Trabalho docente no ensino fundamental: a tessitura de saberes numa perspectiva ergológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Deise de Souza Dias
Orientador(a): Antonia Vitoria Soares Aranha
Banca de defesa: Maria Elizabeth Barros de Barros, José Eustáquio Brito, Miguel Gonzalez Arroyo, Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858SAK
Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo Trabalho e Educação e tem por objetivo analisar o processo de mobilização, aquisição e produção de saberes efetivado por docentes do Ensino Fundamental em situação de trabalho. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, por meio da metodologia qualitativa do tipo etnográfico. A abordagem ergológica, ao ser tomada como principal pressuposto teórico-metodológico, permitu considerar que a atividade de trabalho docente assim como toda atividade de trabalho é sempre renormalização das normas antecedentes e que, na experiência renormalizadora, os docentes (re)criam saberes que são (re)investidos na própria atividade de trabalho. Nesse sentido, o trabalho real dos docentes não é considerado mera repetição do trabalho que lhes é prescrito seja por outros ou por eles mesmos , sendo sempre lugar de escolhas, um destino a viver. Estão ali presentes saberes, valores e ética, tanto no nível individual como no coletivo. O contato com o chão da escola possibilitou a constatação de que a incorporação e a permanência das camadas populares em seu interior têm levado os docentes a vivenciarem situações de trabalho muito específicas e, por conseguinte, a atribuírem novos sentidos à sua atividade de trabalho. Um processo de (re)trabalho do saber é desencadeado, interferindo na dimensão subjetiva desses sujeitos. Ainda que o coletivo da escola pesquisada afirmasse trabalhar em consonância com os princípios do Programa Escola Plural, nunca houve o cumprimento passivo das políticas públicas propostas para as escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A dinâmica de vida presente no cotidiano escolar exige um processo de (re)criação das normas antecedentes, o que expressa a saúde, a mobilização da inteligência, o desejo, a subjetividade de cada um dos docentes em particular e do coletivo em geral. Assim, os resultados da pesquisa apontam para os limites das políticas públicas tanto de prescrição do trabalho como de formação docente na sua pretensão de definir a priori o que deve ser o trabalho docente. Sendo o docente sujeito de saberes e valores, acumulados ao longo de sua história de vida, no ato de trabalho ele decide como fazer usos de si, sempre a partir de dimensões éticas, sociais, psicológicas e culturais.
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Nesse sentido, o trabalho real dos docentes não é considerado mera repetição do trabalho que lhes é prescrito seja por outros ou por eles mesmos , sendo sempre lugar de escolhas, um destino a viver. Estão ali presentes saberes, valores e ética, tanto no nível individual como no coletivo. O contato com o chão da escola possibilitou a constatação de que a incorporação e a permanência das camadas populares em seu interior têm levado os docentes a vivenciarem situações de trabalho muito específicas e, por conseguinte, a atribuírem novos sentidos à sua atividade de trabalho. Um processo de (re)trabalho do saber é desencadeado, interferindo na dimensão subjetiva desses sujeitos. Ainda que o coletivo da escola pesquisada afirmasse trabalhar em consonância com os princípios do Programa Escola Plural, nunca houve o cumprimento passivo das políticas públicas propostas para as escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A dinâmica de vida presente no cotidiano escolar exige um processo de (re)criação das normas antecedentes, o que expressa a saúde, a mobilização da inteligência, o desejo, a subjetividade de cada um dos docentes em particular e do coletivo em geral. Assim, os resultados da pesquisa apontam para os limites das políticas públicas tanto de prescrição do trabalho como de formação docente na sua pretensão de definir a priori o que deve ser o trabalho docente. Sendo o docente sujeito de saberes e valores, acumulados ao longo de sua história de vida, no ato de trabalho ele decide como fazer usos de si, sempre a partir de dimensões éticas, sociais, psicológicas e culturais.Cette recherche sinsère sur le champs Travail et Education et a pour but lanalyse du processus de mobilisation, aquisition et production de savoirs contretisées par les enseignants décole primaire e du premier cycle du collège en situation de travail. La recherche de champs a áté réalisée dans une école du réseau public de Belo Horizonte, par le moyen de la méthodologie qualitative du type ethnographique. Lapproche ergologique ayant été pris comme principal préssupposé théorique et méthodologique a permis considérer que lactivité de lenseignant ainsi comme toute lactivité de travail est toujour une renormalisation des normes antécédentes et que sous lexpérience de la renormalisation les enseignants récreent savoirs que sont investis dans sa propre activité de travail. Dans ce sens, le travail réel des enseignants nest pas consideré comme une simple répétition du travail que leur est prescrit soit pour d`autres ou pour eux-mêmes , étant toujours objet de choix, un destin à vivre. Les savoirs, les valeurs et l´éthique sont là tant au niveau individuel comme dans le collectif. Le contact en direct avec lécole a permis de constater que lincorporation et la permanence des couches populaires ont mené les enseignants à vivre des situations très specifiques de travail et, par conséquence, ils ont attribué des nouveaux sens à leur activitè de travail. Un nouveau processus de retravail du savoir est declenché, touchant la dimension subjective de ces sujets. Malgré laffirmation de ce collectif lá de travailler en consonance aux principes du Programa Escola Plural, il ny a jamais eu lobservance passive des politiques publiques proposées à lécole du réseau public de Belo Horizonte. La dynamique de vie présente dans le quotidien scolaire a exigé um processus de recréation des normes anterieures exprimant la santé, la mobilisation de lintelligence, le désir, la subjectivité de chaqu`un des enseignants et du collectif en géneral. Ainsi, les résultats de la reherche sorientent vers les limites des politiques publiques autant dans la prescription du travail comme dans la formation de lenseignant avec la prétention de définir, à priori, ce que doit être le travail de lenseignant. Étant lenseignant sujet aux savoirs et valeurs accumulés le long de son histoire de vie dans lexercise de son travail il décide faire usage de soi même toujours à partir des réferences éthiques, sociales, psychologiques et culturelles.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoPratica de ensinoTrabalho docenteProdução de saberesErgologiaTrabalho docente no ensino fundamental: a tessitura de saberes numa perspectiva ergológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_deisedias_vers_o_final1.pdfapplication/pdf1051540https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858SAK/1/tese_deisedias_vers_o_final1.pdf624ab98a65161e95ac038b214764e73dMD51TEXTtese_deisedias_vers_o_final1.pdf.txttese_deisedias_vers_o_final1.pdf.txtExtracted texttext/plain449530https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858SAK/2/tese_deisedias_vers_o_final1.pdf.txt47656633a06c176f52b227841f726d87MD521843/FAEC-858SAK2019-11-14 13:38:29.17oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858SAKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:38:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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