O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Lucila Pereira da Silva Basile
Orientador(a): Jose Newton Coelho Meneses
Banca de defesa: Maria Alice Volpe, Francisco Jose Gomes Damasceno, Flavio Terrigno Barbeitas
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAVE28
Resumo: Na tese, discute-se a música urbana em Fortaleza nos anos de 1920, por meio das produções musicais para piano e da sociabilidade dos músicos que, ao longo do tempo, se tornaram anônimos ou só se os encontra em fragmentos de memória, caracterizados por uma inscrição afetiva no tempo (partitura, cartão de baile, recado amoroso na imprensa, gravação musical). Questionam-se as valorações estéticas e sócio-históricas que ignoraram boa parte desse repertório, vinculando-o a um lugar menor na história da música brasileira, por meio, sobretudo, da categoria, um tanto indefinida, de música ligeira, que permaneceu em nosso pensamento social como aquela que não se adequava aos parâmetros de uma música considerada artística, e mesmo no que seconvencionou denominar música popular brasileira. Uma leitura mais acurada, sem julgamentos apriorísticos de gosto, que leve em conta as apropriações culturais e a inserção desses músicos nos espaços da cidade, além da análise dos documentos musicais, revela como mais complexa as relações entre os campos música ligeira, música artística e música popular, relativizando lugares cristalizados na história sociocultural da música brasileira. Com isso, torna-se conhecível a variedade de práticas musicais, incluindo a emergência do trabalho do músico na cidade, vinculado à popularização do piano, tais como a música para o cinema mudo e a música de dança para os salões e clubes.
id UFMG_ad0ff9adbbd0f1233adc4e9b7693863e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAVE28
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Newton Coelho MenesesAna Claudia de AssisMaria Alice VolpeFrancisco Jose Gomes DamascenoFlavio Terrigno BarbeitasLucila Pereira da Silva Basile2019-08-14T08:48:20Z2019-08-14T08:48:20Z2015-12-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAVE28Na tese, discute-se a música urbana em Fortaleza nos anos de 1920, por meio das produções musicais para piano e da sociabilidade dos músicos que, ao longo do tempo, se tornaram anônimos ou só se os encontra em fragmentos de memória, caracterizados por uma inscrição afetiva no tempo (partitura, cartão de baile, recado amoroso na imprensa, gravação musical). Questionam-se as valorações estéticas e sócio-históricas que ignoraram boa parte desse repertório, vinculando-o a um lugar menor na história da música brasileira, por meio, sobretudo, da categoria, um tanto indefinida, de música ligeira, que permaneceu em nosso pensamento social como aquela que não se adequava aos parâmetros de uma música considerada artística, e mesmo no que seconvencionou denominar música popular brasileira. Uma leitura mais acurada, sem julgamentos apriorísticos de gosto, que leve em conta as apropriações culturais e a inserção desses músicos nos espaços da cidade, além da análise dos documentos musicais, revela como mais complexa as relações entre os campos música ligeira, música artística e música popular, relativizando lugares cristalizados na história sociocultural da música brasileira. Com isso, torna-se conhecível a variedade de práticas musicais, incluindo a emergência do trabalho do músico na cidade, vinculado à popularização do piano, tais como a música para o cinema mudo e a música de dança para os salões e clubes.This thesis discusses the urban music in Fortaleza in the 1920s by the musical productions for piano and the sociability of musicians who, over time, became anonymous or just found in fragments of memory, characterized by an affective record in time (musical score, souvenirs like dance card, love message in the press, sound recording). Its questioned the aesthetic and socio-historical values which ignored much of that repertoire, linking it to a lowest place in the Brazilian music history by above all the category, somewhat undefined, of light music, which remained in our social thought as one that did not fit the parameters of a music considered artistic, and even as the so-called Brazilian popular music. A more accurate reading without a priori judgments of taste that takes into account the cultural appropriations and the insertion ofthose musicians in city spaces, as well as the analysis of musical documents, reveal how were more complex the relations between the fields light music, art music and popular music, deconstructing crystallized positions in the sociocultural history of Brazilian music. Thus, its knowable a variety of musical practices, including the emergence of the musician's work in the city linked to the popularization of the piano,such as the music for silent movies and for club and ballroom dance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica Ceará HistóriaHistóriaMúsica popular BrasilMúsicaTópicas e Gestos e Profissão do MúsicoHistória da Música no CearáMúsica ligeiraEstética da MúsicaO piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese__lucila_pereira_da_silva_basile.pdfapplication/pdf11165364https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAVE28/1/tese__lucila_pereira_da_silva_basile.pdf669766006c8a31454fc4a47cf13ee962MD51TEXTtese__lucila_pereira_da_silva_basile.pdf.txttese__lucila_pereira_da_silva_basile.pdf.txtExtracted texttext/plain727423https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAVE28/2/tese__lucila_pereira_da_silva_basile.pdf.txt89c888fe1fcb8e8cf69039e9fb9a014bMD521843/BUBD-AAVE282019-11-14 16:11:52.963oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAVE28Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:11:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
title O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
spellingShingle O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
Lucila Pereira da Silva Basile
Tópicas e Gestos e Profissão do Músico
História da Música no Ceará
Música ligeira
Estética da Música
Música Ceará História
História
Música popular Brasil
Música
title_short O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
title_full O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
title_fullStr O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
title_full_unstemmed O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
title_sort O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
author Lucila Pereira da Silva Basile
author_facet Lucila Pereira da Silva Basile
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Newton Coelho Meneses
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ana Claudia de Assis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Alice Volpe
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Jose Gomes Damasceno
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucila Pereira da Silva Basile
contributor_str_mv Jose Newton Coelho Meneses
Ana Claudia de Assis
Maria Alice Volpe
Francisco Jose Gomes Damasceno
Flavio Terrigno Barbeitas
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicas e Gestos e Profissão do Músico
História da Música no Ceará
Música ligeira
Estética da Música
topic Tópicas e Gestos e Profissão do Músico
História da Música no Ceará
Música ligeira
Estética da Música
Música Ceará História
História
Música popular Brasil
Música
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música Ceará História
História
Música popular Brasil
Música
description Na tese, discute-se a música urbana em Fortaleza nos anos de 1920, por meio das produções musicais para piano e da sociabilidade dos músicos que, ao longo do tempo, se tornaram anônimos ou só se os encontra em fragmentos de memória, caracterizados por uma inscrição afetiva no tempo (partitura, cartão de baile, recado amoroso na imprensa, gravação musical). Questionam-se as valorações estéticas e sócio-históricas que ignoraram boa parte desse repertório, vinculando-o a um lugar menor na história da música brasileira, por meio, sobretudo, da categoria, um tanto indefinida, de música ligeira, que permaneceu em nosso pensamento social como aquela que não se adequava aos parâmetros de uma música considerada artística, e mesmo no que seconvencionou denominar música popular brasileira. Uma leitura mais acurada, sem julgamentos apriorísticos de gosto, que leve em conta as apropriações culturais e a inserção desses músicos nos espaços da cidade, além da análise dos documentos musicais, revela como mais complexa as relações entre os campos música ligeira, música artística e música popular, relativizando lugares cristalizados na história sociocultural da música brasileira. Com isso, torna-se conhecível a variedade de práticas musicais, incluindo a emergência do trabalho do músico na cidade, vinculado à popularização do piano, tais como a música para o cinema mudo e a música de dança para os salões e clubes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T08:48:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T08:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAVE28
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAVE28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAVE28/1/tese__lucila_pereira_da_silva_basile.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAVE28/2/tese__lucila_pereira_da_silva_basile.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 669766006c8a31454fc4a47cf13ee962
89c888fe1fcb8e8cf69039e9fb9a014b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890972585689088