Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Paula Resende Adelino
Orientador(a): Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Banca de defesa: Maria de Fatima Almeida Martins, Vanessa Sena Tomaz, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Eliane Ribeiro Andrade
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZRMGS
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal conhecer um pouco mais dos modos pelos quais jovens vivenciam sua trajetória escolar no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec). Com essa finalidade, consideramos, nas interações discursivas que ocorreram nas aulas de Matemática do 2º ano do curso de Eletrônica dessa instituição durante o ano letivo de 2015, posicionamentos assumidos por essas e esses jovens em sua relação com o conhecimento matemático veiculado na escola. Optamos por focalizar a sala de aula de Matemática pelo caráter, de certa forma, emblemático dessa sala de aula como espaço em que se vivenciam as dinâmicas das relações pedagógicas que acontecem na escola e pelo status dessa disciplina no currículo escolar e, mais especificamente, no currículo do curso de Eletrônica, por se tratar de um curso da área de ciências exatas. Tomamos os posicionamentos assumidos por essas e esses estudantes como atitude responsiva de legitimação de seu pertencimento a essa escola, o qual é tensionado pelos discursos e por outros procedimentos estratégicos por meio dos quais o Coltec cumpre seu propósito educativo. Nesta pesquisa usufruímos de reflexões sobre territórios e sobre constituição de territorialidades que foram originalmente desenvolvidas para campos da Geografia, da Sociologia e da Economia, entre outros, mas que recentemente têm oferecido sua produtividade analítica a estudos na área de Educação. Reflexões sobre territórios nos permitiram identificar a sala de aula de Matemática e a escola de maneira geral como espaços permeados por relações de poder, nos quais o sujeito realiza funções e produz significados, para sobre eles exercer certo domínio e deles desenvolver certa apropriação e, com isso, demarcar seu pertencimento a esses espaços. Por sua vez, reflexões sobre constituição de territorialidades nos auxiliariam a compreender os posicionamentos dos e das jovens como ações táticas por meio das quais esses e essas estudantes do Coltec realizam funções decisivas para exercerem o domínio sobre aquele território, viabilizarem e legitimarem sua permanência nele e produzirem efeitos simbólicos e práticos de suas vivências nessa escola e das narrativas sobre elas.
id UFMG_d54f2041e44639785857ae273ee574bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZRMGS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria da Conceicao F Reis FonsecaMaria de Fatima Almeida MartinsVanessa Sena TomazMaria Celeste Reis Fernandes de SouzaEliane Ribeiro AndradePaula Resende Adelino2019-08-13T01:36:31Z2019-08-13T01:36:31Z2018-01-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZRMGSEste trabalho tem como objetivo principal conhecer um pouco mais dos modos pelos quais jovens vivenciam sua trajetória escolar no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec). Com essa finalidade, consideramos, nas interações discursivas que ocorreram nas aulas de Matemática do 2º ano do curso de Eletrônica dessa instituição durante o ano letivo de 2015, posicionamentos assumidos por essas e esses jovens em sua relação com o conhecimento matemático veiculado na escola. Optamos por focalizar a sala de aula de Matemática pelo caráter, de certa forma, emblemático dessa sala de aula como espaço em que se vivenciam as dinâmicas das relações pedagógicas que acontecem na escola e pelo status dessa disciplina no currículo escolar e, mais especificamente, no currículo do curso de Eletrônica, por se tratar de um curso da área de ciências exatas. Tomamos os posicionamentos assumidos por essas e esses estudantes como atitude responsiva de legitimação de seu pertencimento a essa escola, o qual é tensionado pelos discursos e por outros procedimentos estratégicos por meio dos quais o Coltec cumpre seu propósito educativo. Nesta pesquisa usufruímos de reflexões sobre territórios e sobre constituição de territorialidades que foram originalmente desenvolvidas para campos da Geografia, da Sociologia e da Economia, entre outros, mas que recentemente têm oferecido sua produtividade analítica a estudos na área de Educação. Reflexões sobre territórios nos permitiram identificar a sala de aula de Matemática e a escola de maneira geral como espaços permeados por relações de poder, nos quais o sujeito realiza funções e produz significados, para sobre eles exercer certo domínio e deles desenvolver certa apropriação e, com isso, demarcar seu pertencimento a esses espaços. Por sua vez, reflexões sobre constituição de territorialidades nos auxiliariam a compreender os posicionamentos dos e das jovens como ações táticas por meio das quais esses e essas estudantes do Coltec realizam funções decisivas para exercerem o domínio sobre aquele território, viabilizarem e legitimarem sua permanência nele e produzirem efeitos simbólicos e práticos de suas vivências nessa escola e das narrativas sobre elas.This paper has as main objective to know a little more about the ways in which young people experience their school trajectory at the Technical School of Federal University of Minas Gerais (Coltec). To this end, we have considered, in the discursive interactions which took place in Mathematics classes of the second grade of Electronics of this institution during the academic year of 2015, positions assumed by these young people in their relation with the mathematical knowledge widespread in the school. We have chosen to focus the Mathematics classroom by its emblematic character, in a certain way, as a space in which the dynamics of the pedagogical relationships that happen at school are experienced and by the status of this subject in the school curriculum and, more specifically, in the curriculum of Electronics course, because it is a course of the area of exact sciences. We have taken the positions assumed by these students as a responsive attitude to legitimize their membership at this school, which is stressed by the speeches and other strategic procedures by which Coltec fulfills its educational purpose. In this research we have used reflections on territories and on the constitution of territorialities which were originally developed for the fields of Geography, Sociology and Economics, among others, but which have recently offered their analytical productivity to studies in the area of Education. Reflections on territories have allowed us to identify the Mathematics classroom and the school in general as spaces permeated by power relations, in which the subject performs functions and produces meanings, to exercise a certain domain over them and to develop a certain appropriation and, with this, to demarcate their belonging to these spaces. On the other hand, reflections on the constitution of territorialities would help us to understand the positions of the young people as tactical actions through which these Coltec students perform decisive functions to exercise the domain over that territory, to make feasible and to legitimize their permanence in it and to produce symbolic and practical effects of their experiences at this school and the narratives about them.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJovensParticipação estudantil na educaçãoSociologia educacionalAmbiente de sala de aulaAmbiente escolarSalas de aulaMatematica Estudo e ensinoEducação para o trabalhoProfessores de ensino tecnico FormaçãoEducaçãoTerritorialidade humanaEnsino tecnicoEnsino profissionalEnsino médioJovensMatemática escolarEnsino médio técnicoPertencimentoTerritórios e territorialidadesJovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2018paularesendeadelinotesefinal.pdfapplication/pdf1951617https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZRMGS/1/2018paularesendeadelinotesefinal.pdf1ab583ae0bc43edb67eb83a39b247fccMD51TEXT2018paularesendeadelinotesefinal.pdf.txt2018paularesendeadelinotesefinal.pdf.txtExtracted texttext/plain455677https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZRMGS/2/2018paularesendeadelinotesefinal.pdf.txt8c8c3780045a75775f841e168195448eMD521843/BUOS-AZRMGS2019-11-14 20:39:38.96oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZRMGSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:39:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino
title Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino
spellingShingle Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino
Paula Resende Adelino
Jovens
Matemática escolar
Ensino médio técnico
Pertencimento
Territórios e territorialidades
Jovens
Participação estudantil na educação
Sociologia educacional
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Salas de aula
Matematica Estudo e ensino
Educação para o trabalho
Professores de ensino tecnico Formação
Educação
Territorialidade humana
Ensino tecnico
Ensino profissional
Ensino médio
title_short Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino
title_full Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino
title_fullStr Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino
title_full_unstemmed Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino
title_sort Jovens no ensino médio técnico: um olhar a partir das aulas de Matemática / Paula Resende Adelino
author Paula Resende Adelino
author_facet Paula Resende Adelino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria de Fatima Almeida Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vanessa Sena Tomaz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eliane Ribeiro Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Resende Adelino
contributor_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Maria de Fatima Almeida Martins
Vanessa Sena Tomaz
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Eliane Ribeiro Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Matemática escolar
Ensino médio técnico
Pertencimento
Territórios e territorialidades
topic Jovens
Matemática escolar
Ensino médio técnico
Pertencimento
Territórios e territorialidades
Jovens
Participação estudantil na educação
Sociologia educacional
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Salas de aula
Matematica Estudo e ensino
Educação para o trabalho
Professores de ensino tecnico Formação
Educação
Territorialidade humana
Ensino tecnico
Ensino profissional
Ensino médio
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Jovens
Participação estudantil na educação
Sociologia educacional
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Salas de aula
Matematica Estudo e ensino
Educação para o trabalho
Professores de ensino tecnico Formação
Educação
Territorialidade humana
Ensino tecnico
Ensino profissional
Ensino médio
description Este trabalho tem como objetivo principal conhecer um pouco mais dos modos pelos quais jovens vivenciam sua trajetória escolar no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec). Com essa finalidade, consideramos, nas interações discursivas que ocorreram nas aulas de Matemática do 2º ano do curso de Eletrônica dessa instituição durante o ano letivo de 2015, posicionamentos assumidos por essas e esses jovens em sua relação com o conhecimento matemático veiculado na escola. Optamos por focalizar a sala de aula de Matemática pelo caráter, de certa forma, emblemático dessa sala de aula como espaço em que se vivenciam as dinâmicas das relações pedagógicas que acontecem na escola e pelo status dessa disciplina no currículo escolar e, mais especificamente, no currículo do curso de Eletrônica, por se tratar de um curso da área de ciências exatas. Tomamos os posicionamentos assumidos por essas e esses estudantes como atitude responsiva de legitimação de seu pertencimento a essa escola, o qual é tensionado pelos discursos e por outros procedimentos estratégicos por meio dos quais o Coltec cumpre seu propósito educativo. Nesta pesquisa usufruímos de reflexões sobre territórios e sobre constituição de territorialidades que foram originalmente desenvolvidas para campos da Geografia, da Sociologia e da Economia, entre outros, mas que recentemente têm oferecido sua produtividade analítica a estudos na área de Educação. Reflexões sobre territórios nos permitiram identificar a sala de aula de Matemática e a escola de maneira geral como espaços permeados por relações de poder, nos quais o sujeito realiza funções e produz significados, para sobre eles exercer certo domínio e deles desenvolver certa apropriação e, com isso, demarcar seu pertencimento a esses espaços. Por sua vez, reflexões sobre constituição de territorialidades nos auxiliariam a compreender os posicionamentos dos e das jovens como ações táticas por meio das quais esses e essas estudantes do Coltec realizam funções decisivas para exercerem o domínio sobre aquele território, viabilizarem e legitimarem sua permanência nele e produzirem efeitos simbólicos e práticos de suas vivências nessa escola e das narrativas sobre elas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T01:36:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T01:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZRMGS
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZRMGS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZRMGS/1/2018paularesendeadelinotesefinal.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZRMGS/2/2018paularesendeadelinotesefinal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ab583ae0bc43edb67eb83a39b247fcc
8c8c3780045a75775f841e168195448e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973260725387264