Circulando com os meninos: infância, participação e aprendizagens de meninos indígenasXakriabá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Rogerio Correia da Silva
Orientador(a): Ana Maria Rabelo Gomes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M3FJJ
Resumo: O objetivo do presente estudo é investigar as formas de sociabilidade, a transmissão do conhecimento e o aprendizado da criança na sociedade indígena Xakriabá. O trabalho lança um olhar mais atento às interações sociais em que meninos acima de oito anos de idade participam, mais especificamente, dos seus modos de participação nas comunidades de prática de seu grupo social. Quando tratamos da infância em grupos indígenas, reconhecemos as especificidades de seus processos histórico-culturais, muito distintos dos vividos pela sociedade ocidental, o que garante, por sua vez, outras possibilidades de construção social da infância.Pertencentes ao grupo lingüístico Jê, os Xakriabá habitam a região norte do Estado de Minas Gerais, próximo à cidade de Januária, no Vale do São Francisco, com aproximadamente sete mil pessoas, constituindo a maior população indígena do estado. Significativas mudanças que ocorreram em seu território nestes últimos vinte anos contribuíram para o aumento de sua população, sendo mais da metade crianças e jovens. Nosso estudo busca elementos para melhor descrever e analisar várias situações de aprendizado provenientes da circulação dos meninos rapazinhos (10 a 14 anos) pelo território e de suas respectivas participações em atividades de seu grupo familiar. Trabalhamos com a teoria formulada por Lave & Wenger sobre modos de aprendizagem e co-participação da criança no processo, definidas pela expressão comunidades de prática (LAVE & WENGER, 2003). As crianças participariam de forma engajada nas tarefas diárias a elas atribuídas de acordo com a idade e o gênero. Buscamos com isto estabelecer outro parâmetro para rediscutir o processo de transmissão do conhecimento e do próprio conceito de Cultura.
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spelling Ana Maria Rabelo GomesRogerio Correia da Silva2019-08-10T09:43:45Z2019-08-10T09:43:45Z2011-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M3FJJO objetivo do presente estudo é investigar as formas de sociabilidade, a transmissão do conhecimento e o aprendizado da criança na sociedade indígena Xakriabá. O trabalho lança um olhar mais atento às interações sociais em que meninos acima de oito anos de idade participam, mais especificamente, dos seus modos de participação nas comunidades de prática de seu grupo social. Quando tratamos da infância em grupos indígenas, reconhecemos as especificidades de seus processos histórico-culturais, muito distintos dos vividos pela sociedade ocidental, o que garante, por sua vez, outras possibilidades de construção social da infância.Pertencentes ao grupo lingüístico Jê, os Xakriabá habitam a região norte do Estado de Minas Gerais, próximo à cidade de Januária, no Vale do São Francisco, com aproximadamente sete mil pessoas, constituindo a maior população indígena do estado. Significativas mudanças que ocorreram em seu território nestes últimos vinte anos contribuíram para o aumento de sua população, sendo mais da metade crianças e jovens. Nosso estudo busca elementos para melhor descrever e analisar várias situações de aprendizado provenientes da circulação dos meninos rapazinhos (10 a 14 anos) pelo território e de suas respectivas participações em atividades de seu grupo familiar. Trabalhamos com a teoria formulada por Lave & Wenger sobre modos de aprendizagem e co-participação da criança no processo, definidas pela expressão comunidades de prática (LAVE & WENGER, 2003). As crianças participariam de forma engajada nas tarefas diárias a elas atribuídas de acordo com a idade e o gênero. Buscamos com isto estabelecer outro parâmetro para rediscutir o processo de transmissão do conhecimento e do próprio conceito de Cultura.The present study´s objective is to investigate the sociability forms, the knowledge transmission and children learning at Xakriabá indigenous society. The work takes a closer look at the social interactions that boys above eight years old take part, more specifically, their ways of participation at the practice community of their social group. When dealing with childhood at indigenous groups, we recognize the specificity of their historical-cultural processes, a lot different from the ones experienced by the occidental society, what grants other possibilities to the social construction of childhood.Belonging to the Jê linguistic group, the Xakriabá inhabit the north part of Minas Gerais State, near Januária city, at São Francisco Valley, with approximately seven thousand people, constituting the biggest indigenous population of the state. Significant changes that happened in their territory over the past twenty years have contributed to their population growth, where more than half are children and youths. Our study searches elements to better describe and analyze various learning situations from the boys little men (10 to 14 years) circulation through the territory and their participation in their familiar group activities. We work with Lave & Wenger theory about ways of learning and co-participation of child in the process, defined by the expression communities of practice (LAVE & WENGER, 2003). The children would participate in an engaging way at the daily duties attributed to them according to their age and gender. With this we sought to establish another parameter to rediscuss the knowledge transmission process and the Culture concept itself.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGParticipação estudantil na educaçãoSociologia educacionalAprendizagemIndios XakriabáEducação de criançasAmbiente escolarEducação Históriaaprendizagemcriança indígenaparticipaçãoEducação indígenaCirculando com os meninos: infância, participação e aprendizagens de meninos indígenasXakriabáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsilva_rog_rio_correia_da_circulando_com_os_meninos.pdfapplication/pdf1328149https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8M3FJJ/1/silva_rog_rio_correia_da_circulando_com_os_meninos.pdf4c60065dc052c13a2e20627f0c64c4a3MD51TEXTsilva_rog_rio_correia_da_circulando_com_os_meninos.pdf.txtsilva_rog_rio_correia_da_circulando_com_os_meninos.pdf.txtExtracted texttext/plain579682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8M3FJJ/2/silva_rog_rio_correia_da_circulando_com_os_meninos.pdf.txt2ad2a368b95037ced175962cdca73cc3MD521843/BUOS-8M3FJJ2019-11-14 04:16:05.927oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8M3FJJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:16:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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