Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Ana Paula Dias Macedo
Orientador(a): Livia de Oliveira Borges
Banca de defesa: Virginia Donizete de Carvalho, Ariane Agnes Corradi
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6ZFYD
Resumo: Ao ingressar em uma universidade pública, os servidores recém-admitidos iniciam o estágio probatório. Esse período abrange três anos e requer aprovação do desempenho do servidor para efetivar o vínculo estatutário com a universidade. Mediante dificuldades no processo de integração, parte dos servidores tem optado pela remoção, que é o deslocamento do servidor, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender as remoções em estágio probatório, no contexto do processo de socialização organizacional dos servidores, no cargo de assistente em administração, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O referido cargo conta com o quadro de pessoal mais extenso entre os técnicos administrativos. Os objetivos específicos foram: a) identificar quais táticas de socialização e suas dimensões têm sido implementadas pela universidade no processo de socialização dos assistentes em administração; b) identificar os comportamentos pró-ativos desenvolvidos pelos assistentes em administração em busca da socialização na universidade; c) conhecer as razões e os desdobramentos da remoção, a partir da visão dos assistentes em administração que aguardam remoção e dos removidos e d) descrever o processo de remoção dos assistentes administrativos na UFMG, no que diz respeito, ao seu trâmite, critérios norteadores, influência do estágio probatório e papéis dos atores envolvidos. Desenvolvi uma pesquisa exploratória com a realização de entrevistas semiestruturadas. Entrevistei dez assistentes em administração (cinco que aguardam remoção e cinco removidos) e duas pessoas-chave ligadas a Pró-reitoria de Recursos Humanos (responsável pelo acompanhamento do estágio probatório e remoção dos servidores). Como principais resultados encontrei: 1) uma predominância da aplicação de táticas de socialização individuais, com pouco planejamento; 2) um precário apoio institucional nos setores de trabalho, tornando as táticas mais dependentes de aspectos pessoais, tais como empatia, habilidades interpessoais e a vontade espontânea de ajudar os novatos; 3) a busca de informação e atos de ensaio e erro como os principais comportamentos pró-ativos desenvolvidos pelos participantes para se socializarem; 4) problemas sociogerenciais entre as principais razões dos pedidos de remoção e interferindo no processo de socialização dos participantes no novo setor; 5) enfrentamento de problemas sociogerenciais pelos participantes removidos no novo setor, embora a remoção tenha gerado satisfação; 6) insuficientes informações sobre o processo de remoção para os participantes. Conclui que se, por um lado, as remoções evidenciam problemas na socialização, por outro contribuem para sua manutenção, na medida em que a remoção é uma forma paliativa de resolvê-los. A insuficiência de políticas de socialização e de gestão favoreceu a ocorrência de vários problemas no processo de socialização dos participantes desse estudo, bem como foi uma das razões que os levaram a pedir remoção. Tais resultados poderão contribuir para o aperfeiçoamento de práticas e políticas da gestão universitária, em aspectos relacionados ao processo de remoção e de socialização dos assistentes administrativos. Essa pesquisa também contribui para ampliar a literatura nacional sobre socialização organizacional.
id UFMG_bcbc901a3325230763f8f63bccc83f8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B6ZFYD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Livia de Oliveira BorgesVirginia Donizete de CarvalhoAriane Agnes CorradiAna Paula Dias Macedo2019-08-10T09:08:02Z2019-08-10T09:08:02Z2018-02-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6ZFYDAo ingressar em uma universidade pública, os servidores recém-admitidos iniciam o estágio probatório. Esse período abrange três anos e requer aprovação do desempenho do servidor para efetivar o vínculo estatutário com a universidade. Mediante dificuldades no processo de integração, parte dos servidores tem optado pela remoção, que é o deslocamento do servidor, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender as remoções em estágio probatório, no contexto do processo de socialização organizacional dos servidores, no cargo de assistente em administração, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O referido cargo conta com o quadro de pessoal mais extenso entre os técnicos administrativos. Os objetivos específicos foram: a) identificar quais táticas de socialização e suas dimensões têm sido implementadas pela universidade no processo de socialização dos assistentes em administração; b) identificar os comportamentos pró-ativos desenvolvidos pelos assistentes em administração em busca da socialização na universidade; c) conhecer as razões e os desdobramentos da remoção, a partir da visão dos assistentes em administração que aguardam remoção e dos removidos e d) descrever o processo de remoção dos assistentes administrativos na UFMG, no que diz respeito, ao seu trâmite, critérios norteadores, influência do estágio probatório e papéis dos atores envolvidos. Desenvolvi uma pesquisa exploratória com a realização de entrevistas semiestruturadas. Entrevistei dez assistentes em administração (cinco que aguardam remoção e cinco removidos) e duas pessoas-chave ligadas a Pró-reitoria de Recursos Humanos (responsável pelo acompanhamento do estágio probatório e remoção dos servidores). Como principais resultados encontrei: 1) uma predominância da aplicação de táticas de socialização individuais, com pouco planejamento; 2) um precário apoio institucional nos setores de trabalho, tornando as táticas mais dependentes de aspectos pessoais, tais como empatia, habilidades interpessoais e a vontade espontânea de ajudar os novatos; 3) a busca de informação e atos de ensaio e erro como os principais comportamentos pró-ativos desenvolvidos pelos participantes para se socializarem; 4) problemas sociogerenciais entre as principais razões dos pedidos de remoção e interferindo no processo de socialização dos participantes no novo setor; 5) enfrentamento de problemas sociogerenciais pelos participantes removidos no novo setor, embora a remoção tenha gerado satisfação; 6) insuficientes informações sobre o processo de remoção para os participantes. Conclui que se, por um lado, as remoções evidenciam problemas na socialização, por outro contribuem para sua manutenção, na medida em que a remoção é uma forma paliativa de resolvê-los. A insuficiência de políticas de socialização e de gestão favoreceu a ocorrência de vários problemas no processo de socialização dos participantes desse estudo, bem como foi uma das razões que os levaram a pedir remoção. Tais resultados poderão contribuir para o aperfeiçoamento de práticas e políticas da gestão universitária, em aspectos relacionados ao processo de remoção e de socialização dos assistentes administrativos. Essa pesquisa também contribui para ampliar a literatura nacional sobre socialização organizacional.When contracted by a federal public University, the newly admitted servers begin the probationary stage. This period covers three years and requires the approbation of evaluation for the performance of his job to obtain the effective and stable linking to university. In front of difficulties in the integration process, part of servers has opted by the removal that it is their movements in the same career framework with or without change of registered office (or location). Then, this research aimed to identify and to understand the removal during the probationary stage in the context of the organizational socialization process to assistants in the administration of the Federal University of Minas Gerais. The referred position of career has the most extensive square of personnel among those, which are technical and administrative. The planned specific objectives were: a) identifying which socialization tactics and their dimensions have been employed by the university to assistants in the administration; b) identifying the assistants actions searching of their socialization in the university; c) knowing the raisons and consequences of removal since the assistants point of view, considering the servers that solicited and were removed; and d) describing the process of removal in the probationary stage by participants point of view about the path of removal, its guiding criteria, influence of probationary stage and the involved actors roles. I developed the exploratory research though semi-structured interview. I interviewed ten assistants in the administration (five assistants were waiting removal and five of ones had been removed) and two key people that work in the responsible sector by probationary stage and servers removal. As results, my main findings were: 1) the predominant application of socialization tactics with little planning; 2) the precarious institutional support, becoming the application of tactics more dependent of personal aspects as empathy, interpersonal ability, and spontaneous willingness to help the newly admitted servers; 3) search of information, and actions of trial and error as the most frequent participants pro-active behaviors to socialize; 4) the social and managerial problems among the main reasons of soliciting removal and affecting in the participants socialization process in the new sector; 5) copying social and managerial problems for the removed participants in the new sector, despite the removal have raised satisfaction; 6) insufficient information of removal process to participants. I concluded that if, on the one hand, the removals are evidence of problems on socialization, on the other hand they contribute to your maintenance, considering that removal is as a stopgap way to solve them. The insufficiency of managerial politics have favored the occurrence of several problems to the participants socialization process in this research, as well as it was one of reasons to solicit removal. Such results will be able to contribute to the improvement of practices and policies of the management of university in relative aspects to removal process and assistants socialization. This research also contributed to amplify the national literature about organizational socialization .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia organizacionalUniversidades e faculdadesEstágio probatórioPsicologiaRemoçãoEstágio ProbatórioUniversidade e Socialização OrganizacionalRemoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpereira_ana_paula_dm_dissertacao2018.pdfapplication/pdf4999504https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6ZFYD/1/pereira_ana_paula_dm_dissertacao2018.pdfb56057ec8904417a5d0a5f59dafbabc2MD51TEXTpereira_ana_paula_dm_dissertacao2018.pdf.txtpereira_ana_paula_dm_dissertacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6ZFYD/2/pereira_ana_paula_dm_dissertacao2018.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUOS-B6ZFYD2019-11-14 06:36:32.479oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B6ZFYDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:36:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
spellingShingle Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
Ana Paula Dias Macedo
Remoção
Estágio Probatório
Universidade e Socialização Organizacional
Psicologia organizacional
Universidades e faculdades
Estágio probatório
Psicologia
title_short Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title_full Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title_fullStr Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title_full_unstemmed Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title_sort Remoções em estágio probatório e socialização organizacional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
author Ana Paula Dias Macedo
author_facet Ana Paula Dias Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Livia de Oliveira Borges
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Virginia Donizete de Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ariane Agnes Corradi
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Dias Macedo
contributor_str_mv Livia de Oliveira Borges
Virginia Donizete de Carvalho
Ariane Agnes Corradi
dc.subject.por.fl_str_mv Remoção
Estágio Probatório
Universidade e Socialização Organizacional
topic Remoção
Estágio Probatório
Universidade e Socialização Organizacional
Psicologia organizacional
Universidades e faculdades
Estágio probatório
Psicologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Psicologia organizacional
Universidades e faculdades
Estágio probatório
Psicologia
description Ao ingressar em uma universidade pública, os servidores recém-admitidos iniciam o estágio probatório. Esse período abrange três anos e requer aprovação do desempenho do servidor para efetivar o vínculo estatutário com a universidade. Mediante dificuldades no processo de integração, parte dos servidores tem optado pela remoção, que é o deslocamento do servidor, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender as remoções em estágio probatório, no contexto do processo de socialização organizacional dos servidores, no cargo de assistente em administração, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O referido cargo conta com o quadro de pessoal mais extenso entre os técnicos administrativos. Os objetivos específicos foram: a) identificar quais táticas de socialização e suas dimensões têm sido implementadas pela universidade no processo de socialização dos assistentes em administração; b) identificar os comportamentos pró-ativos desenvolvidos pelos assistentes em administração em busca da socialização na universidade; c) conhecer as razões e os desdobramentos da remoção, a partir da visão dos assistentes em administração que aguardam remoção e dos removidos e d) descrever o processo de remoção dos assistentes administrativos na UFMG, no que diz respeito, ao seu trâmite, critérios norteadores, influência do estágio probatório e papéis dos atores envolvidos. Desenvolvi uma pesquisa exploratória com a realização de entrevistas semiestruturadas. Entrevistei dez assistentes em administração (cinco que aguardam remoção e cinco removidos) e duas pessoas-chave ligadas a Pró-reitoria de Recursos Humanos (responsável pelo acompanhamento do estágio probatório e remoção dos servidores). Como principais resultados encontrei: 1) uma predominância da aplicação de táticas de socialização individuais, com pouco planejamento; 2) um precário apoio institucional nos setores de trabalho, tornando as táticas mais dependentes de aspectos pessoais, tais como empatia, habilidades interpessoais e a vontade espontânea de ajudar os novatos; 3) a busca de informação e atos de ensaio e erro como os principais comportamentos pró-ativos desenvolvidos pelos participantes para se socializarem; 4) problemas sociogerenciais entre as principais razões dos pedidos de remoção e interferindo no processo de socialização dos participantes no novo setor; 5) enfrentamento de problemas sociogerenciais pelos participantes removidos no novo setor, embora a remoção tenha gerado satisfação; 6) insuficientes informações sobre o processo de remoção para os participantes. Conclui que se, por um lado, as remoções evidenciam problemas na socialização, por outro contribuem para sua manutenção, na medida em que a remoção é uma forma paliativa de resolvê-los. A insuficiência de políticas de socialização e de gestão favoreceu a ocorrência de vários problemas no processo de socialização dos participantes desse estudo, bem como foi uma das razões que os levaram a pedir remoção. Tais resultados poderão contribuir para o aperfeiçoamento de práticas e políticas da gestão universitária, em aspectos relacionados ao processo de remoção e de socialização dos assistentes administrativos. Essa pesquisa também contribui para ampliar a literatura nacional sobre socialização organizacional.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T09:08:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T09:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6ZFYD
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6ZFYD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6ZFYD/1/pereira_ana_paula_dm_dissertacao2018.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6ZFYD/2/pereira_ana_paula_dm_dissertacao2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b56057ec8904417a5d0a5f59dafbabc2
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973313189838848