Análise dos acidentes nas rodovias federais concedidas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cláudio Renê Valadares Lobato
Orientador(a): Antonio Artur de Souza
Banca de defesa: Nilson Tadeu Ramos Nunes, Renata Lucia Magalhaes de Oliveira, Tiago Alves Schieber de Jesus
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BATJRD
Resumo: Os acidentes de trânsito são um dos principais fatores para o elevado número de óbitos no país e também no mundo. Em 2017, o total de acidentes registrados nas rodovias federais policiadas resultou em prejuízo de R$ 10,77 bilhões para o país. Os acidentes nas rodovias federais concedidas ocorrem em trechos rodoviários estratégicos para o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil e em rodovias com os maiores volumes de tráfego do país. Até julho de 2018, existiam mais de 9.000 quilômetros de trechos rodoviários concedidos e distribuídos nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país, e que englobavam um total 20 empresas criadas especificamente com o propósito de administrar a concessão durante o seu prazo de contrato. A necessidade de provocar e dar maior atenção ao tema acidentes em rodovias é decorrente da inexistência de estudos específicos e comparativos a respeito desse assunto nos trechos rodoviários federais concedidos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a evolução dos acidentes nas rodovias federais concedidas pela união. Dessa forma, como objetivos específicos destacam-se: i) a identificação de padrões em relação às responsabilidades das concessionárias, com base nas obras, nos serviços previstos e nas etapas de concessão; ii) a análise da evolução do embasamento legal das responsabilidades das concessionárias; iii) a análise dos acidentes, com foco na evolução geral, nas concessões, e nas especificidades; iv) a análise de relações causais entre atributos (geométricos e intervenções nas rodovias) e a severidade e a frequência dos acidentes rodoviários; v) a proposição de estratégias para melhorias do monitoramento de acidentes em rodovias concedidas. A metodologia aplicada teve como base a análise da taxa de acidentes e da taxa de severidade dos acidentes, a análise das estatísticas descritivas (média, coeficiente de variação, interquartil, dentre outros), o teste de Wilcoxon e dos Mínimos Quadrados Ordinários - MQO. Os resultados identificados, também, permitiram sugerir elementos para uma futura proposta de instrumento para monitoramento de acidentes, e com isso possibilitarão aos envolvidos analisar e realizar a comparação da evolução dos acidentes entre as concessões de forma padronizada
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A necessidade de provocar e dar maior atenção ao tema acidentes em rodovias é decorrente da inexistência de estudos específicos e comparativos a respeito desse assunto nos trechos rodoviários federais concedidos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a evolução dos acidentes nas rodovias federais concedidas pela união. Dessa forma, como objetivos específicos destacam-se: i) a identificação de padrões em relação às responsabilidades das concessionárias, com base nas obras, nos serviços previstos e nas etapas de concessão; ii) a análise da evolução do embasamento legal das responsabilidades das concessionárias; iii) a análise dos acidentes, com foco na evolução geral, nas concessões, e nas especificidades; iv) a análise de relações causais entre atributos (geométricos e intervenções nas rodovias) e a severidade e a frequência dos acidentes rodoviários; v) a proposição de estratégias para melhorias do monitoramento de acidentes em rodovias concedidas. A metodologia aplicada teve como base a análise da taxa de acidentes e da taxa de severidade dos acidentes, a análise das estatísticas descritivas (média, coeficiente de variação, interquartil, dentre outros), o teste de Wilcoxon e dos Mínimos Quadrados Ordinários - MQO. Os resultados identificados, também, permitiram sugerir elementos para uma futura proposta de instrumento para monitoramento de acidentes, e com isso possibilitarão aos envolvidos analisar e realizar a comparação da evolução dos acidentes entre as concessões de forma padronizadaTraffic accidents are one of the main factors to high numbers of deaths in our country and in the world as a whole. In 2017, the total number of recorded accidents on policed federal highways resulted in a loss of R$ 10.77 billion for the country. The accidents on privately operated federal highways occur in segments that are strategical to the development of Brazilian infrastructure. They are located in highways in which traffic is very intense. Up to July 2018, there were more than 9,000 kilometers of highways passed from public to private operation. These segments are located in the South, Southeast, Northeast and Midwest regions of the country. 20 companies were created specifically with the purpose of managing these concessions during the length of the contracts. The need to promote and to pay more attention to the subject of accidents in highways is due to the lack of specific and comparative studies about this matter in segments of federal highways that are privately operated. In this context, the main objective of this dissertation is to analyze the evolution accidents rates on privately operated federal highways. The following specific objectives were derived from the main one: i) the identification of responsibility standards of concessionary companies, based on both the services rendered and the stages of contract; ii) the analysis of the evolution of the legal base that bound the concessionary companies responsibilities; iii) the analysis of accident rates, focusing on the general evolution of accidents, on concessions, and on highway characteristics; iv) the analysis of causal relationships between attributes (geometric and interventions on highways) and the severity and frequency of road accidents; v) the proposition of strategies for improving the monitoring of accidents on privately operated highways. The applied methodology was based on the analysis of accidents and seriousness rates, the analysis of descriptive statistics (average, coefficient of variation, interquartile, among others), of Wilcoxon test, and of Ordinary Least Squares - OLS. The identified results also allowed us to suggest elements for a future proposal of instrumentsto be used for monitoring accidents. Those may make it possible for professions to analyze and to carry out the comparison of accidents evolution in privately operated highways, based on a standardized methodologyUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGRodoviasAcidentes de transitoTransportesConcessões administrativasSegurança viáriaAcidenteRodoviaConcessão rodoviáriaAnálise dos acidentes nas rodovias federais concedidas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_cl_udio_r_v_lobato.pdfapplication/pdf4963693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BATJRD/1/disserta__o_cl_udio_r_v_lobato.pdf8c8d97d81c9642d4c4e5da74dc4751e7MD51TEXTdisserta__o_cl_udio_r_v_lobato.pdf.txtdisserta__o_cl_udio_r_v_lobato.pdf.txtExtracted texttext/plain287046https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BATJRD/2/disserta__o_cl_udio_r_v_lobato.pdf.txtc3d04861a110e209919710717e9b1369MD521843/RAOA-BATJRD2019-11-14 13:37:18.119oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BATJRDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:37:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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