A projeção de poder estatal e a transnacionalização de interesses: uma análise da atuação dos Estados Unidos na UNESCO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Jessica Silva Fernandes
Orientador(a): Dawisson Elvécio Belém Lopes
Banca de defesa: Eleonora Schettini Martins Cunha, Jose Angelo Machado, Alexsandro Eugenio Pereira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y7J3S
Resumo: Esta dissertação realizou uma investigação acerca da atuação dos Estados Unidos na UNESCO. O objetivo traçado consistiu em compreender de que maneira os Estados Unidos projetam seus interesses na instituição e quais os canais institucionais frequentemente afetados nesta relação analisada. Para a construção da pesquisa realizou-se um estudo de caso a partir da análise da relação construída entre a UNESCO e seu maior contribuinte, a qual foi elaborada, predominantemente, a partir da utilização de métodos e técnicas de pesquisas qualitativas como, por exemplo: a análise histórica acerca da criação da UNESCO, o rastreamento de processo que privilegiou a reconstrução da história dos Estados Unidos na UNESCO por meio da análisedos Diretores Gerais (DGs). Essa última foi estruturada na análise documental de discursos proferidos por DGs e relatórios financeiros produzidos pela instituição. A utilização dessas ferramentas de pesquisas foi de utilidade para corroborar a hipótese de que os Estados Unidos têm uma forte representação, financeira e discursiva, dentro da UNESCO e baixa lealdade à instituição. Ao perscrutar esse caminho, percebeu-se que a política externa estadunidense busca assegurar o direito de projetar ideais no cenário internacional por diferentes formas. Nesse tocante, identificou-se que o setor de Comunicação e Informação (C&I) tem sido nos últimos anos um importante alvo de atuação dos Estados Unidos dentro da UNESCO. Observou-se por conseqüência, que muitos atritos existentes na relação desses atores estiveram relacionados ao dissenso acerca da projeção de ideias e valores estadunidenses no meio internacional. A resultante da divergência de posicionamento entre Estados Unidos e UNESCO, em pelo menos dois momentos distintos da história, implicou na ruptura de doações norteamericanas para a instituição levando ao enfraquecimento de muitos projetos e programas. A despeito da fragilidade orçamentária com a ausência dos Estados Unidos, identificou-se que esta organização internacional busca maneiras alternativas para manter um equilíbrio financeiro como, por exemplo, por meio de programas para ampliar o número de doadores não estatais a fim de avolumar os recursos extra-orçamentários. Por fim, foi identificado também, que a UNESCO, por meio dos Diretores Gerais, tenta resistir às pressões da delegação dos Estados Unidos, buscando impedir que as elites estatais recebam benefícios superiores aos demais Estados, assumindo, desse modo, um caráter relativamente democrático no processo decisório institucional.
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Essa última foi estruturada na análise documental de discursos proferidos por DGs e relatórios financeiros produzidos pela instituição. A utilização dessas ferramentas de pesquisas foi de utilidade para corroborar a hipótese de que os Estados Unidos têm uma forte representação, financeira e discursiva, dentro da UNESCO e baixa lealdade à instituição. Ao perscrutar esse caminho, percebeu-se que a política externa estadunidense busca assegurar o direito de projetar ideais no cenário internacional por diferentes formas. Nesse tocante, identificou-se que o setor de Comunicação e Informação (C&I) tem sido nos últimos anos um importante alvo de atuação dos Estados Unidos dentro da UNESCO. Observou-se por conseqüência, que muitos atritos existentes na relação desses atores estiveram relacionados ao dissenso acerca da projeção de ideias e valores estadunidenses no meio internacional. A resultante da divergência de posicionamento entre Estados Unidos e UNESCO, em pelo menos dois momentos distintos da história, implicou na ruptura de doações norteamericanas para a instituição levando ao enfraquecimento de muitos projetos e programas. A despeito da fragilidade orçamentária com a ausência dos Estados Unidos, identificou-se que esta organização internacional busca maneiras alternativas para manter um equilíbrio financeiro como, por exemplo, por meio de programas para ampliar o número de doadores não estatais a fim de avolumar os recursos extra-orçamentários. Por fim, foi identificado também, que a UNESCO, por meio dos Diretores Gerais, tenta resistir às pressões da delegação dos Estados Unidos, buscando impedir que as elites estatais recebam benefícios superiores aos demais Estados, assumindo, desse modo, um caráter relativamente democrático no processo decisório institucional.This dissertation realized an investigation about the United States performance in UNESCO. The objective proposed was to comprehend how the United States project out their interests in this institution and what institutional channels are often affected in this relation. To achieve this main goal the case study were used and this analysis was constructed between UNESCO and its biggest contributor. Therefore qualitative methods and tools were predominantly used, such as historical analysis about UNESCO creation and the process tracing used to reconstruct the history about US and UNESCO. In this respect, to reach a good reconstruction, the process tracing was principally directed to investigate the government of each Directors Generals (DGs), structured in documental analysis, discourses delivered by DGs and financial reports published by UNESCO. These tools were very useful to support the hypothesis that US has a powerful finance and discursive representation, but despite of the strong character of this representation, they were not equally faithful to this international organization. The scrutiny of some documents and historical moments allowed identifying that American foreign policy try to reach their interests in international politics using different channels. Wherefore were found that Communication and Information sector (C&I) has been in the last years an important target in US UNESCO relations. Consequently many disagreements among Americans and UNESCOs Executive bodies could be justified by the absence of compliance about the values and ideas that could be projected in world politics. As a result of this divergence of positioning between this state and this International Organization, in at least two different moments in the history was found that American foreign aid destined to UNESCO was suspended generating budgetary weakness and affecting the implementation of many programs and projects. Notwithstanding, the organization have searching for different manners to balance the finances, for example, with campaigns to enlarge the number of non states contributors in order to amplify the extra budgetary resources. Furthermore, were found that UNESCO is inclined to resist the pressures made from richer states revealing a relatively democratic character in institutional decision making.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUnescoCiência políticaOrganizações internacionaisTransnacionalização de interessesOrganizações InternacionaisUNESCOEstados UnidosPolítica externaA projeção de poder estatal e a transnacionalização de interesses: uma análise da atuação dos Estados Unidos na UNESCOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_jessica_silva_fernandes.pdfapplication/pdf1715011https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Y7J3S/1/dissertacao_jessica_silva_fernandes.pdf0f286761f50f0ddb9209c284280c1af6MD51TEXTdissertacao_jessica_silva_fernandes.pdf.txtdissertacao_jessica_silva_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain405271https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Y7J3S/2/dissertacao_jessica_silva_fernandes.pdf.txtd726c674e63862307a620a880a91299bMD521843/BUBD-9Y7J3S2019-11-14 04:56:17.623oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Y7J3SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:56:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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