Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Luiz Antonio da Cruz lattes
Orientador(a): Celina Borges Lemos lattes
Banca de defesa: Alex Fernandes Bohrer, David Prado Machado, Luiz Alberto Ribeiro Freire, Magno Moraes Mello, Marcos Tognon
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/38476
Resumo: O presente trabalho estuda a produção pictórica, os tetos pintados e as pinturas ornamentais das edificações religiosas e civis de São José – a atual Tiradentes. Esta tese trata do conjunto de pinturas produzidas no contexto dos séculos XVIII e XIX, na sede e entorno direto, a partir da compreensão e análise do meio ambiente que antecedeu sua produção. Desde o século XV, com as expedições marítimas, os portugueses já percorriam várias rotas marítimas, em contato com muitas culturas. A partir dos primeiros momentos com os indígenas na América portuguesa, iniciaram um sistema de trocas de bens materiais e imateriais. Ao desenvolver atividades na colônia, ocorreu o tráfico de escravizados, com a chegada de diversas nações da África, cada um trazendo sua cultura. Com os povos indígenas, europeus e africanos, criou-se ambiente de mestiçagem étnica e cultural. Os bens provenientes de lugares diferentes chegavam, mas daqui também partiam produtos que aportavam em distantes paragens. Nesse ambiente de mestiçagem, houve significativa mobilidade, tornou-se propício para as trocas, as apropriações e novos usos dos bens. Desde o início da ocupação do território que veio ser as Minas, a mobilidade e o trânsito cultural influenciaram a produção artística, os comitentes e os contratados para a execução das obras, inclusive a produção pictórica. Homens, ideias, memórias, objetos e impressos transitaram, chegaram aos mais longínquos recantos mineiros. Os impressos circularam, suas imagens e ensinamentos tiveram apropriação pelos pintores. O modus operandis dos artistas que usaram fontes comuns, construiu estilo pessoal e enriqueceu o conjunto artístico regional. As obras pictóricas executadas complementaram a ornamentação, com a talha e a estrutura arquitetônica que se uniram em diálogos. A partir de registros e análises in loco, investigação em arquivos e bibliografia, esforços foram envidados para conhecer e compreender essas obras. Muitas delas passaram por restauro artístico, esse aspecto patrimonial merece investigação. A documentação das intervenções também é objeto da pesquisa, pois poderá possibilitar a compreensão da atuação dos autores. Nas edificações antigas, a conservação é elementar para proteção dos elementos artísticos, especialmente as pinturas.
id UFMG_c05ac371ba98a870820be503f267c9ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38476
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Celina Borges Lemoshttp://lattes.cnpq.br/2908104364395035Alex Fernandes BohrerDavid Prado MachadoLuiz Alberto Ribeiro FreireMagno Moraes MelloMarcos Tognonhttp://lattes.cnpq.br/2908104364395035Luiz Antonio da Cruz2021-10-22T17:26:30Z2021-10-22T17:26:30Z2021-07-30http://hdl.handle.net/1843/38476O presente trabalho estuda a produção pictórica, os tetos pintados e as pinturas ornamentais das edificações religiosas e civis de São José – a atual Tiradentes. Esta tese trata do conjunto de pinturas produzidas no contexto dos séculos XVIII e XIX, na sede e entorno direto, a partir da compreensão e análise do meio ambiente que antecedeu sua produção. Desde o século XV, com as expedições marítimas, os portugueses já percorriam várias rotas marítimas, em contato com muitas culturas. A partir dos primeiros momentos com os indígenas na América portuguesa, iniciaram um sistema de trocas de bens materiais e imateriais. Ao desenvolver atividades na colônia, ocorreu o tráfico de escravizados, com a chegada de diversas nações da África, cada um trazendo sua cultura. Com os povos indígenas, europeus e africanos, criou-se ambiente de mestiçagem étnica e cultural. Os bens provenientes de lugares diferentes chegavam, mas daqui também partiam produtos que aportavam em distantes paragens. Nesse ambiente de mestiçagem, houve significativa mobilidade, tornou-se propício para as trocas, as apropriações e novos usos dos bens. Desde o início da ocupação do território que veio ser as Minas, a mobilidade e o trânsito cultural influenciaram a produção artística, os comitentes e os contratados para a execução das obras, inclusive a produção pictórica. Homens, ideias, memórias, objetos e impressos transitaram, chegaram aos mais longínquos recantos mineiros. Os impressos circularam, suas imagens e ensinamentos tiveram apropriação pelos pintores. O modus operandis dos artistas que usaram fontes comuns, construiu estilo pessoal e enriqueceu o conjunto artístico regional. As obras pictóricas executadas complementaram a ornamentação, com a talha e a estrutura arquitetônica que se uniram em diálogos. A partir de registros e análises in loco, investigação em arquivos e bibliografia, esforços foram envidados para conhecer e compreender essas obras. Muitas delas passaram por restauro artístico, esse aspecto patrimonial merece investigação. A documentação das intervenções também é objeto da pesquisa, pois poderá possibilitar a compreensão da atuação dos autores. Nas edificações antigas, a conservação é elementar para proteção dos elementos artísticos, especialmente as pinturas.The present work studies the pictorial production, the painted ceilings and the ornamental picture of the religious and civic edifications of São José – the actual city of Tiradentes. These doctoral thesis treats the set of painting produced in the context of the 18th and 19th centuries, at headquarters and pursuant to that town, throught the comprehension and analyses of the envaironment that anticipated it’s production. Since the 15th century, the Portuguese already traveled several maritime routes, in contact with many cultures. From the first moments with the indigenous people in Portuguese America, started a system of exchanging material and immaterial goods. With indigenous people, Europeans and Africans, an environment of ethnic and cultural miscegenation was created. Since the beginning of the occupation of the territory that came to be Minas Gerais, mobility and cultural transit influenced artistic production, the principals and contractors for the execution of the works, including pictorial production. Men, ideas, memories, objects and printed material transited, they reached the farthest corners of Minas. Goods arrived from different places, but from here also products departed that arrived in distant stops. In this mixed-race environment, there was significant mobility, it became conducive to exchanges, appropriations and new uses of goods. The forms circulated, their images and teachings were appropriated by the painters. The modus operandis of the artists who used common sources, built personal style and enriched the regional artistic ensemble. The pictorial works executed complemented the ornamentation, with the carving and the architectural structure that came together in dialogues. From on-site records, analysis, research in archives and bibliography, efforts were made to know and understand these works. Many of them have undergone artistic restoration, this historical aspect should be investigated too. The documentation of interventions is also the object of investigation, as it may enable the understanding of the authors’ performance. In old buildings, conservation is essential to protect artistic elements, especially the paintings.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPatrimônio cultural - TesesPatrimônio histórico - TesesTiradentes (MG) - Igrejas - TesesPintura - TesesVila de São JoséTrânsito CulturalPinturaMateriais ImpressosPatrimônioOs tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE_LUIZ ANTONIO DA CRUZ_V.I_V.II.pdfTESE_LUIZ ANTONIO DA CRUZ_V.I_V.II.pdfTese Luiz Antonio da Cruz - v. I e v. IIapplication/pdf62454665https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38476/1/TESE_LUIZ%20ANTONIO%20DA%20CRUZ_V.I_V.II.pdf28dc9472cf8227422f44d60777825132MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38476/2/license_rdff9944a358a0c32770bd9bed185bb5395MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38476/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/384762021-10-22 14:26:31.142oai:repositorio.ufmg.br:1843/38476TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-10-22T17:26:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX
title Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX
spellingShingle Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX
Luiz Antonio da Cruz
Vila de São José
Trânsito Cultural
Pintura
Materiais Impressos
Patrimônio
Patrimônio cultural - Teses
Patrimônio histórico - Teses
Tiradentes (MG) - Igrejas - Teses
Pintura - Teses
title_short Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX
title_full Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX
title_fullStr Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX
title_full_unstemmed Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX
title_sort Os tetos pintados e as pinturas ornamentais na Vila de São José: Contexto histórico e artístico entre os séculos XVIII e XIX
author Luiz Antonio da Cruz
author_facet Luiz Antonio da Cruz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celina Borges Lemos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2908104364395035
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alex Fernandes Bohrer
dc.contributor.referee2.fl_str_mv David Prado Machado
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Alberto Ribeiro Freire
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Magno Moraes Mello
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Marcos Tognon
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2908104364395035
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Antonio da Cruz
contributor_str_mv Celina Borges Lemos
Alex Fernandes Bohrer
David Prado Machado
Luiz Alberto Ribeiro Freire
Magno Moraes Mello
Marcos Tognon
dc.subject.por.fl_str_mv Vila de São José
Trânsito Cultural
Pintura
Materiais Impressos
Patrimônio
topic Vila de São José
Trânsito Cultural
Pintura
Materiais Impressos
Patrimônio
Patrimônio cultural - Teses
Patrimônio histórico - Teses
Tiradentes (MG) - Igrejas - Teses
Pintura - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Patrimônio cultural - Teses
Patrimônio histórico - Teses
Tiradentes (MG) - Igrejas - Teses
Pintura - Teses
description O presente trabalho estuda a produção pictórica, os tetos pintados e as pinturas ornamentais das edificações religiosas e civis de São José – a atual Tiradentes. Esta tese trata do conjunto de pinturas produzidas no contexto dos séculos XVIII e XIX, na sede e entorno direto, a partir da compreensão e análise do meio ambiente que antecedeu sua produção. Desde o século XV, com as expedições marítimas, os portugueses já percorriam várias rotas marítimas, em contato com muitas culturas. A partir dos primeiros momentos com os indígenas na América portuguesa, iniciaram um sistema de trocas de bens materiais e imateriais. Ao desenvolver atividades na colônia, ocorreu o tráfico de escravizados, com a chegada de diversas nações da África, cada um trazendo sua cultura. Com os povos indígenas, europeus e africanos, criou-se ambiente de mestiçagem étnica e cultural. Os bens provenientes de lugares diferentes chegavam, mas daqui também partiam produtos que aportavam em distantes paragens. Nesse ambiente de mestiçagem, houve significativa mobilidade, tornou-se propício para as trocas, as apropriações e novos usos dos bens. Desde o início da ocupação do território que veio ser as Minas, a mobilidade e o trânsito cultural influenciaram a produção artística, os comitentes e os contratados para a execução das obras, inclusive a produção pictórica. Homens, ideias, memórias, objetos e impressos transitaram, chegaram aos mais longínquos recantos mineiros. Os impressos circularam, suas imagens e ensinamentos tiveram apropriação pelos pintores. O modus operandis dos artistas que usaram fontes comuns, construiu estilo pessoal e enriqueceu o conjunto artístico regional. As obras pictóricas executadas complementaram a ornamentação, com a talha e a estrutura arquitetônica que se uniram em diálogos. A partir de registros e análises in loco, investigação em arquivos e bibliografia, esforços foram envidados para conhecer e compreender essas obras. Muitas delas passaram por restauro artístico, esse aspecto patrimonial merece investigação. A documentação das intervenções também é objeto da pesquisa, pois poderá possibilitar a compreensão da atuação dos autores. Nas edificações antigas, a conservação é elementar para proteção dos elementos artísticos, especialmente as pinturas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-22T17:26:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-22T17:26:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38476
url http://hdl.handle.net/1843/38476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38476/1/TESE_LUIZ%20ANTONIO%20DA%20CRUZ_V.I_V.II.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38476/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38476/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 28dc9472cf8227422f44d60777825132
f9944a358a0c32770bd9bed185bb5395
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677181279010816