A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Eduardo Dias Fonseca
Orientador(a): Evandro Jose Lemos da Cunha
Banca de defesa: Carlos Henrique Rezende Falci, Maurício Silva Gino, Roberto Ribeiro Miranda Cotta, Fábio Allan Mendes Ramalho
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDRJ2F
Resumo: A partir das relações existentes entre o cinema, entendido como uma arte que se relaciona com a comunicação de massa, e a sociedade, a proposta desta tese é averiguar as interseções entre filmes de ficção e a narração da nação. Há dois recortes primordiais para se pensar a construção da narração da nação. O primeiro é territorial e o segundo temporal. O foco é na cinematografia brasileira e argentina no período de 1995 a 2002. Durante os anos de 1990, os dois territórios foram atravessados por uma série de linhas políticas e econômicas que reconfiguraram o fazer cinematográfico tanto nas narrativas e estéticas fílmicas como nas formas institucionais de fomento. Com este ambiente estabelecido, fez-se a pergunta: quais foram as formas de narrar a nação que emergiram de um grupo de filmes do recorte proposto? Iniciando com o debate em torno a uma diversidade de conceitos para circunscrever os parâmetros das narrações da nação, tais como identidade, representação, povo, nação e cultura nacional, esta pesquisa se debruça sobre relações entre o cinema, visto como sintoma para identificar as marcas dos discursos do nacional, e a construção da narração da nação. O corpus fílmico é o seguinte: Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Brasil, 1995), dirigido por Carla Camuratti; Pizza, birra, faso (Argentina, 1998), dirigido por Bruno Stagnaro e Israel Adrián Caetano; Central do Brasil (Brasil, 1998), dirigido por Walter Salles; Garage Olimpo (Argentina, 1999), dirigido por Marco Bechis; Cronicamente inviável (Brasil, 1999), dirigido por Sergio Bianchi; Nueve reinas (Argentina, 2000), dirigido por Fabian Bielinsky; El bonaerense (Argentina, 2002), dirigida por Pablo Trapero; Cidade de Deus (Brasil, 2002), dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund. Este trabalho está centrado tanto no texto fílmico como fonte para análise das marcas do nacional como nas instituições e legislações para fomento do cinema e as possíveis formas de manutenção do discurso do nacional.
id UFMG_b8d3a0f73c66631fbb1e808de5ef613f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LOMC-BDRJ2F
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Evandro Jose Lemos da CunhaCarlos Henrique Rezende FalciMaurício Silva GinoRoberto Ribeiro Miranda CottaFábio Allan Mendes RamalhoEduardo Dias Fonseca2019-08-13T20:59:23Z2019-08-13T20:59:23Z2019-02-25http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDRJ2FA partir das relações existentes entre o cinema, entendido como uma arte que se relaciona com a comunicação de massa, e a sociedade, a proposta desta tese é averiguar as interseções entre filmes de ficção e a narração da nação. Há dois recortes primordiais para se pensar a construção da narração da nação. O primeiro é territorial e o segundo temporal. O foco é na cinematografia brasileira e argentina no período de 1995 a 2002. Durante os anos de 1990, os dois territórios foram atravessados por uma série de linhas políticas e econômicas que reconfiguraram o fazer cinematográfico tanto nas narrativas e estéticas fílmicas como nas formas institucionais de fomento. Com este ambiente estabelecido, fez-se a pergunta: quais foram as formas de narrar a nação que emergiram de um grupo de filmes do recorte proposto? Iniciando com o debate em torno a uma diversidade de conceitos para circunscrever os parâmetros das narrações da nação, tais como identidade, representação, povo, nação e cultura nacional, esta pesquisa se debruça sobre relações entre o cinema, visto como sintoma para identificar as marcas dos discursos do nacional, e a construção da narração da nação. O corpus fílmico é o seguinte: Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Brasil, 1995), dirigido por Carla Camuratti; Pizza, birra, faso (Argentina, 1998), dirigido por Bruno Stagnaro e Israel Adrián Caetano; Central do Brasil (Brasil, 1998), dirigido por Walter Salles; Garage Olimpo (Argentina, 1999), dirigido por Marco Bechis; Cronicamente inviável (Brasil, 1999), dirigido por Sergio Bianchi; Nueve reinas (Argentina, 2000), dirigido por Fabian Bielinsky; El bonaerense (Argentina, 2002), dirigida por Pablo Trapero; Cidade de Deus (Brasil, 2002), dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund. Este trabalho está centrado tanto no texto fílmico como fonte para análise das marcas do nacional como nas instituições e legislações para fomento do cinema e as possíveis formas de manutenção do discurso do nacional.The proposal of this thesis is to study the intercessions between fiction films and nationhood narration taking into account the existing relations between cinema and society. Cinema is understood as an art that is related to mass communication. There are two primordial cutouts for thinking about the construction of the nationhood narration. The first is territorial and the second is a temporal. The focus is on Brazilian and Argentinean cinematography during the period from 1995 to 2002. During the 1990s, the two territories were crossed by a series of political and economic lines that reconfigure the cinematographic making, both in film narratives and aesthetics, as well as in the institutional forms. Based on this perspective arises our questioning: what are the ways of nationhood narration that emerge from a group of films in the mentioned period? Beginning with the debate around a diversity of concepts to circumscribe the parameters of nationhood narration such as identity, representation, people, nation and national culture this research focuses on relations between the cinema, seen as a symptom to identify the marks of speeches of the national, and the construction of the nationhood narration. The films analyzed are: Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Brasil, 1995), directed by Carla Camuratti; Pizza, birra, faso (Argentina, 1998), directed by Bruno Stagnaro and Israel Adrián Caetano; Central do Brasil (Brasil, 1998), directed by Walter Salles; Garage Olimpo (Argentina, 1999), directed by Marco Bechis; Cronicamente inviável (Brasil, 1999), directed by Sergio Bianchi; Nueve reinas (Argentina, 2000), directed by Fabian Bielinsky; El bonaerense (Argentina, 2002), directed by Pablo Trapero; Cidade de Deus (Brasil, 2002), directed by Fernando Meirelles e Katia Lund. This thesis focuses both on the filmic text as a source for the analysis of national and on institutions and legislations for the promotion of cinema as possible ways of maintaining national discourse.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCinema argentinoCinema Aspectos políticosCinema brasileiro Séc XX-XXICinema Aspectos sociaisArte e sociedadeCinema argentinoInstituições de fomentoCinema brasileiroNarração do nacionalNaçãoA construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___eduardo_dias_fonseca_fb_fa.pdfapplication/pdf2165518https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BDRJ2F/1/tese___eduardo_dias_fonseca_fb_fa.pdf0449032a8a3f7ce2ff17fadb0ef84d60MD51TEXTtese___eduardo_dias_fonseca_fb_fa.pdf.txttese___eduardo_dias_fonseca_fb_fa.pdf.txtExtracted texttext/plain624857https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BDRJ2F/2/tese___eduardo_dias_fonseca_fb_fa.pdf.txtd737cd7b579ff7b1ac0e68804e5bb980MD521843/LOMC-BDRJ2F2019-11-14 16:30:08.997oai:repositorio.ufmg.br:1843/LOMC-BDRJ2FRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:30:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
title A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
spellingShingle A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
Eduardo Dias Fonseca
Cinema argentino
Instituições de fomento
Cinema brasileiro
Narração do nacional
Nação
Cinema argentino
Cinema Aspectos políticos
Cinema brasileiro Séc XX-XXI
Cinema Aspectos sociais
Arte e sociedade
title_short A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
title_full A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
title_fullStr A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
title_full_unstemmed A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
title_sort A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
author Eduardo Dias Fonseca
author_facet Eduardo Dias Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Henrique Rezende Falci
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maurício Silva Gino
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Roberto Ribeiro Miranda Cotta
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Fábio Allan Mendes Ramalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Dias Fonseca
contributor_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
Carlos Henrique Rezende Falci
Maurício Silva Gino
Roberto Ribeiro Miranda Cotta
Fábio Allan Mendes Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema argentino
Instituições de fomento
Cinema brasileiro
Narração do nacional
Nação
topic Cinema argentino
Instituições de fomento
Cinema brasileiro
Narração do nacional
Nação
Cinema argentino
Cinema Aspectos políticos
Cinema brasileiro Séc XX-XXI
Cinema Aspectos sociais
Arte e sociedade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cinema argentino
Cinema Aspectos políticos
Cinema brasileiro Séc XX-XXI
Cinema Aspectos sociais
Arte e sociedade
description A partir das relações existentes entre o cinema, entendido como uma arte que se relaciona com a comunicação de massa, e a sociedade, a proposta desta tese é averiguar as interseções entre filmes de ficção e a narração da nação. Há dois recortes primordiais para se pensar a construção da narração da nação. O primeiro é territorial e o segundo temporal. O foco é na cinematografia brasileira e argentina no período de 1995 a 2002. Durante os anos de 1990, os dois territórios foram atravessados por uma série de linhas políticas e econômicas que reconfiguraram o fazer cinematográfico tanto nas narrativas e estéticas fílmicas como nas formas institucionais de fomento. Com este ambiente estabelecido, fez-se a pergunta: quais foram as formas de narrar a nação que emergiram de um grupo de filmes do recorte proposto? Iniciando com o debate em torno a uma diversidade de conceitos para circunscrever os parâmetros das narrações da nação, tais como identidade, representação, povo, nação e cultura nacional, esta pesquisa se debruça sobre relações entre o cinema, visto como sintoma para identificar as marcas dos discursos do nacional, e a construção da narração da nação. O corpus fílmico é o seguinte: Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Brasil, 1995), dirigido por Carla Camuratti; Pizza, birra, faso (Argentina, 1998), dirigido por Bruno Stagnaro e Israel Adrián Caetano; Central do Brasil (Brasil, 1998), dirigido por Walter Salles; Garage Olimpo (Argentina, 1999), dirigido por Marco Bechis; Cronicamente inviável (Brasil, 1999), dirigido por Sergio Bianchi; Nueve reinas (Argentina, 2000), dirigido por Fabian Bielinsky; El bonaerense (Argentina, 2002), dirigida por Pablo Trapero; Cidade de Deus (Brasil, 2002), dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund. Este trabalho está centrado tanto no texto fílmico como fonte para análise das marcas do nacional como nas instituições e legislações para fomento do cinema e as possíveis formas de manutenção do discurso do nacional.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T20:59:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T20:59:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDRJ2F
url http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDRJ2F
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BDRJ2F/1/tese___eduardo_dias_fonseca_fb_fa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BDRJ2F/2/tese___eduardo_dias_fonseca_fb_fa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0449032a8a3f7ce2ff17fadb0ef84d60
d737cd7b579ff7b1ac0e68804e5bb980
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891053961478144