Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Filipe Gonçalves de Rezende lattes
Orientador(a): Eduardo Campolina Vianna Loureiro lattes
Banca de defesa: Victor Melo Vale, Flávio Terrigno Barbeitas
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/33125
Resumo: A partir da análise comparativa entre o manuscrito (1984) e a edição Orphée Editions (2002) da Appassionata para violão de Ronaldo Miranda, discutimos 24 alterações realizadas pelo Fábio Zanon. Com foco nas soluções propostas pelo revisor, foram levantados aspectos composicionais e de exequibilidade, articulação, dinâmica e sonoridade. A análise e as questões levantadas apoiaram-se em conceitos sobre idiomatismo e nas entrevistas realizadas com o revisor e com o compositor. Baseado nos resultados da análise e no estudo prático da obra, elaboramos um comentário sobre as possíveis motivações das alterações.
id UFMG_96847f309bcb1f0943b27f9713f385e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33125
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eduardo Campolina Vianna Loureirohttp://lattes.cnpq.br/7563990293407910Victor Melo ValeFlávio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/0749656146226600Filipe Gonçalves de Rezende2020-04-06T16:22:14Z2020-04-06T16:22:14Z2019-12-04http://hdl.handle.net/1843/33125A partir da análise comparativa entre o manuscrito (1984) e a edição Orphée Editions (2002) da Appassionata para violão de Ronaldo Miranda, discutimos 24 alterações realizadas pelo Fábio Zanon. Com foco nas soluções propostas pelo revisor, foram levantados aspectos composicionais e de exequibilidade, articulação, dinâmica e sonoridade. A análise e as questões levantadas apoiaram-se em conceitos sobre idiomatismo e nas entrevistas realizadas com o revisor e com o compositor. Baseado nos resultados da análise e no estudo prático da obra, elaboramos um comentário sobre as possíveis motivações das alterações.From the comparative analysis between the manuscript (1984) and the Orphée Editions (2002) edition of Ronaldo Miranda's Appassionata for guitar, we discuss 24 changes made by the reviewer Fábio Zanon. Focusing on the solutions proposed by the reviewer, feasibility, articulation, dynamics, sonority and compositional aspects were raised. The analysis and the questions raised were supported by concepts of language and interviews with the reviewer and the composer. Based on the results of the analysis and the practical study of the work, we elaborated a comment on the possible motivations of the changes.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsica para violãoCompositores - BrasilAppassionata de Ronaldo MirandaPrática de revisão no violãoFábio Zanonintérprete-revisorAppassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Appassionata para violão de Ronaldo Miranda.pdfDissertação Appassionata para violão de Ronaldo Miranda.pdfapplication/pdf20517041https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33125/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Appassionata%20para%20viola%cc%83o%20de%20Ronaldo%20Miranda.pdfe01948602d6662b9122ccd712cc70464MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33125/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertação Appassionata para violão de Ronaldo Miranda.pdf.txtDissertação Appassionata para violão de Ronaldo Miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain310779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33125/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Appassionata%20para%20viola%cc%83o%20de%20Ronaldo%20Miranda.pdf.txtf62b268613c3f708e7cb07fa4d03f485MD531843/331252020-05-21 22:04:06.695oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-05-22T01:04:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão
title Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão
spellingShingle Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão
Filipe Gonçalves de Rezende
Appassionata de Ronaldo Miranda
Prática de revisão no violão
Fábio Zanon
intérprete-revisor
Música para violão
Compositores - Brasil
title_short Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão
title_full Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão
title_fullStr Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão
title_full_unstemmed Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão
title_sort Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: reflexões acerca da prática de revisão
author Filipe Gonçalves de Rezende
author_facet Filipe Gonçalves de Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Campolina Vianna Loureiro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7563990293407910
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Victor Melo Vale
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Flávio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0749656146226600
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe Gonçalves de Rezende
contributor_str_mv Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Victor Melo Vale
Flávio Terrigno Barbeitas
dc.subject.por.fl_str_mv Appassionata de Ronaldo Miranda
Prática de revisão no violão
Fábio Zanon
intérprete-revisor
topic Appassionata de Ronaldo Miranda
Prática de revisão no violão
Fábio Zanon
intérprete-revisor
Música para violão
Compositores - Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música para violão
Compositores - Brasil
description A partir da análise comparativa entre o manuscrito (1984) e a edição Orphée Editions (2002) da Appassionata para violão de Ronaldo Miranda, discutimos 24 alterações realizadas pelo Fábio Zanon. Com foco nas soluções propostas pelo revisor, foram levantados aspectos composicionais e de exequibilidade, articulação, dinâmica e sonoridade. A análise e as questões levantadas apoiaram-se em conceitos sobre idiomatismo e nas entrevistas realizadas com o revisor e com o compositor. Baseado nos resultados da análise e no estudo prático da obra, elaboramos um comentário sobre as possíveis motivações das alterações.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-06T16:22:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-06T16:22:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33125
url http://hdl.handle.net/1843/33125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33125/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Appassionata%20para%20viola%cc%83o%20de%20Ronaldo%20Miranda.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33125/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33125/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Appassionata%20para%20viola%cc%83o%20de%20Ronaldo%20Miranda.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e01948602d6662b9122ccd712cc70464
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
f62b268613c3f708e7cb07fa4d03f485
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797972991045271552