Identificação com o agressor: interfaces conceituais e implicações para o estudoda violência sexual infantil
Ano de defesa: | 2011 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PSGPY |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma análise da noção de identificação com o agressor, tal como foi elaborada por Sándor Ferenczi em 1933. Com o objetivo de investigar em profundidade, abordamos os mecanismos mais básicos subjacentes à identificação com o agressor, tal como foram utilizados por Ferenczi em sua descrição: a identificação, a clivagem e a introjeção. Para essa investigação, pesquisamos os conceitos de identificação e clivagem na psicanálise freudiana, promovendo uma comparação com o uso destes conceitos no texto ferencziano. A noção de introjeção foi abordada a partir de Ferenczi, sendo enfatizadas as diferenças entre sua ignificação em 1909/1912 e em 1933. Além disso, buscando compreender a identificação com o agressor, elencamos alguns fatores importantesque se conjugam para o estabelecimento do trauma decorrente do abuso sexual infantil no psiquismo infantil e, para isso, recorremos à noção freudiana de séries complementares |
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Cassandra Pereira FrancaFlavio Roberto Carvalho FerrazMaria Teresa de Melo CarvalhoAnna Paula Njaime Mendes2019-08-09T18:42:12Z2019-08-09T18:42:12Z2011-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PSGPYO presente trabalho consiste em uma análise da noção de identificação com o agressor, tal como foi elaborada por Sándor Ferenczi em 1933. Com o objetivo de investigar em profundidade, abordamos os mecanismos mais básicos subjacentes à identificação com o agressor, tal como foram utilizados por Ferenczi em sua descrição: a identificação, a clivagem e a introjeção. Para essa investigação, pesquisamos os conceitos de identificação e clivagem na psicanálise freudiana, promovendo uma comparação com o uso destes conceitos no texto ferencziano. A noção de introjeção foi abordada a partir de Ferenczi, sendo enfatizadas as diferenças entre sua ignificação em 1909/1912 e em 1933. Além disso, buscando compreender a identificação com o agressor, elencamos alguns fatores importantesque se conjugam para o estabelecimento do trauma decorrente do abuso sexual infantil no psiquismo infantil e, para isso, recorremos à noção freudiana de séries complementaresThis paper analyses the identification with the aggressor concept, introduced by Sándor Ferenczi in 1933. In order to deepen this investigation, the following basic notions were chosen based on Ferenczis description of the identification with the aggressor: identification, splitting and introjection. The investigation consisted ofresearch on the identification and splitting concepts within freudian psychoanalysis, in order to compare the utilization of these terms by Ferenczi. Acknowledging the notion of introjection began to be used by Ferenczi, differences in its utilization by the author in 1909/1912 and 1933 were highlighted in this paper. In addition, this paper enumerates important factors that comprise the occurrence of trauma caused bysexual abuse in child psychism, while also trying to understand the identification with the aggressor and, thereby, utilizing the freudian notion of complementary seriesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGerenczi, Sandor, 1873-1933PsicanáliseVítimas de abuso sexualCrime sexual contra as criançasPsicologiaIdentificação com o agressorIntrojeçãoIdentificaçãoAbuso sexual infantilClivagemTraumaIdentificação com o agressor: interfaces conceituais e implicações para o estudoda violência sexual infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelementos_pr__textuais_anna_paula_n_mendes_2011.pdfapplication/pdf105593https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PSGPY/1/elementos_pr__textuais_anna_paula_n_mendes_2011.pdfd7731740358ed80b30ebede34f245721MD51disserta__o_anna_paula_njaime_mendes_2011.pdfapplication/pdf619205https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PSGPY/2/disserta__o_anna_paula_njaime_mendes_2011.pdfdaa8104542ee3fdd1f1ff2689d4939b8MD52TEXTelementos_pr__textuais_anna_paula_n_mendes_2011.pdf.txtelementos_pr__textuais_anna_paula_n_mendes_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain6255https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PSGPY/3/elementos_pr__textuais_anna_paula_n_mendes_2011.pdf.txtbe1ffb616dc1d3729fd38bc53d25e36cMD53disserta__o_anna_paula_njaime_mendes_2011.pdf.txtdisserta__o_anna_paula_njaime_mendes_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain251318https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PSGPY/4/disserta__o_anna_paula_njaime_mendes_2011.pdf.txt1a4d030313bf8f7c98a541d935a99a70MD541843/BUOS-8PSGPY2019-11-14 08:19:08.634oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8PSGPYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:19:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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