Análise dos padrões de sincronização em duos de clarineta a partir de parâmetros acústicos e cinemáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Davi Alves Mota
Orientador(a): Mauricio Alves Loureiro
Banca de defesa: Rafael Michelin Laboissiére, Luiz Alberto Bavaresco de Naveda, Hani Camille Yehia, Paula Lanna Pereira da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-95LHQG
Resumo: Este estudo investiga as estratégias de sincronização utilizadas na performance instrumental de conjuntos musicais, partindo de duas abordagens complementares, análise dos movimentos corporais e análise de parâmetros acústicos. Duas hipóteses sustentam este estudo. A primeira prevê que os músicos atingem um melhor desempenho em termos de sincronização dos parâmetros musicais quando eles acompanham a si mesmos (efeito self-other). A segunda prevê a existência de um acoplamento entre a movimentação dos músicos e o resultado acústico produzido durante a performance. Uma combinação destas hipóteses prevê que o efeito self-other anteriormente observado com dados acústicos poderia igualmente ser detectado nos dados gestuais, mesmo que não haja contato visual entre os músicos durante a performance. Isso seria possível se o clarinetista no papel de "seguidor" adaptasse de alguma forma o seu padrão gestual ao padrão gestual do clarinetista "líder". As seguintes questões são propostas: (1) A sincronização de parâmetros acústicos se reete na movimentação dos músicos? (2) Esta sincronização também se reete em outras dimensões acústicas? Para tanto, foram analisadas performances de clarinetistas prossionais em um ambiente orquestral simulado. Foi realizado um experimento dividido em duas sessões: Na primeira, os músicos foram instruídos a tocar como primeiro clarinetista (primos), isto é, seguindo suas próprias intenções interpretativas. Na segunda sessão, os músicos foram instruídos a tocar como segundo clarinetista (secondos), acompanhando as gravações de clarinetistas primos da primeira sessão, incluindo as executadas por eles mesmos.A análise dos dados acústicos foi realizada em cinco parâmetros, são eles: Índice de Articulação, IOI Normalizado, Índice de Legato, Log do Tempo de Ataque e Loudness. Os resultados mostram que os participantes do experimento tendem a seguir com maior eciência suas próprias execuções, não só em termos rítmicos, mas também em outras dimensões musicais. Para a análise dos dados gestuais foi denido um parâmetro escalar a partir das posições tridimensionais da campana do instrumento, calculado como sua velocidade instantânea. Os resultados mostram que quando os clarinetistas seguem a si próprios eles tendem a conservar o seu perl de movimentação "original", assim como gravado nas execuções solo. Entretanto, quando os clarinetistas seguem um outro músico, eles tendem a se afastar deste perl "original". Nestes casos, foi observado que as curvas das execuções dos clarinetistas secondos tendem a se adaptar ligeiramente às curvas das execuções dos clarinetistas primos.
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Uma combinação destas hipóteses prevê que o efeito self-other anteriormente observado com dados acústicos poderia igualmente ser detectado nos dados gestuais, mesmo que não haja contato visual entre os músicos durante a performance. Isso seria possível se o clarinetista no papel de "seguidor" adaptasse de alguma forma o seu padrão gestual ao padrão gestual do clarinetista "líder". As seguintes questões são propostas: (1) A sincronização de parâmetros acústicos se reete na movimentação dos músicos? (2) Esta sincronização também se reete em outras dimensões acústicas? Para tanto, foram analisadas performances de clarinetistas prossionais em um ambiente orquestral simulado. Foi realizado um experimento dividido em duas sessões: Na primeira, os músicos foram instruídos a tocar como primeiro clarinetista (primos), isto é, seguindo suas próprias intenções interpretativas. Na segunda sessão, os músicos foram instruídos a tocar como segundo clarinetista (secondos), acompanhando as gravações de clarinetistas primos da primeira sessão, incluindo as executadas por eles mesmos.A análise dos dados acústicos foi realizada em cinco parâmetros, são eles: Índice de Articulação, IOI Normalizado, Índice de Legato, Log do Tempo de Ataque e Loudness. Os resultados mostram que os participantes do experimento tendem a seguir com maior eciência suas próprias execuções, não só em termos rítmicos, mas também em outras dimensões musicais. Para a análise dos dados gestuais foi denido um parâmetro escalar a partir das posições tridimensionais da campana do instrumento, calculado como sua velocidade instantânea. Os resultados mostram que quando os clarinetistas seguem a si próprios eles tendem a conservar o seu perl de movimentação "original", assim como gravado nas execuções solo. Entretanto, quando os clarinetistas seguem um outro músico, eles tendem a se afastar deste perl "original". Nestes casos, foi observado que as curvas das execuções dos clarinetistas secondos tendem a se adaptar ligeiramente às curvas das execuções dos clarinetistas primos.In this study we investigate the synchronization strategies used in performances of instrumental music ensembles, using two complementary approaches, analysis of body movements and analysis of acoustic parameters. This study is supported by two hypotheses: in the rst one it is assumed that musicians achieve better performance in terms of synchronization of the musical parameters if they follow themselves (effect known as self-other). The second hypothesis, we assume the existence of some sort of coupling between the musicians body movements and the acoustic results produced during performance. The combination of these hypotheses could indicate that the self-other effect, previously observed using acoustic data, could also be detected in musicians body movements, even without any visual contact during the performance. This would be possible if the player assuming the role of "follower"could somehow adapt his gestural pattern to the gestural pattern of the "leader"clarinetist. This study attempts to answer the following questions: (1) Is the synchronization of acoustic parameters reected in the movement of musicians? (2) Is this synchronization also reected in other acoustic features? To answer this questions, we analyzed the performances of professional clarinetists in a simulated orchestral environment. We conducted one experiment divided in two sessions: In the rst session, musicians were instructed to play as rst clarinetist (primo), i.e., following their own interpretative intentions. In the second session, musicians were instructed to play as second clarinetist (secondos), following the recordings of primo clarinetists from the rst section, including those executed by themselves. Analysis of acoustic variables was performed on ve parameters: Articulation Index, Normalized IOI, Legato Index, Log Attack Time and Loudness. The results show that the participants tend to follow more efciently their own recordings, not only in rhythmical terms, but also in other musical dimensions. For gesture data analysis, a single scalar parameter was dened using the three-dimensional positions of the clarinet bell, calculated as the instantaneous speed. The results indicate that when clarinetists follow themselves they tend to retain their "original" gestural prole, as recorded in the solo executions. However, when they follow other clarinetists, they tend to deviate fromthis "original"prole. In these cases, it was observed that the curves of secondos clarinetists tend to slightly adapt to the curves of primo clarinetists.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaMúsicaAnálise dos padrões de sincronização em duos de clarineta a partir de parâmetros acústicos e cinemáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdavi_mota_2012.pdfapplication/pdf4214201https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-95LHQG/1/davi_mota_2012.pdf41906b841d8d74b1949e14de5b7e17faMD51TEXTdavi_mota_2012.pdf.txtdavi_mota_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain138238https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-95LHQG/2/davi_mota_2012.pdf.txt383d070810b775bf5437f47d739c81b1MD521843/AAGS-95LHQG2019-11-14 11:49:14.017oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-95LHQGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:49:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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