La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Hellem Pimentel Santos
Orientador(a): Ana Claudia de Assis
Banca de defesa: Ernani de Castro Maletta, Flavio Terrigno Barbeitas
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EHH37
Resumo: No ano de 1999 o dramaturgo Augusto Boal inaugura sua mais nova criação, a sambópera, que consiste na releitura de obras operísticas da tradição clássico-romântica, contextualizando-as culturalmente. Esta releitura, além de uma crítica social, problematiza a questão do multiculturalismo no seio da sociedade brasileira. Tomando como objeto de investigação A Traviata: A Metáfora do Desejo (2002), o presente trabalho pretende, portanto, discutir as características que fundamentam a sambópera e identificar os elementos que a conceituam como um gênero multicultural, colocando em perspectiva conceitos como hibridismo, identidade e a concepção da ópera como teatro-musical. Partimos do pressuposto de que a sambópera é um gênero intercultural, resultado da experiência de Boal no exílio, e que faz parte das manifestações artísticas construídas no contexto da pós-modernidade, sinalizando para o plural, para a multiplicidade. Sob o ponto de vista metodológico procuramos confrontar as fontes documentais com as fontes audiovisuais, buscando identificar a forma como Boal, juntamente com Marcos Leite, Jayme Vignoli e Celso Branco, desenvolvem o multiculturalismo na construção da sambópera.
id UFMG_c9b4b6b5efed458c039f9f747a37dafd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9EHH37
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Claudia de AssisErnani de Castro MalettaFlavio Terrigno BarbeitasHellem Pimentel Santos2019-08-09T17:55:55Z2019-08-09T17:55:55Z2011-09-16http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EHH37No ano de 1999 o dramaturgo Augusto Boal inaugura sua mais nova criação, a sambópera, que consiste na releitura de obras operísticas da tradição clássico-romântica, contextualizando-as culturalmente. Esta releitura, além de uma crítica social, problematiza a questão do multiculturalismo no seio da sociedade brasileira. Tomando como objeto de investigação A Traviata: A Metáfora do Desejo (2002), o presente trabalho pretende, portanto, discutir as características que fundamentam a sambópera e identificar os elementos que a conceituam como um gênero multicultural, colocando em perspectiva conceitos como hibridismo, identidade e a concepção da ópera como teatro-musical. Partimos do pressuposto de que a sambópera é um gênero intercultural, resultado da experiência de Boal no exílio, e que faz parte das manifestações artísticas construídas no contexto da pós-modernidade, sinalizando para o plural, para a multiplicidade. Sob o ponto de vista metodológico procuramos confrontar as fontes documentais com as fontes audiovisuais, buscando identificar a forma como Boal, juntamente com Marcos Leite, Jayme Vignoli e Celso Branco, desenvolvem o multiculturalismo na construção da sambópera.The aim of this paper is to present a study showing the characteristics that underlie the gender created by Augusto Boal in 1999 called sambópera and identify the elements that conceptualize it as a multicultural gender, putting into perspective such concepts as hybridity, identity and the concept of opera as musical theater. Sambópera consists in rereading operas of classic-romantic tradition, contextualizing them culturally. This rereading, besides being a social critic, discusses the issue of multiculturalism within the Brazilian society. Taking as an object of research the work "A Traviata: A Metáfora do Desejo (2002), we assume that sambópera is a cultural gender, result of Boal experience in exile, and that is part of the artistic context built in post-modernity, signaling to the plural, for multiplicity. From the methodological point of view we related the documentary sources with the audio-visual sources, in order to identify how Boal, along with Marcos Leite, Jayme Vignoli and Celso Branco have developed multiculturalism in the creation of sambópera.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBoal, Augusto, 1931-2009MúsicaÓperas Análise e apreciaçãoA TraviataAugusto BoalÓperaMulticulturalismoHibridismoSambóperaIdentidadeLa Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhellem_pimentel.pdfapplication/pdf7759957https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EHH37/1/hellem_pimentel.pdf1da2c31f1ed9d1a5fe0dce499b519ce2MD51TEXThellem_pimentel.pdf.txthellem_pimentel.pdf.txtExtracted texttext/plain206856https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EHH37/2/hellem_pimentel.pdf.txtbf5b3b83e76221ce03dda95824375455MD521843/AAGS-9EHH372019-11-14 09:04:50.019oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9EHH37Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:04:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
title La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
spellingShingle La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
Hellem Pimentel Santos
A Traviata
Augusto Boal
Ópera
Multiculturalismo
Hibridismo
Sambópera
Identidade
Boal, Augusto, 1931-2009
Música
Óperas Análise e apreciação
title_short La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
title_full La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
title_fullStr La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
title_full_unstemmed La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
title_sort La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
author Hellem Pimentel Santos
author_facet Hellem Pimentel Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Claudia de Assis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ernani de Castro Maletta
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Hellem Pimentel Santos
contributor_str_mv Ana Claudia de Assis
Ernani de Castro Maletta
Flavio Terrigno Barbeitas
dc.subject.por.fl_str_mv A Traviata
Augusto Boal
Ópera
Multiculturalismo
Hibridismo
Sambópera
Identidade
topic A Traviata
Augusto Boal
Ópera
Multiculturalismo
Hibridismo
Sambópera
Identidade
Boal, Augusto, 1931-2009
Música
Óperas Análise e apreciação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Boal, Augusto, 1931-2009
Música
Óperas Análise e apreciação
description No ano de 1999 o dramaturgo Augusto Boal inaugura sua mais nova criação, a sambópera, que consiste na releitura de obras operísticas da tradição clássico-romântica, contextualizando-as culturalmente. Esta releitura, além de uma crítica social, problematiza a questão do multiculturalismo no seio da sociedade brasileira. Tomando como objeto de investigação A Traviata: A Metáfora do Desejo (2002), o presente trabalho pretende, portanto, discutir as características que fundamentam a sambópera e identificar os elementos que a conceituam como um gênero multicultural, colocando em perspectiva conceitos como hibridismo, identidade e a concepção da ópera como teatro-musical. Partimos do pressuposto de que a sambópera é um gênero intercultural, resultado da experiência de Boal no exílio, e que faz parte das manifestações artísticas construídas no contexto da pós-modernidade, sinalizando para o plural, para a multiplicidade. Sob o ponto de vista metodológico procuramos confrontar as fontes documentais com as fontes audiovisuais, buscando identificar a forma como Boal, juntamente com Marcos Leite, Jayme Vignoli e Celso Branco, desenvolvem o multiculturalismo na construção da sambópera.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T17:55:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T17:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EHH37
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EHH37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EHH37/1/hellem_pimentel.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EHH37/2/hellem_pimentel.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1da2c31f1ed9d1a5fe0dce499b519ce2
bf5b3b83e76221ce03dda95824375455
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677432920473600