Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII
Ano de defesa: | 2011 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/EJAO-8JXLA7 |
Resumo: | A presente tese e uma reflexao sobre os significados, os usos e a producao de manuscritos adornados no Brasil durante o seculo XVIII, tendo como fonte de analise principal os livros de compromisso de irmandades leigas. A pratica colonial e inserida no contexto internacional da cultura escrita da Era Moderna, especialmente em sua relação com a experiencia iberica. Sao analisadas as interacoes tecnicas, esteticas e iconograficas do contexto ibero ]americano, bem como identificadas algumas das fontes modelares textuais e graficas que regeram a execucao dos documentos, possibilitando igualmente acompreensao do dialogo estabelecido com outras formas de expressao visual proprias do seculo XVIII. Os significados dos documentos adornados sao interpretados em sua situacao historica, a partir das condicoes materiais com as quais se constituiram e das atividades, sujeitos e instituicoes que giraram em torno da sua produção, circulacao, recepcao e preservacao. As informacoes visuais sao utilizadas profusamente para recolha de informacoes, tendo em vista que os objetos da cultura material das sociedades trazemem sua concepcao visual uma correspondencia com os valores socialmente aceitos em uma determinada epoca e sao expressoes materiais dos modos de viver. E considerado que a atividade da ornamentacao de documentos estava plenamente viva durante o seculo XVIII e os investimentos feitos eram uma pratica distendida socialmente. Variados grupos sociais, da elite as camadas populares, fizeramuso da escrita, em suas formas graficas rebuscadas ou mais simplificadas. O aprendizado das normas e das tecnicas podia ser feito em graus variados e nao descartava o autodidatismo. As dinamicas aplicacoes das regras assinalam que os usos que se faziamda escrita estavam alem do ambito exclusivo dos grupos de letrados. |
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Junia Ferreira FurtadoLuiz Carlos VillaltaYacy-ara Froner GonçalvesTiago Edmundo Costa SampaioAna Paula TorresMarcia Almada2019-08-14T12:39:37Z2019-08-14T12:39:37Z2011-07-15http://hdl.handle.net/1843/EJAO-8JXLA7A presente tese e uma reflexao sobre os significados, os usos e a producao de manuscritos adornados no Brasil durante o seculo XVIII, tendo como fonte de analise principal os livros de compromisso de irmandades leigas. A pratica colonial e inserida no contexto internacional da cultura escrita da Era Moderna, especialmente em sua relação com a experiencia iberica. Sao analisadas as interacoes tecnicas, esteticas e iconograficas do contexto ibero ]americano, bem como identificadas algumas das fontes modelares textuais e graficas que regeram a execucao dos documentos, possibilitando igualmente acompreensao do dialogo estabelecido com outras formas de expressao visual proprias do seculo XVIII. Os significados dos documentos adornados sao interpretados em sua situacao historica, a partir das condicoes materiais com as quais se constituiram e das atividades, sujeitos e instituicoes que giraram em torno da sua produção, circulacao, recepcao e preservacao. As informacoes visuais sao utilizadas profusamente para recolha de informacoes, tendo em vista que os objetos da cultura material das sociedades trazemem sua concepcao visual uma correspondencia com os valores socialmente aceitos em uma determinada epoca e sao expressoes materiais dos modos de viver. E considerado que a atividade da ornamentacao de documentos estava plenamente viva durante o seculo XVIII e os investimentos feitos eram uma pratica distendida socialmente. Variados grupos sociais, da elite as camadas populares, fizeramuso da escrita, em suas formas graficas rebuscadas ou mais simplificadas. O aprendizado das normas e das tecnicas podia ser feito em graus variados e nao descartava o autodidatismo. As dinamicas aplicacoes das regras assinalam que os usos que se faziamda escrita estavam alem do ambito exclusivo dos grupos de letrados.La presente these est une reflexion sur les sens, les utilisations et la production de manuscrits embellis au Bresil pendant le 18e siecle, en prenant comme source principale d fanalyse les livres reglementaires de confreries laiques. La pratique coloniale est inseree dans le contexte international de la culture ecrite de l fAge Moderne, specialement danssa relation avec l fexperience iberique. Sont analysees les interactions techniques, esthetiques et iconographiques du contexte ibero ]americain ainsi comme sont identifiees quelques sources modeles, textuelles et graphiques, qui ont guide l fexecution des documents, en facilitant egalement la comprehension du dialogue engage avec d fautres formes d fexpression visuelle propres au 18e siecle. Les sens des documents embellis sont interpretes dans leur contexte historique, a partir des conditions materielles avec lesquelles ils se sont constitues et des activites, des sujets et des institutions qui ont tourne autour de leur production, circulation, reception et preservation. Les informations visuelles sont utilisees profusement dans la collecte d finformations, en tenant compte du fait que les objets de la culture materielle des societes portent dans leur conception visuelle une correspondance avec les valeurs socialement acceptees dans une epoque determinee et qu fils sont des expressions materielles des facons de vivre. Il est admis que l factivite d fembellissement de documents etait pleinement en cours pendant le 18e siecle et les investissements etaient une pratique etendue socialement. Divers groupes sociaux, de l felite aux couches populaires, ont fait usage de l fecriture dans ses formes graphiques, recherchees ou plus simplifiees. L fapprentissage des normes et des techniques pouvait etre fait a des degres divers et n fecartait pas l fautodidactisme. Les applications dynamiques des regles montrent que les usages qui etaient faits de l fecriture se situaient au ]dela du cercle exclusif des groupes de lettres.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCaligrafia Séc XVIIIEstética Séc XVIIIHistóriaBrasil História Séc XVIIIManuscritos Séc XVIIIPintura Sec XVIIIManuscritosPinturaCaligrafiaIconografiaSéculo XVIIIDas artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalmada___das_artes_da_pena_e_do_pincel.pdfapplication/pdf81777407https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJAO-8JXLA7/1/almada___das_artes_da_pena_e_do_pincel.pdf21320bb21fd9e4a390f1d1a159c7ff27MD51TEXTalmada___das_artes_da_pena_e_do_pincel.pdf.txtalmada___das_artes_da_pena_e_do_pincel.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJAO-8JXLA7/2/almada___das_artes_da_pena_e_do_pincel.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/EJAO-8JXLA72019-11-14 13:06:49.425oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJAO-8JXLA7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:06:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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