Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMA |
Resumo: | Essa dissertação realiza uma desmontagem do trabalho cênico João-de-Barros, sintonizada aos princípios de Diéguez (2014, 2009). Tal procedimento investigativo propõe a revisão de poéticas artísticas, tornando visíveis os caminhos do processo criativo, as tessituras da cena, as escolhas éticas e políticas, dúvidas e reflexões que atravessam o criador e sua invenção, em conexão com o mundo. Outro princípio metodológico desta dissertação é a autobiografia: caminho potente para pesquisas artísticas ao partir da história de vida, revendo bases teóricas e filosóficas de nossas escolhas. Assim, narro, descrevo e comento parte da minha biografia e também percursos vividos na pós-graduação e que se desdobram nas reflexões da pesquisa: análise descritiva feita a partir de textos de espectadores do meu trabalho cênico, de modo a doar sentidos e significados entremeando conversas com poesia, filosofia, teatro, infância e memórias do processo criativo. Ao final verticalizo as reflexões que a desmontagem proporcionou, elaborando alguns princípios rumo ao teatro para e com a infância. A dissertação contribui para estudos criativos que mesclem literatura e discursividade teatral, bem como para o pensamento de práticas cênicas contemporâneas que tematizem a infância. |
id |
UFMG_9b8846009f72e0331cb8b01647c42a2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBLQMA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marina Marcondes MachadoMarcos Antonio AlexandreRaquel Castro de SouzaCharles Valadares Tomaz de Araujo2019-08-14T17:51:12Z2019-08-14T17:51:12Z2019-02-25http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMAEssa dissertação realiza uma desmontagem do trabalho cênico João-de-Barros, sintonizada aos princípios de Diéguez (2014, 2009). Tal procedimento investigativo propõe a revisão de poéticas artísticas, tornando visíveis os caminhos do processo criativo, as tessituras da cena, as escolhas éticas e políticas, dúvidas e reflexões que atravessam o criador e sua invenção, em conexão com o mundo. Outro princípio metodológico desta dissertação é a autobiografia: caminho potente para pesquisas artísticas ao partir da história de vida, revendo bases teóricas e filosóficas de nossas escolhas. Assim, narro, descrevo e comento parte da minha biografia e também percursos vividos na pós-graduação e que se desdobram nas reflexões da pesquisa: análise descritiva feita a partir de textos de espectadores do meu trabalho cênico, de modo a doar sentidos e significados entremeando conversas com poesia, filosofia, teatro, infância e memórias do processo criativo. Ao final verticalizo as reflexões que a desmontagem proporcionou, elaborando alguns princípios rumo ao teatro para e com a infância. A dissertação contribui para estudos criativos que mesclem literatura e discursividade teatral, bem como para o pensamento de práticas cênicas contemporâneas que tematizem a infância.Esta tesis realiza un desmontaje del trabajo escénicoJoão-de-Barros, en sintonía con los principios de Dieguez(2014,2009). Dicho procedimiento investigativo propone la revisión de poéticas artísticas, haciendo visibles los caminos del proceso creativo, las tesituras de la escena, las elecciones éticas y políticas, dudas y reflexiones que atraviesan al creador ysu investigación, en conexión con el mundo a su alrededor. Otro principio metodológico de esa tesis es la autobiografía: potente camino para las investigaciones artísticas a partir de la historia de vida, revisando las bases teóricas y filosóficas de nuestras elecciones. Así, narro, describo y comento parte de mi biografía además de los recorridos hechos en el postgrado y que se desdoblan en las reflexiones de la investigación: análisis descriptivo hecho a partir de textos de espectadores de mi trabajo escénico, de manera que aportan sentidos y significados intercalando charlas con poesía, filosofía, teatro, niñez y memorias del proceso creativo. Al final, ordeno la información que el desmontaje generó, elaborando algunos principios rumbo al teatro para y con la niñez. La tesis contribuye a los estudios creativos que mezclan literatura y discursividad teatral, así como al pensamiento de prácticas escénicas contemporáneas que tengan como tema la niñez. Palabras-clave: teatro, autobiografía, desmontaje, niñez, Manoel de Barros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBarros, Manoel de , 1916-2014AutobiografiaRepresentação teatralCriação (Literária, artística, etc)TeatroAutobiografiaDesmontagemInfânciaManoel de BarrosTeatro é infância e memória: o menino que há no homeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdfapplication/pdf3026530https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLQMA/1/teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdfa07ae7b123b54a0fc256f890edc20a5dMD51TEXTteatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf.txtteatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf.txtExtracted texttext/plain254256https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLQMA/2/teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf.txt20a933850b1c8cc8238e9d1712cdf792MD521843/EBAP-BBLQMA2019-11-14 15:16:16.638oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBLQMARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:16:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro é infância e memória: o menino que há no homem |
title |
Teatro é infância e memória: o menino que há no homem |
spellingShingle |
Teatro é infância e memória: o menino que há no homem Charles Valadares Tomaz de Araujo Teatro Autobiografia Desmontagem Infância Manoel de Barros Barros, Manoel de , 1916-2014 Autobiografia Representação teatral Criação (Literária, artística, etc) |
title_short |
Teatro é infância e memória: o menino que há no homem |
title_full |
Teatro é infância e memória: o menino que há no homem |
title_fullStr |
Teatro é infância e memória: o menino que há no homem |
title_full_unstemmed |
Teatro é infância e memória: o menino que há no homem |
title_sort |
Teatro é infância e memória: o menino que há no homem |
author |
Charles Valadares Tomaz de Araujo |
author_facet |
Charles Valadares Tomaz de Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marina Marcondes Machado |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcos Antonio Alexandre |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Raquel Castro de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charles Valadares Tomaz de Araujo |
contributor_str_mv |
Marina Marcondes Machado Marcos Antonio Alexandre Raquel Castro de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Autobiografia Desmontagem Infância Manoel de Barros |
topic |
Teatro Autobiografia Desmontagem Infância Manoel de Barros Barros, Manoel de , 1916-2014 Autobiografia Representação teatral Criação (Literária, artística, etc) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Barros, Manoel de , 1916-2014 Autobiografia Representação teatral Criação (Literária, artística, etc) |
description |
Essa dissertação realiza uma desmontagem do trabalho cênico João-de-Barros, sintonizada aos princípios de Diéguez (2014, 2009). Tal procedimento investigativo propõe a revisão de poéticas artísticas, tornando visíveis os caminhos do processo criativo, as tessituras da cena, as escolhas éticas e políticas, dúvidas e reflexões que atravessam o criador e sua invenção, em conexão com o mundo. Outro princípio metodológico desta dissertação é a autobiografia: caminho potente para pesquisas artísticas ao partir da história de vida, revendo bases teóricas e filosóficas de nossas escolhas. Assim, narro, descrevo e comento parte da minha biografia e também percursos vividos na pós-graduação e que se desdobram nas reflexões da pesquisa: análise descritiva feita a partir de textos de espectadores do meu trabalho cênico, de modo a doar sentidos e significados entremeando conversas com poesia, filosofia, teatro, infância e memórias do processo criativo. Ao final verticalizo as reflexões que a desmontagem proporcionou, elaborando alguns princípios rumo ao teatro para e com a infância. A dissertação contribui para estudos criativos que mesclem literatura e discursividade teatral, bem como para o pensamento de práticas cênicas contemporâneas que tematizem a infância. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T17:51:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T17:51:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLQMA/1/teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLQMA/2/teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a07ae7b123b54a0fc256f890edc20a5d 20a933850b1c8cc8238e9d1712cdf792 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797973079773675520 |