A formação do professor pesquisador na produção científica dos encontros nacionais de didática e prática de ensino: 1994-2000

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Silvana Ventorim
Orientador(a): Maria de Lourdes Rocha de Lima
Banca de defesa: Hermengarda Alves Ludke, Janete Magalhães Carvalho, Maria Rita Neto Sales Oliveira, Angela Imaculada L de F Dalben, Heitor Garcia de Carvalho
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EPZ5
Resumo: Objetiva investigar o debate sobre a formação do professor pesquisador na produção científica dos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (1994- 2000), de modo a apreender e sistematizar conceitos, argumentos, hipóteses e implicações por meio dos quais se constitui a relação pesquisa, formação do professor e prática pedagógica. O repertório de conhecimentos sobre a formação do professor pesquisador captado nos ENDIPEs se complementa com relações entre a sua produção acadêmica e a perspectiva emergente de ciência. Assume como pressuposto que os ENDIPEs refletem, promovem e provocam o debate sobre o movimento da formação do professor pesquisador, o que afirma a formação do professor mediada pela pesquisa. Orienta-se pela pesquisa documental bibliográfica que reconhece o status político e epistemológico dos documentos, pois eles estabelecem a relação entre discursos e práticas no campo da educação. As fontes foram documentos impressos (anais e livros) e documentos em meios eletrônicos. A análise dos 77 trabalhos dos VII, VIII, IX e X ENDIPEs revelou que a produção científica considera a formação do professor pesquisador numa dimensão política e epistemológica que propõe a ressignificação do papel do professor e a reinvenção de formas de poderes e saberes. Pelo movimento interno dos trabalhos, confirmou- se a idéia de que a formação do professor pesquisador constituiu-se pelos ENDIPEs, em que pesquisa e ensino integram saberes, sujeitos, objetos, teorias, práticas e instituições. Indicou a realização da pesquisa na formação e na prática do professor como possível para uma formação e uma prática docente de qualidade, potencializando o desenvolvimento profissional, a melhoria da prática e a produção de conhecimentos sobre o ensino, o que implicou identidades complementares da pesquisa. Aponta a necessidade de uma diferente relação com o conhecimento e seu processo de produção, baseada na diversidade e na abertura de pensamento, no repensar as certezas e indicar outras lógicas e novas explicações, na comunicação e no compromisso profissional, o que implica o exercício da dúvida e do questionamento, tendo em vista uma concepção processual de conhecimento. A compreensão da identidade da pesquisa na formação e na prática de professores, que exige investigação e intervenção, pressupõe aprofundar conceitos como conhecimento e intervenção, papel do professor e do pesquisador, teoria e prática e produção de conhecimento. Considera que o processo investigativo com/pelos professores aponta a necessidade de revisões de diversas naturezas, sobretudo na própria pesquisa, no processo de produção de conhecimento e nas relações sociais entre pesquisadores e professores. Indica como fundamental a discussão sobre o conceito, o papel e a importância da pesquisa. Pelos e nos ENDIPEs, o objeto de estudo desta tese progrediu e fortaleceu-se, incorporando-se no fazer a formação e a prática do professor, fazendo, como um movimento em construção, progredindo e fortalecendo os próprios ENDIPEs como campo de expressão de vastas experiências na área científica da educação.
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Assume como pressuposto que os ENDIPEs refletem, promovem e provocam o debate sobre o movimento da formação do professor pesquisador, o que afirma a formação do professor mediada pela pesquisa. Orienta-se pela pesquisa documental bibliográfica que reconhece o status político e epistemológico dos documentos, pois eles estabelecem a relação entre discursos e práticas no campo da educação. As fontes foram documentos impressos (anais e livros) e documentos em meios eletrônicos. A análise dos 77 trabalhos dos VII, VIII, IX e X ENDIPEs revelou que a produção científica considera a formação do professor pesquisador numa dimensão política e epistemológica que propõe a ressignificação do papel do professor e a reinvenção de formas de poderes e saberes. Pelo movimento interno dos trabalhos, confirmou- se a idéia de que a formação do professor pesquisador constituiu-se pelos ENDIPEs, em que pesquisa e ensino integram saberes, sujeitos, objetos, teorias, práticas e instituições. Indicou a realização da pesquisa na formação e na prática do professor como possível para uma formação e uma prática docente de qualidade, potencializando o desenvolvimento profissional, a melhoria da prática e a produção de conhecimentos sobre o ensino, o que implicou identidades complementares da pesquisa. Aponta a necessidade de uma diferente relação com o conhecimento e seu processo de produção, baseada na diversidade e na abertura de pensamento, no repensar as certezas e indicar outras lógicas e novas explicações, na comunicação e no compromisso profissional, o que implica o exercício da dúvida e do questionamento, tendo em vista uma concepção processual de conhecimento. A compreensão da identidade da pesquisa na formação e na prática de professores, que exige investigação e intervenção, pressupõe aprofundar conceitos como conhecimento e intervenção, papel do professor e do pesquisador, teoria e prática e produção de conhecimento. Considera que o processo investigativo com/pelos professores aponta a necessidade de revisões de diversas naturezas, sobretudo na própria pesquisa, no processo de produção de conhecimento e nas relações sociais entre pesquisadores e professores. Indica como fundamental a discussão sobre o conceito, o papel e a importância da pesquisa. Pelos e nos ENDIPEs, o objeto de estudo desta tese progrediu e fortaleceu-se, incorporando-se no fazer a formação e a prática do professor, fazendo, como um movimento em construção, progredindo e fortalecendo os próprios ENDIPEs como campo de expressão de vastas experiências na área científica da educação.Its goal is the debate investigation about researcher professor formation in scientific production in the Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (1994- 2000), aiming at learning and systemizing concepts, reasons, hypotheses and implications from which research relation, professor formation and pedagogical practice is formed. The knowledge catalogue about researcher professor formation taken from ENDIPEs is complemented with relations between its academic production and its emergent perspective of science. It is taken by presupposition that ENDIPEs reflect, promote and provoke the debate about researcher professor formation movement, what makes certain the professor formation mediated by research. It is orientated by the bibliographic documental research that recognizes political and epistemological status of the documents, because they establish the relation between discourses and practices in the educational area. The sources used were printed and electronic documents (books and annals). The 77 works of VII, VIII, IX and X ENDIPEs analyses revealed that scientific production considers research professor formation in a political and epistemological dimension that suggests a new meaning for the professor role a new invention of power and knowledge ways. Through internal works development, it is confirmed the idea that researcher professor movement was formed by ENDIPEs, which knowledge, subjects, objects, theories, practices and institutions are integrated with research and teaching. It indicates the accomplishment of researches in formation and professor practice as a possibility for a formation and a qualitative teaching practice, raising power to professional development, to practice improvement and to knowledge production about teaching, what has implicated complementary research identities. It is shown the necessity of a different relation with the knowledge and its production process, based on variety and opening knowledge, thinking again about certainties and indicating other logics and new explanations in communication and professional commitment, what demands the doubt and questioning exercise, aiming a processual and conception of knowledge The research identity understanding in professor formation and in practice, that implicates investigation and intervention has as principle to go deep into concepts as knowledge and intervention, professor and researcher role, theory and practice and knowledge production. It is considered that investigative process by/ with professors shows the review necessities, above all in the research itself, in the knowledge production process and in social relation researchers and professors. The discussion about concept, the role and the importance of the research is indicated as fundamental. By and in ENDIPEs, the study object of this thesis progressed and became stronger, incorporating into doing the formation and practice of the professor, as a movement built, progressing and becoming stronger ENDIPEs themselves as an area of expression of vast experiences in the scientific educational area.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProdução científica BrasilEducaçãoProfessores Formação profissionalDidáticaProdução CientíficaPesquisaFormação do ProfessorENDIPEA formação do professor pesquisador na produção científica dos encontros nacionais de didática e prática de ensino: 1994-2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsilvana_ventorim.pdfapplication/pdf2649735https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85EPZ5/1/silvana_ventorim.pdf50ba9585aaf82e99051552edf0ed5d63MD51TEXTsilvana_ventorim.pdf.txtsilvana_ventorim.pdf.txtExtracted texttext/plain829935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85EPZ5/2/silvana_ventorim.pdf.txt6f0ce57c226f211cbd0c24267d5d76c7MD521843/FAEC-85EPZ52019-11-14 08:59:26.253oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85EPZ5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:59:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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