A voz de tenor: bases históricas da pedagogia vocal a partir do Bel Canto até os conceitos metodológicos da atualidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Nestor Ramon Cordero Gurry
Orientador(a): Joao Gabriel Marques Fonseca
Banca de defesa: Ernani de Castro Maletta, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9RPNEJ
Resumo: Objetivos: Este trabalho tem dois objetivos: (1) Descrever as bases históricas da pedagogia vocal aplicada à voz de tenor a partir do Bel Canto. (2) Promover uma reflexão sobre a situação atual da pedagogia vocal para cantores com voz de tenor, enfatizando os seus pilares e as bases anatomofisiológicas do sistema respiratório e da fonação. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, baseado na análise de conteúdos extraídos da Literatura especializada em diálogo com a contribuição metodológica a partir das respostas de questionários semiestruturados aplicados a quatro professores universitários de canto erudito de duas Universidades (UEMG e UFMG). Resultados: O principal resultado obtido na análise dos dados foi a opinião consensual que a maior ênfase no treinamento de cantores com voz de tenor deve ser dada às técnicas que permitem que os registros mais agudos da voz sejam atingidos de modo gradativo e paciente, evitando que haja esforço excessivo na zona de transição da voz de peito para a voz de cabeça. Conclusão: Os pontos críticos no treinamento de um aluno com voz de tenor são a posição da laringe e a técnica empregada na zona de passagem. Esses dois pontos precisam ser cuidadosamente estudados e trabalhados durante o treinamento de um aluno com voz de tenor.
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