1963), cujo princípio da etnometodologia permite se contemplar o senso comum e as referências de sentido e de significado estabelecidas pelo leitor; Geertz (1978) com o estudo cultural que permite o acesso a elementos que influenciam o leitor dentro de seu contexto social; Schechner (1998), que trabalha a antropologia dos eventos performáticos, onde define a interpretação das performances, aqui entendidas como o ato de ler, pelo viés não somente do entretenimento, mas também da eficácia, a qual é capaz de gerar significativas repercussões junto a um ou mais indivíduos diante da leitura empreendida e da interpretação do que foi lido; Iser (1996-1999) com a ficcionalização, que ressalta a importância do leitor como o indivíduo consciente do valor e do significado da leitura, graças a sua capacidade de reelaborar a leitura através de reflexões estabelecidas junto a sua realidade, e Dumont (1998), a qual defende a recriação da leitura pelo leitor, que é a capacidade desse indivíduo de empregar um ou mais conteúdos obtidos através da leitura empreendida, como a dos quadrinhos, em um ou mais aspectos de sua vida. A metodologia recorre ao emprego da observação participante e da entrevista, bem como do conceito de história de vida tópica, para fornecer subsídio ao percurso metodológico da pesquisa qualitativa. Destaca a necessidade da Ciência da Informação de valorizar os estudos voltados para a compreensão do leitor, sobretudo os que permitem entender que a capacidade de interpretação de conteúdos presentes em um texto ou história ocorre também quando esse leitor evoca sentimentos, fatos e eventos retratados na leitura os quais possam ser por ele introjetados por meio de interpretação e reflexão, sobretudo junto a acontecimentos ocorridos em sua própria vida
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Para tanto, se recorre a articulações entre estudiosos e teorias que fornecem condições para se proceder as investigações quanto ao leitor de histórias em quadrinhos de super-heróis e a introjeção do conhecimento adquirido por meio desta leitura, como as de Garfinkel (1963), cujo princípio da etnometodologia permite se contemplar o senso comum e as referências de sentido e de significado estabelecidas pelo leitor; Geertz (1978) com o estudo cultural que permite o acesso a elementos que influenciam o leitor dentro de seu contexto social; Schechner (1998), que trabalha a antropologia dos eventos performáticos, onde define a interpretação das performances, aqui entendidas como o ato de ler, pelo viés não somente do entretenimento, mas também da eficácia, a qual é capaz de gerar significativas repercussões junto a um ou mais indivíduos diante da leitura empreendida e da interpretação do que foi lido; Iser (1996-1999) com a ficcionalização, que ressalta a importância do leitor como o indivíduo consciente do valor e do significado da leitura, graças a sua capacidade de reelaborar a leitura através de reflexões estabelecidas junto a sua realidade, e Dumont (1998), a qual defende a recriação da leitura pelo leitor, que é a capacidade desse indivíduo de empregar um ou mais conteúdos obtidos através da leitura empreendida, como a dos quadrinhos, em um ou mais aspectos de sua vida. A metodologia recorre ao emprego da observação participante e da entrevista, bem como do conceito de história de vida tópica, para fornecer subsídio ao percurso metodológico da pesquisa qualitativa. Destaca a necessidade da Ciência da Informação de valorizar os estudos voltados para a compreensão do leitor, sobretudo os que permitem entender que a capacidade de interpretação de conteúdos presentes em um texto ou história ocorre também quando esse leitor evoca sentimentos, fatos e eventos retratados na leitura os quais possam ser por ele introjetados por meio de interpretação e reflexão, sobretudo junto a acontecimentos ocorridos em sua própria vidaAnalises, presents and discusses brazilian and US readers experiences regarding Marvel and DC superhero comics. Through comics reading, the reader is exposed to naenourmous variety of ideas and values, which led to a continuous knowledge restructuring and internalization. This reading is considered both as a source and format for information ownership and knowledge introjection. It aims to contemplate and to interpret these comics conceptions by both audiences, brazilian and American, as well as to identify their contexts, meanings and motivations in order to implement and proceed with this particular reading, even as they enter the adult life. For this purpose, it appeals to articulate among scholars and theories which provide state to proceed further investigations in terms of the superhero comic book reader and his knowledge introjection, acquired by means of this reading, as Garfinkels etnomethodology (1963), which allows to contemplate the readers common sense and meaning and importance references; Geertz (1978) with the cultural studies which allows the access to elements that affect the reader inside his social context; Schechners (1998) performance studies, which defines performances interpretation, applied to the act of reading not only having entertainment value, but also effectiveness, therefore capable to generate meaningful repercussions to one or several individuals before a reading and its interpretations; Isers (1996-1999) aesthetic response, which emphasizes the readers relevance as an individual aware of readings value and meaning, thanks to his capacity on rework this reading through thinking alongside his reality, and Dumont (1998), who supports the readers remake reading, which is his ability to apply one or more contents gathered through reading, such as the comics, in one or more aspects of his life. The use of participant information and interview, as well as the topic life history, in order to subsidize the methodological procedures on qualitative research. Highlights Information Sciences need to value studies oriented to understand the reader, especially the ones which allows the comprehension linked with the ability of content interpretation in a text or story taking place when this reader suggests feelings, facts and events depicted in reading, which can be introjected by the reader by means of interpretation and thinking, mainly regarding events that take place in his own lifeUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitores Reação críticaCiência da informaçãoLeitura Histórias em quadrinhosEtnometodologiaLeituraLeitorHistórias em quadrinhos de super-heróisIntrojeção do conhecimentoCom grandes poderes, vêm grandes responsabilidades: um estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado___vers_o_para_encaderna__o___vers_o_final.pdfapplication/pdf3205469https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AXWMUC/1/tese_doutorado___vers_o_para_encaderna__o___vers_o_final.pdf960dd2b0b967af63d0c7c38dcaa77788MD51TEXTtese_doutorado___vers_o_para_encaderna__o___vers_o_final.pdf.txttese_doutorado___vers_o_para_encaderna__o___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain575245https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AXWMUC/2/tese_doutorado___vers_o_para_encaderna__o___vers_o_final.pdf.txtacaf2130d15317e3c9d8d6aa29f3342cMD521843/BUBD-AXWMUC2019-11-14 03:56:53.517oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AXWMUCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:56:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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