Viola de dez cordas: entre a tradição e a contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Renato Teixeira Almeida
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas
Banca de defesa: Eduardo Campolina Viana Loureiro, Glaura Lucas
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9G3H4H
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, primeiramente, procurar compreender, através de uma análise crítica da história da viola de dez cordas, como se formou e onde se iniciou a tradição caipira do instrumento. Por quais significações e ressignificações que a viola de dez cordas passou até ser compreendida como viola caipira e quais são os índices e ícones que compõem essa tradição caipira do instrumento, sejam eles musicais ou extra-musicais. Além disso, procurou-se compreender, também, como essa tradição é entendida e como ela se apresenta, nos dias atuais. Após isso, o próximo objetivo foi discutir como as noções de tradição e contemporaneidade agem sobre a viola com relação aos níveis de execução, recepção, aprendizado ou transmissão de modo a trans-formar, ou não, a sua imagem até então, intimamente relacionada ao mundo caipira. Além disso, procurou-se avaliar se, e até que ponto, esse novo cenário, que parece pletórico de dualismos, hora antagônicos, hora complementares, influencia e molda a performance dos violeiros de diferentes gerações, nos dias atuais. Para a obtenção dos objetivos, foram realizados questionários normatizados com pessoas afeitas ao mundo da viola nos dias de hoje, sejam eles profissionais, amadores ou aficcionados pelo instrumento. Para um melhor embasamento da discussão do trabalho, também foram colhidos depoimentos de nomes reconhecidos atualmente como de grande importância para a construção da imagem da viola de dez cordas. Esses dados foram confrontados entre si, com a literatura e com a opinião do autor do trabalho, este, também, um profissional das dez cordas.
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