A influência da leitura em voz alta na revisão de textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Shirley Cristina Miranda
Orientador(a): Adriane Teresinha Sartori
Banca de defesa: Raquel Salek Fiad, Jose Olimpio de Magalhaes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A84K6K
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a influência da leitura em voz alta na reescrita de um texto narrativo - causo - produzido por alunos do 9º ano de uma escola pública estadual de Belo Horizonte. A metodologia para a formação do corpus utilizada foi a escrita da primeira versão do texto, num primeiro momento; em uma segunda ocasião, esses mesmos alunos leram as suas próprias produções, procedimento que foi gravado individualmente, tendo imagem e som como parte do corpus. No mesmo dia da gravação, os alunos reescreveram o seu texto livremente, sem qualquer intervenção do professor. Com isso, pretendeu-se detectar quais foram as operações linguísticas de reescrita, de acordo com a tipologia de Fabre (2013) mais utilizadas por esses alunos, depois de ter lhes solicitada a revisão textual, bem como em que medida a leitura em voz alta pode facilitar esse processo. As análises dos dados apontaram resultados relevantes para essa investigação ao revelar que os alunos utilizaram a leitura em voz alta como apoio à prática de revisão textual. As operações linguísticas mais significativas, nesse sentido, dizem respeito aos acréscimos (principalmente de grafemas) e às substituições (de grafemas, vocábulos e sintagmas).
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