A violência por trás da brincadeira: um estudo quantitativo sobre o bullying entre estudantes de Belo Horizonte
Ano de defesa: | 2013 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9GHJEK |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos relacionados com a prática do bullying entre estudantes de escolas públicas e privadas em Belo Horizonte. Os dados para esta análise foram extraídos da pesquisa transversal Investigação dos Riscos de Saúde em Adolescentes de Belo Horizonte e seus Determinantes realizada entre 2009 e 2012 pelo Núcleo- Promoção de Saúde e Paz do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. A amostra (n=1216) foi representativa da população adolescente de Belo Horizonte e calculada com 95% de confiança, controlando-se o erro tipo II em 5%. Os resultados apontaram que: o bullying é mais frequente em escolas particulares do que nas escolas estaduais e municipais; meninos e meninas são vítimas igualmente; o bullying é encarado como uma forma de diversão pelos agressores; a principal forma da prática do bullying é colocar apelido e/ou expor ao ridículo. O estudo concluiu que, por trás de uma suposta brincadeira, a prática de intimidação entre pares carrega consigo uma intensa violência simbólica e psicológica. Essas violências não são tão visíveis quanto à física e isso faz com que a identificação e o combate ao bullying se tornem mais complicados. |
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Paulo Roberto CeccarelliElza Machado de MeloCristiane de Freitas CunhaClaudio Junio Patricio2019-08-14T20:17:18Z2019-08-14T20:17:18Z2013-06-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9GHJEKO presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos relacionados com a prática do bullying entre estudantes de escolas públicas e privadas em Belo Horizonte. Os dados para esta análise foram extraídos da pesquisa transversal Investigação dos Riscos de Saúde em Adolescentes de Belo Horizonte e seus Determinantes realizada entre 2009 e 2012 pelo Núcleo- Promoção de Saúde e Paz do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. A amostra (n=1216) foi representativa da população adolescente de Belo Horizonte e calculada com 95% de confiança, controlando-se o erro tipo II em 5%. Os resultados apontaram que: o bullying é mais frequente em escolas particulares do que nas escolas estaduais e municipais; meninos e meninas são vítimas igualmente; o bullying é encarado como uma forma de diversão pelos agressores; a principal forma da prática do bullying é colocar apelido e/ou expor ao ridículo. O estudo concluiu que, por trás de uma suposta brincadeira, a prática de intimidação entre pares carrega consigo uma intensa violência simbólica e psicológica. Essas violências não são tão visíveis quanto à física e isso faz com que a identificação e o combate ao bullying se tornem mais complicados.The present study aims to analyze aspects related to bullying among students in public and private schools in Belo Horizonte. Data for this analysis were drawn from cross-sectional survey of Health Risks Research Teens in Belo Horizonte and its Determinants held between 2009 and 2012 by the Center - Health Promotion and Peace Department of Social and Preventive Medicine, Faculty of Medicine, Federal University Minas Gerais. The sample (n = 1216) was representative of the adolescent population of Belo Horizonte and calculated with 95 % confidence, controlling for the type II error of 5%. The results showed that : bullying is more common in private schools than in state and municipal schools , boys and girls are also victims , bullying is seen as a form of entertainment by the aggressors , the main form of bullying is to put nickname and / or exposed to ridicule. The study concluded that, behind a supposed joke, the practice of bullying between peers carries a strong symbolic and psychological violence. These violences are not as visible as physical and this makes identifying and combating bullying become more complicated.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBullyingEnsino fundamental e médioBrasilComportamento do adolescentePercepção socialFatores socioeconômicosAgressão/psicologiaViolênciaInstituições acadêmicasBullying nas escolasEstudantes/psicologiaAdolescenteBullyingInstituição escolarViolência simbólicaPós-modernidadeViolência psicológicaA violência por trás da brincadeira: um estudo quantitativo sobre o bullying entre estudantes de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final.pdfapplication/pdf1653061https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9GHJEK/1/disserta__o_final.pdf9f3eba9683e06f66cfb201a813d36fceMD51TEXTdisserta__o_final.pdf.txtdisserta__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain153685https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9GHJEK/2/disserta__o_final.pdf.txteaba4f22433e82ebbc16d8f55c72bdcbMD521843/BUOS-9GHJEK2020-01-29 15:42:36.835oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9GHJEKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T18:42:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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