Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO)
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGS9L |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (RPEEMG), por meio da verificação do uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas de ensino, em uma escola estadual de Belo Horizonte. Pretendeu-se, ainda, por meio deste estudo, compreender dados relativos à implantação do Programa em Minas Gerais, como aprendizado, verificando os procedimentos e as metodologias adotadas pelos professores do Ensino Médio da escola objeto dessa pesquisa, localizada em Belo Horizonte, tendo, como sujeitos, docentes e discentes. A fundamentação teórica que deu sustentação ao trabalho deriva dos estudos de Castells (2007), Zuin (2010), Lévy (2010), Bauman (2011), Mill e Jorge (2013), Arroyo (2014), Dayrell (2014), Paula e Nunes (2014), Tavares e Gomes (2014), Moran (2014), entre outros. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições para a compreensão do impacto do ProInfo em Minas Gerais, possibilitando, assim, verificar o uso pedagógico das tecnologias digitais e suas implicações no processo ensinoaprendizagem. Os resultados apontam que as TDIC, na visão dos professores e profissionais da Escola Estadual Professor Affonso Neves, têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem, bem como a inclusão digital. Entretanto, este estudo sugere a necessidade de investimentos na formação continuada do professor, relacionada ao uso das TDIC na prática docente. |
id |
UFMG_c041fae05e7129eb2cf0fefcd4f3fb96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANGS9L |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Suzana dos Santos GomesGlaucia Maria dos Santos JorgeEucidio Pimenta ArrudaDurcelina Ereni Pimenta ArrudaMauricio Antonio Vieira2019-08-13T06:49:54Z2019-08-13T06:49:54Z2017-02-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGS9LO objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (RPEEMG), por meio da verificação do uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas de ensino, em uma escola estadual de Belo Horizonte. Pretendeu-se, ainda, por meio deste estudo, compreender dados relativos à implantação do Programa em Minas Gerais, como aprendizado, verificando os procedimentos e as metodologias adotadas pelos professores do Ensino Médio da escola objeto dessa pesquisa, localizada em Belo Horizonte, tendo, como sujeitos, docentes e discentes. A fundamentação teórica que deu sustentação ao trabalho deriva dos estudos de Castells (2007), Zuin (2010), Lévy (2010), Bauman (2011), Mill e Jorge (2013), Arroyo (2014), Dayrell (2014), Paula e Nunes (2014), Tavares e Gomes (2014), Moran (2014), entre outros. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições para a compreensão do impacto do ProInfo em Minas Gerais, possibilitando, assim, verificar o uso pedagógico das tecnologias digitais e suas implicações no processo ensinoaprendizagem. Os resultados apontam que as TDIC, na visão dos professores e profissionais da Escola Estadual Professor Affonso Neves, têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem, bem como a inclusão digital. Entretanto, este estudo sugere a necessidade de investimentos na formação continuada do professor, relacionada ao uso das TDIC na prática docente.The goal of this research was to investigate the impact of the Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) in the High School network in the state of Minas Gerais, by verifying the pedagogical use of digital technologies in practical learning techniques, in a state school in Belo Horizonte. It meant, also, to understand, through this study, to understand data related to the Program implementation in Minas Gerais, as well as understand the use of digital technology and its influence in learning, by verifying procedures and methodology used by teachers in the HighSchool State School studied in this research, which is located in Belo Horizonte, taking as subjects, teachers and learners. The theoretical basis for this study comes from the studies of Castells (2007), Zuin (2010), Lévy (2010), Bauman (2011), Mill e Jorge (2013), Arroyo (2014), Dayrell (2014), Paula e Nunes (2014), Tavares e Gomes (2014), Moran (2014), among others. We do hope this study will contribute tounderstand the impact of ProInfo in Minas Gerais, making it possible to verify the pedagogical use of digital technologies and its implications in the learning-teaching process. Results point the TDIC - digital information and communication Technologies -, according to teachers and educators in Escola Estadual Professor Affonso Neves, has benefited from the teaching-learning process, as well as fromdigital inclusion. Nevertheless, this study suggests the need for investing in the continual training of teachers as related to the use of TDIC (DICT) in teaching practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInclusão digitalEducaçãoLetramentoTecnologia educacionalEnsino médioEnsino MédioProInfoTecnologias digitaisLetramento digitalTecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_final.pdfapplication/pdf1842512https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANGS9L/1/disserta__o_vers_o_final.pdffcab40f838021231dd006d16053b8ab8MD51TEXTdisserta__o_vers_o_final.pdf.txtdisserta__o_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain336396https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANGS9L/2/disserta__o_vers_o_final.pdf.txt0b212f2d935fd686a865b7b0eb3db1c1MD521843/BUBD-ANGS9L2019-11-14 21:50:06.873oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANGS9LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:50:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) |
title |
Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) |
spellingShingle |
Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) Mauricio Antonio Vieira Ensino Médio ProInfo Tecnologias digitais Letramento digital Inclusão digital Educação Letramento Tecnologia educacional Ensino médio |
title_short |
Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) |
title_full |
Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) |
title_fullStr |
Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) |
title_sort |
Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) |
author |
Mauricio Antonio Vieira |
author_facet |
Mauricio Antonio Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Suzana dos Santos Gomes |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Glaucia Maria dos Santos Jorge |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eucidio Pimenta Arruda |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Durcelina Ereni Pimenta Arruda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauricio Antonio Vieira |
contributor_str_mv |
Suzana dos Santos Gomes Glaucia Maria dos Santos Jorge Eucidio Pimenta Arruda Durcelina Ereni Pimenta Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio ProInfo Tecnologias digitais Letramento digital |
topic |
Ensino Médio ProInfo Tecnologias digitais Letramento digital Inclusão digital Educação Letramento Tecnologia educacional Ensino médio |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão digital Educação Letramento Tecnologia educacional Ensino médio |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (RPEEMG), por meio da verificação do uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas de ensino, em uma escola estadual de Belo Horizonte. Pretendeu-se, ainda, por meio deste estudo, compreender dados relativos à implantação do Programa em Minas Gerais, como aprendizado, verificando os procedimentos e as metodologias adotadas pelos professores do Ensino Médio da escola objeto dessa pesquisa, localizada em Belo Horizonte, tendo, como sujeitos, docentes e discentes. A fundamentação teórica que deu sustentação ao trabalho deriva dos estudos de Castells (2007), Zuin (2010), Lévy (2010), Bauman (2011), Mill e Jorge (2013), Arroyo (2014), Dayrell (2014), Paula e Nunes (2014), Tavares e Gomes (2014), Moran (2014), entre outros. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições para a compreensão do impacto do ProInfo em Minas Gerais, possibilitando, assim, verificar o uso pedagógico das tecnologias digitais e suas implicações no processo ensinoaprendizagem. Os resultados apontam que as TDIC, na visão dos professores e profissionais da Escola Estadual Professor Affonso Neves, têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem, bem como a inclusão digital. Entretanto, este estudo sugere a necessidade de investimentos na formação continuada do professor, relacionada ao uso das TDIC na prática docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T06:49:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T06:49:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGS9L |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGS9L |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANGS9L/1/disserta__o_vers_o_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANGS9L/2/disserta__o_vers_o_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcab40f838021231dd006d16053b8ab8 0b212f2d935fd686a865b7b0eb3db1c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890889637036032 |