Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Guilherme Francisco Furtado Bragança
Orientador(a): Paulo Caramelli
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WMUJF
Resumo: O presente trabalho investiga a relação entre o estímulo de sensações e emoções pela escuta de trechos de músicas e sua estrutura musical, comparando-se a percepção de músicos e não músicos. Foi feita revisão da literatura sobre sensação, percepção, sinestesia e emoções despertadas na escuta de trechos musicais, reforçando a ideia da existência de uma sinestesia latente, que pode ter influência no processo criativo e na percepção. Realizaram-se testes de percepção com 68 voluntários, igualmente distribuidos entre músicos e não músicos, para se investigar a existência de convergência na escolha de adjetivos sinestésicos, na manifestação de estados emocionais e na atribuição de cores para oito trechos musicais. Fez-se análise dos parâmetros musicais dos excertos usados na pesquisa, com o objetivo de se compreender a relação entre a estrutura musical e as percepções. Verificou-se a existência de convergência na percepção de sensações, emoções e cores para mesmos trechos musicais, em cada grupo, de músicos e não músicos, e globalmente. Pode-se perceber nítida associação entre emoções, sensações e cores: Os trechos 1 e 5 despertaram tranquilidade, suavidade e tenderam para o azul claro; as músicas 2 e 4, que provocaram alegria e sensação de fluência, tenderam para o amarelo, os excertos 3 e 6 causaram tristeza e sensação de peso e foram, ambas, bimodais na escala de cores, tendendo para o vermelho e o azul marinho. A música 7, considerada tensa, densa e enérgica, tendeu para o vermelho. A música 8, que para todos os voluntários foi a mais neutra em emoções e sensações, tendeu para o verde claro. Tal convergência de resultados sugere que a estrutura musical exerce papel primordial na indução de sensações e emoções, se comparada a fatores subjetivos. Nota-se também influência dos parâmetros temporais (andamento, pulso, rítmo e métrica) sobre a energia, e da combinação de ritmo e de parâmentros ligados às alturas (escala, complexidade harmônica, estrutura melódica, registros) na caracterização da valência. Embora músicos e não músicos tenham percebido as mesmas emoções em cada trecho musical, pode-se notar que músicos pontuaram um pouco mais fortemente as emoções do que não músicos, o que pode indicar influência do melhor conhecimento da linguagem musical na intensidade da fruição musical.
id UFMG_97f478725350b630e1da627dafb93927
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WMUJF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paulo CaramelliJoao Gabriel Marques FonsecaGuilherme Francisco Furtado Bragança2019-08-10T23:45:45Z2019-08-10T23:45:45Z2015-02-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WMUJFO presente trabalho investiga a relação entre o estímulo de sensações e emoções pela escuta de trechos de músicas e sua estrutura musical, comparando-se a percepção de músicos e não músicos. Foi feita revisão da literatura sobre sensação, percepção, sinestesia e emoções despertadas na escuta de trechos musicais, reforçando a ideia da existência de uma sinestesia latente, que pode ter influência no processo criativo e na percepção. Realizaram-se testes de percepção com 68 voluntários, igualmente distribuidos entre músicos e não músicos, para se investigar a existência de convergência na escolha de adjetivos sinestésicos, na manifestação de estados emocionais e na atribuição de cores para oito trechos musicais. Fez-se análise dos parâmetros musicais dos excertos usados na pesquisa, com o objetivo de se compreender a relação entre a estrutura musical e as percepções. Verificou-se a existência de convergência na percepção de sensações, emoções e cores para mesmos trechos musicais, em cada grupo, de músicos e não músicos, e globalmente. Pode-se perceber nítida associação entre emoções, sensações e cores: Os trechos 1 e 5 despertaram tranquilidade, suavidade e tenderam para o azul claro; as músicas 2 e 4, que provocaram alegria e sensação de fluência, tenderam para o amarelo, os excertos 3 e 6 causaram tristeza e sensação de peso e foram, ambas, bimodais na escala de cores, tendendo para o vermelho e o azul marinho. A música 7, considerada tensa, densa e enérgica, tendeu para o vermelho. A música 8, que para todos os voluntários foi a mais neutra em emoções e sensações, tendeu para o verde claro. Tal convergência de resultados sugere que a estrutura musical exerce papel primordial na indução de sensações e emoções, se comparada a fatores subjetivos. Nota-se também influência dos parâmetros temporais (andamento, pulso, rítmo e métrica) sobre a energia, e da combinação de ritmo e de parâmentros ligados às alturas (escala, complexidade harmônica, estrutura melódica, registros) na caracterização da valência. Embora músicos e não músicos tenham percebido as mesmas emoções em cada trecho musical, pode-se notar que músicos pontuaram um pouco mais fortemente as emoções do que não músicos, o que pode indicar influência do melhor conhecimento da linguagem musical na intensidade da fruição musical.The present study aims to investigate the relationship between the stimulus of sensations and emotions by listening to excerpts from music and their musical structure, comparing the perception of musicians and non-musicians. A review of the literature on sensation, perception, synesthesia and emotions aroused in listening to musical excerpts was taken, reinforcing the idea of the existence of a latent synesthesia, which can affect the creative process and perception. Perception tests with 68 subjects, equally divided between musicians and non-musicians, was conducted to investigate the existence of convergence in choosing synesthetic adjectives, the expression of emotional states and assigning colors to eight music snippets. Analysis of parameters of musical excerpts used in research, with the goal of understanding the relationship between musical structure and perceptions was conducted. We verified the existence of convergence on perception of sensations, emotions and colors for same musical excerpts within each group of musicians and non-musicians, and globally. We can perceive clear association between emotions, sensations and colors: Excerpts 1 and 5 aroused tranquility, softness and tended to bright blue; musics 2 and 4, which caused joy and sense of fluency, tended to yellow, excerpts 3 and 6 aroused sadness and heaviness and were both bimodal in color scale, tending to red and navy blue. Music 7, considered tense, dense and energetic, tended to red. Music 8 that for all volunteers was the most neutral on both emotions and sensations, tended to pale green. These results suggest that musical structure plays a key role in the induction of sensations and emotions, compared to subjective factors. It is also noticed influence of temporal parameters (tempo, pulse, rhythm and meter) on energy, and the combination of rhythm and parameter settings related to pitch (range, harmonic complexity, melodic structure, records) in the characterization of valence. Although musicians and non-musicians have noticed the same emotions in each piece of music, it can be noted that musicians scored slightly stronger emotions than non-musicians, which may indicate an influence of increased knowledge of musical language in the intensity of musical enjoyment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSinestesiaMusicaNeurociênciasSentidos e sensaçõesEstados emocionaisSensações sinestésicasEstruturas musicaisRelações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_vers_o_final.pdfapplication/pdf11284963https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WMUJF/1/tese_vers_o_final.pdf4ec32ab6a6267dc7724a7f21cdf2db48MD51TEXTtese_vers_o_final.pdf.txttese_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain428150https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WMUJF/2/tese_vers_o_final.pdf.txt869acea20e3b85c3d310734ac9b1aaa4MD521843/BUBD-9WMUJF2019-11-14 04:44:09.627oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WMUJFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:44:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
title Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
spellingShingle Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
Guilherme Francisco Furtado Bragança
Estados emocionais
Sensações sinestésicas
Estruturas musicais
Sinestesia
Musica
Neurociências
Sentidos e sensações
title_short Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
title_full Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
title_fullStr Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
title_full_unstemmed Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
title_sort Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
author Guilherme Francisco Furtado Bragança
author_facet Guilherme Francisco Furtado Bragança
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo Caramelli
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Joao Gabriel Marques Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme Francisco Furtado Bragança
contributor_str_mv Paulo Caramelli
Joao Gabriel Marques Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Estados emocionais
Sensações sinestésicas
Estruturas musicais
topic Estados emocionais
Sensações sinestésicas
Estruturas musicais
Sinestesia
Musica
Neurociências
Sentidos e sensações
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sinestesia
Musica
Neurociências
Sentidos e sensações
description O presente trabalho investiga a relação entre o estímulo de sensações e emoções pela escuta de trechos de músicas e sua estrutura musical, comparando-se a percepção de músicos e não músicos. Foi feita revisão da literatura sobre sensação, percepção, sinestesia e emoções despertadas na escuta de trechos musicais, reforçando a ideia da existência de uma sinestesia latente, que pode ter influência no processo criativo e na percepção. Realizaram-se testes de percepção com 68 voluntários, igualmente distribuidos entre músicos e não músicos, para se investigar a existência de convergência na escolha de adjetivos sinestésicos, na manifestação de estados emocionais e na atribuição de cores para oito trechos musicais. Fez-se análise dos parâmetros musicais dos excertos usados na pesquisa, com o objetivo de se compreender a relação entre a estrutura musical e as percepções. Verificou-se a existência de convergência na percepção de sensações, emoções e cores para mesmos trechos musicais, em cada grupo, de músicos e não músicos, e globalmente. Pode-se perceber nítida associação entre emoções, sensações e cores: Os trechos 1 e 5 despertaram tranquilidade, suavidade e tenderam para o azul claro; as músicas 2 e 4, que provocaram alegria e sensação de fluência, tenderam para o amarelo, os excertos 3 e 6 causaram tristeza e sensação de peso e foram, ambas, bimodais na escala de cores, tendendo para o vermelho e o azul marinho. A música 7, considerada tensa, densa e enérgica, tendeu para o vermelho. A música 8, que para todos os voluntários foi a mais neutra em emoções e sensações, tendeu para o verde claro. Tal convergência de resultados sugere que a estrutura musical exerce papel primordial na indução de sensações e emoções, se comparada a fatores subjetivos. Nota-se também influência dos parâmetros temporais (andamento, pulso, rítmo e métrica) sobre a energia, e da combinação de ritmo e de parâmentros ligados às alturas (escala, complexidade harmônica, estrutura melódica, registros) na caracterização da valência. Embora músicos e não músicos tenham percebido as mesmas emoções em cada trecho musical, pode-se notar que músicos pontuaram um pouco mais fortemente as emoções do que não músicos, o que pode indicar influência do melhor conhecimento da linguagem musical na intensidade da fruição musical.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T23:45:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T23:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WMUJF
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WMUJF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WMUJF/1/tese_vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WMUJF/2/tese_vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ec32ab6a6267dc7724a7f21cdf2db48
869acea20e3b85c3d310734ac9b1aaa4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891014127124480