Teatro é infância e memória: o menino que há no homem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Charles Valadares Tomaz de Araujo
Orientador(a): Marina Marcondes Machado
Banca de defesa: Marcos Antonio Alexandre, Raquel Castro de Souza
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMA
Resumo: Essa dissertação realiza uma desmontagem do trabalho cênico João-de-Barros, sintonizada aos princípios de Diéguez (2014, 2009). Tal procedimento investigativo propõe a revisão de poéticas artísticas, tornando visíveis os caminhos do processo criativo, as tessituras da cena, as escolhas éticas e políticas, dúvidas e reflexões que atravessam o criador e sua invenção, em conexão com o mundo. Outro princípio metodológico desta dissertação é a autobiografia: caminho potente para pesquisas artísticas ao partir da história de vida, revendo bases teóricas e filosóficas de nossas escolhas. Assim, narro, descrevo e comento parte da minha biografia e também percursos vividos na pós-graduação e que se desdobram nas reflexões da pesquisa: análise descritiva feita a partir de textos de espectadores do meu trabalho cênico, de modo a doar sentidos e significados entremeando conversas com poesia, filosofia, teatro, infância e memórias do processo criativo. Ao final verticalizo as reflexões que a desmontagem proporcionou, elaborando alguns princípios rumo ao teatro para e com a infância. A dissertação contribui para estudos criativos que mesclem literatura e discursividade teatral, bem como para o pensamento de práticas cênicas contemporâneas que tematizem a infância.
id UFMG_9b8846009f72e0331cb8b01647c42a2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBLQMA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marina Marcondes MachadoMarcos Antonio AlexandreRaquel Castro de SouzaCharles Valadares Tomaz de Araujo2019-08-14T17:51:12Z2019-08-14T17:51:12Z2019-02-25http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMAEssa dissertação realiza uma desmontagem do trabalho cênico João-de-Barros, sintonizada aos princípios de Diéguez (2014, 2009). Tal procedimento investigativo propõe a revisão de poéticas artísticas, tornando visíveis os caminhos do processo criativo, as tessituras da cena, as escolhas éticas e políticas, dúvidas e reflexões que atravessam o criador e sua invenção, em conexão com o mundo. Outro princípio metodológico desta dissertação é a autobiografia: caminho potente para pesquisas artísticas ao partir da história de vida, revendo bases teóricas e filosóficas de nossas escolhas. Assim, narro, descrevo e comento parte da minha biografia e também percursos vividos na pós-graduação e que se desdobram nas reflexões da pesquisa: análise descritiva feita a partir de textos de espectadores do meu trabalho cênico, de modo a doar sentidos e significados entremeando conversas com poesia, filosofia, teatro, infância e memórias do processo criativo. Ao final verticalizo as reflexões que a desmontagem proporcionou, elaborando alguns princípios rumo ao teatro para e com a infância. A dissertação contribui para estudos criativos que mesclem literatura e discursividade teatral, bem como para o pensamento de práticas cênicas contemporâneas que tematizem a infância.Esta tesis realiza un desmontaje del trabajo escénicoJoão-de-Barros, en sintonía con los principios de Dieguez(2014,2009). Dicho procedimiento investigativo propone la revisión de poéticas artísticas, haciendo visibles los caminos del proceso creativo, las tesituras de la escena, las elecciones éticas y políticas, dudas y reflexiones que atraviesan al creador ysu investigación, en conexión con el mundo a su alrededor. Otro principio metodológico de esa tesis es la autobiografía: potente camino para las investigaciones artísticas a partir de la historia de vida, revisando las bases teóricas y filosóficas de nuestras elecciones. Así, narro, describo y comento parte de mi biografía además de los recorridos hechos en el postgrado y que se desdoblan en las reflexiones de la investigación: análisis descriptivo hecho a partir de textos de espectadores de mi trabajo escénico, de manera que aportan sentidos y significados intercalando charlas con poesía, filosofía, teatro, niñez y memorias del proceso creativo. Al final, ordeno la información que el desmontaje generó, elaborando algunos principios rumbo al teatro para y con la niñez. La tesis contribuye a los estudios creativos que mezclan literatura y discursividad teatral, así como al pensamiento de prácticas escénicas contemporáneas que tengan como tema la niñez. Palabras-clave: teatro, autobiografía, desmontaje, niñez, Manoel de Barros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBarros, Manoel de , 1916-2014AutobiografiaRepresentação teatralCriação (Literária, artística, etc)TeatroAutobiografiaDesmontagemInfânciaManoel de BarrosTeatro é infância e memória: o menino que há no homeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdfapplication/pdf3026530https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLQMA/1/teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdfa07ae7b123b54a0fc256f890edc20a5dMD51TEXTteatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf.txtteatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf.txtExtracted texttext/plain254256https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLQMA/2/teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf.txt20a933850b1c8cc8238e9d1712cdf792MD521843/EBAP-BBLQMA2019-11-14 15:16:16.638oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBLQMARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:16:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
title Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
spellingShingle Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
Charles Valadares Tomaz de Araujo
Teatro
Autobiografia
Desmontagem
Infância
Manoel de Barros
Barros, Manoel de , 1916-2014
Autobiografia
Representação teatral
Criação (Literária, artística, etc)
title_short Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
title_full Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
title_fullStr Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
title_full_unstemmed Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
title_sort Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
author Charles Valadares Tomaz de Araujo
author_facet Charles Valadares Tomaz de Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marina Marcondes Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Antonio Alexandre
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raquel Castro de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Charles Valadares Tomaz de Araujo
contributor_str_mv Marina Marcondes Machado
Marcos Antonio Alexandre
Raquel Castro de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Autobiografia
Desmontagem
Infância
Manoel de Barros
topic Teatro
Autobiografia
Desmontagem
Infância
Manoel de Barros
Barros, Manoel de , 1916-2014
Autobiografia
Representação teatral
Criação (Literária, artística, etc)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Barros, Manoel de , 1916-2014
Autobiografia
Representação teatral
Criação (Literária, artística, etc)
description Essa dissertação realiza uma desmontagem do trabalho cênico João-de-Barros, sintonizada aos princípios de Diéguez (2014, 2009). Tal procedimento investigativo propõe a revisão de poéticas artísticas, tornando visíveis os caminhos do processo criativo, as tessituras da cena, as escolhas éticas e políticas, dúvidas e reflexões que atravessam o criador e sua invenção, em conexão com o mundo. Outro princípio metodológico desta dissertação é a autobiografia: caminho potente para pesquisas artísticas ao partir da história de vida, revendo bases teóricas e filosóficas de nossas escolhas. Assim, narro, descrevo e comento parte da minha biografia e também percursos vividos na pós-graduação e que se desdobram nas reflexões da pesquisa: análise descritiva feita a partir de textos de espectadores do meu trabalho cênico, de modo a doar sentidos e significados entremeando conversas com poesia, filosofia, teatro, infância e memórias do processo criativo. Ao final verticalizo as reflexões que a desmontagem proporcionou, elaborando alguns princípios rumo ao teatro para e com a infância. A dissertação contribui para estudos criativos que mesclem literatura e discursividade teatral, bem como para o pensamento de práticas cênicas contemporâneas que tematizem a infância.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:51:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:51:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMA
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLQMA/1/teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLQMA/2/teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a07ae7b123b54a0fc256f890edc20a5d
20a933850b1c8cc8238e9d1712cdf792
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973079773675520