A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Thalita Santos Felicio de Almeida
Orientador(a): Ana Cristina Fricke Matte
Banca de defesa: Daniervelin Renata Marques Pereira, Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXYFWN
Resumo: Esta pesquisa investiga, a partir de uma análise interpretativa com uso de conceitos da semiótica greimasiana, as diferenças e semelhanças entre o sujeito-autor construído no artigo produzido para o Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre -UEADSL e aquele construído durante a interação no blog considerando-se que o primeiro é um sujeito resultado de um trabalho colaborativo entre aluno e professor e o segundo, apesar de também ser resultado desse trabalho colaborativo, é a voz de um sujeito individualizado. Tem como objeto sete artigos de uma turma de Licenciatura em Educação do campo, da UFVJM, cujos estudantes, por iniciativa do professor, apresentaram esses trabalhos no UEADSL, promovido com fins didáticos pelo grupo de pesquisa Texto Livre, da UFMG. Também fazem parte desse corpusos comentários trocados entre autores e público durante o evento e os minicurrículos de cada autor. Dentre os fatos mais importantes notados, estão: o empoderamento do sujeito-autor construído ao longo do artigoe do construído na interação no blog; a oposição enfraquecimento x empoderamento presente nos artigos e comentários; a oscilação entre a postura acadêmica e a não acadêmica figurando nos artigos e comentários. Os contextos campo e universidade refletiram diretamente nos sujeitos envolvidos, sob o viés dos autores, transformando a visão, a formação e a atribuição do statusde autores, de universitários empoderados e autônomos, responsáveis pelo curso da própria trajetória.
id UFMG_d1e6d143f848300d2bc4f3964f75a2f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AXYFWN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Cristina Fricke MatteDaniervelin Renata Marques PereiraAdelma Lúcia de Oliveira Silva AraújoThalita Santos Felicio de Almeida2019-08-11T18:11:15Z2019-08-11T18:11:15Z2018-02-19http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXYFWNEsta pesquisa investiga, a partir de uma análise interpretativa com uso de conceitos da semiótica greimasiana, as diferenças e semelhanças entre o sujeito-autor construído no artigo produzido para o Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre -UEADSL e aquele construído durante a interação no blog considerando-se que o primeiro é um sujeito resultado de um trabalho colaborativo entre aluno e professor e o segundo, apesar de também ser resultado desse trabalho colaborativo, é a voz de um sujeito individualizado. Tem como objeto sete artigos de uma turma de Licenciatura em Educação do campo, da UFVJM, cujos estudantes, por iniciativa do professor, apresentaram esses trabalhos no UEADSL, promovido com fins didáticos pelo grupo de pesquisa Texto Livre, da UFMG. Também fazem parte desse corpusos comentários trocados entre autores e público durante o evento e os minicurrículos de cada autor. Dentre os fatos mais importantes notados, estão: o empoderamento do sujeito-autor construído ao longo do artigoe do construído na interação no blog; a oposição enfraquecimento x empoderamento presente nos artigos e comentários; a oscilação entre a postura acadêmica e a não acadêmica figurando nos artigos e comentários. Os contextos campo e universidade refletiram diretamente nos sujeitos envolvidos, sob o viés dos autores, transformando a visão, a formação e a atribuição do statusde autores, de universitários empoderados e autônomos, responsáveis pelo curso da própria trajetória.This search investigate, starting from a analytic view with concepts of greimasiany semiotic, the differences and similarities between the subject-author constructed in the article produced for Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre-UEADSL and that constructed during interaction in the blog, whereas the first its a result subject of a cooperative work between student and teacher,and the second, although it is also result of this cooperative work, is a voice of a individual subject. Have as object seven articles of a class of graduation in educational field, whose, at the teacher's initiative, presented this works in the UEADSL, promoted with didactic purposes for the group of searches Texto Livre, by UFMG. Also make part of this corpus the comments exchanged between authors and public during the event, and the mini-curricula of each author. Among the most important facts noticed were: empowerment of the subject-author built along this article and the interaction in the blog; the opposition between weakening x empowerment present in the articles and comments; the oscillation between the academic stance and not academic that appear in articles and comments. The field and university contexts directly reflect in the subject involved in this project, under the bias of authors, transforming the vision, development and assignment of the status of authors, empowered and autonomous university students, responsible for their own trajectory.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSemióticaProfessores FormaçãoEnsino auxiliado por computadorEducação rural BrasilLetramento digitalEmpoderamentoLetramento acadêmicoUniversidadeLicenciatura em educação do campoEducação do CampoA construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALthalita_santos_fel_cio_de_almeida___a_constru__o_do_aluno_autor_dos__licenciandos_em_educa__o_do_campo_no_congresso_nacional_universidade__ead_e__software_livre.pdfapplication/pdf4351984https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXYFWN/1/thalita_santos_fel_cio_de_almeida___a_constru__o_do_aluno_autor_dos__licenciandos_em_educa__o_do_campo_no_congresso_nacional_universidade__ead_e__software_livre.pdfa4dff4876c64df40f58c09c1103c4db8MD51TEXTthalita_santos_fel_cio_de_almeida___a_constru__o_do_aluno_autor_dos__licenciandos_em_educa__o_do_campo_no_congresso_nacional_universidade__ead_e__software_livre.pdf.txtthalita_santos_fel_cio_de_almeida___a_constru__o_do_aluno_autor_dos__licenciandos_em_educa__o_do_campo_no_congresso_nacional_universidade__ead_e__software_livre.pdf.txtExtracted texttext/plain337855https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXYFWN/2/thalita_santos_fel_cio_de_almeida___a_constru__o_do_aluno_autor_dos__licenciandos_em_educa__o_do_campo_no_congresso_nacional_universidade__ead_e__software_livre.pdf.txt4d1d7b336c40bc41e4d061c81a56a3dbMD521843/LETR-AXYFWN2019-11-14 10:37:47.448oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AXYFWNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:37:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
title A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
spellingShingle A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
Thalita Santos Felicio de Almeida
Empoderamento
Letramento acadêmico
Universidade
Licenciatura em educação do campo
Educação do Campo
Semiótica
Professores Formação
Ensino auxiliado por computador
Educação rural Brasil
Letramento digital
title_short A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
title_full A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
title_fullStr A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
title_full_unstemmed A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
title_sort A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
author Thalita Santos Felicio de Almeida
author_facet Thalita Santos Felicio de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Cristina Fricke Matte
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daniervelin Renata Marques Pereira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Thalita Santos Felicio de Almeida
contributor_str_mv Ana Cristina Fricke Matte
Daniervelin Renata Marques Pereira
Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Empoderamento
Letramento acadêmico
Universidade
Licenciatura em educação do campo
Educação do Campo
topic Empoderamento
Letramento acadêmico
Universidade
Licenciatura em educação do campo
Educação do Campo
Semiótica
Professores Formação
Ensino auxiliado por computador
Educação rural Brasil
Letramento digital
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Semiótica
Professores Formação
Ensino auxiliado por computador
Educação rural Brasil
Letramento digital
description Esta pesquisa investiga, a partir de uma análise interpretativa com uso de conceitos da semiótica greimasiana, as diferenças e semelhanças entre o sujeito-autor construído no artigo produzido para o Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre -UEADSL e aquele construído durante a interação no blog considerando-se que o primeiro é um sujeito resultado de um trabalho colaborativo entre aluno e professor e o segundo, apesar de também ser resultado desse trabalho colaborativo, é a voz de um sujeito individualizado. Tem como objeto sete artigos de uma turma de Licenciatura em Educação do campo, da UFVJM, cujos estudantes, por iniciativa do professor, apresentaram esses trabalhos no UEADSL, promovido com fins didáticos pelo grupo de pesquisa Texto Livre, da UFMG. Também fazem parte desse corpusos comentários trocados entre autores e público durante o evento e os minicurrículos de cada autor. Dentre os fatos mais importantes notados, estão: o empoderamento do sujeito-autor construído ao longo do artigoe do construído na interação no blog; a oposição enfraquecimento x empoderamento presente nos artigos e comentários; a oscilação entre a postura acadêmica e a não acadêmica figurando nos artigos e comentários. Os contextos campo e universidade refletiram diretamente nos sujeitos envolvidos, sob o viés dos autores, transformando a visão, a formação e a atribuição do statusde autores, de universitários empoderados e autônomos, responsáveis pelo curso da própria trajetória.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T18:11:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T18:11:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXYFWN
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXYFWN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXYFWN/1/thalita_santos_fel_cio_de_almeida___a_constru__o_do_aluno_autor_dos__licenciandos_em_educa__o_do_campo_no_congresso_nacional_universidade__ead_e__software_livre.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXYFWN/2/thalita_santos_fel_cio_de_almeida___a_constru__o_do_aluno_autor_dos__licenciandos_em_educa__o_do_campo_no_congresso_nacional_universidade__ead_e__software_livre.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4dff4876c64df40f58c09c1103c4db8
4d1d7b336c40bc41e4d061c81a56a3db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890969831079936