A construção do violão mineiro: singularidades, estilos e identidades regionais na música popular instrumental de Belo Horizonte
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKHWZ |
Resumo: | Este trabalho propõe uma análise do processo de construção do que se convencionou chamar de violão mineiro, termo consolidado no álbum Quadros Modernos, lançado em 2001, por três violonistas-compositores de Minas Gerais: Chiquito Braga, Toninho Horta e Juarez Moreira. Inserido no campo de produção da música popular brasileira instrumental (MPBI), o trabalho desses violonistas cujas carreiras se iniciaram nos anos 60 e 70 chama a atenção por reforçar o posicionamento de um grupo de músicos de Belo Horizonte como representantes do que seria uma escola mineira de violão. A partir de uma análise das dinâmicas que regem o cenário delineado por esse grupo e o contexto no qual ele se insere, nosso intento é perceber a partir da perspectiva de seus produtores os fatores que concorreram para impulsionar a produção instrumental para o violão popular na capital. Entre os interesses desta pesquisa estão a) entender como a música instrumental de Minas se relacionou com a canção praticada por representantes da MPB do estado a partir da década de 60, absorvendo e reelaborando significados alavancados por esta última b) compreender o modo como alguns violonistas-compositores mobilizaram aspectos de uma cultura e identidade regional, via discursos verbais e visuais, atrelando-os aos seus projetos musicais e c) apreender os principais elementos estéticos encontrados em composições e arranjos de quatro violonistas Chiquito Braga, Toninho Horta, Juarez Moreira e Gilvan de Oliveira e relacioná-los à formatação de um campo de produção específico na música instrumental. |
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Flavio Terrigno BarbeitasCarlos SandroniAcácio Tadeu de Camargo PiedadeEduardo Campolina Viana LoureiroAna Claudia de AssisDaniel Menezes Lovisi2019-08-13T05:44:38Z2019-08-13T05:44:38Z2017-03-06http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKHWZEste trabalho propõe uma análise do processo de construção do que se convencionou chamar de violão mineiro, termo consolidado no álbum Quadros Modernos, lançado em 2001, por três violonistas-compositores de Minas Gerais: Chiquito Braga, Toninho Horta e Juarez Moreira. Inserido no campo de produção da música popular brasileira instrumental (MPBI), o trabalho desses violonistas cujas carreiras se iniciaram nos anos 60 e 70 chama a atenção por reforçar o posicionamento de um grupo de músicos de Belo Horizonte como representantes do que seria uma escola mineira de violão. A partir de uma análise das dinâmicas que regem o cenário delineado por esse grupo e o contexto no qual ele se insere, nosso intento é perceber a partir da perspectiva de seus produtores os fatores que concorreram para impulsionar a produção instrumental para o violão popular na capital. Entre os interesses desta pesquisa estão a) entender como a música instrumental de Minas se relacionou com a canção praticada por representantes da MPB do estado a partir da década de 60, absorvendo e reelaborando significados alavancados por esta última b) compreender o modo como alguns violonistas-compositores mobilizaram aspectos de uma cultura e identidade regional, via discursos verbais e visuais, atrelando-os aos seus projetos musicais e c) apreender os principais elementos estéticos encontrados em composições e arranjos de quatro violonistas Chiquito Braga, Toninho Horta, Juarez Moreira e Gilvan de Oliveira e relacioná-los à formatação de um campo de produção específico na música instrumental.The present essay aims to analyze the construction process of the so-called violão mineiro, a name proposed in the album Quadros Modernos, released in 2001 by three composers and guitar players from Minas Gerais: Chiquito Braga, Toninho Horta and Juarez Moreira. As part of the Brazilian popular music scenario of production, the work of these musicians whose careers started in the decades of 1960 and 1970 is important for its reinforcement of the position of a group of musicians from Belo Horizonte as representatives of what would become a typical guitar school started in Minas Gerais. By analyzing the dynamics of the scenario built by this group and its context, the objective of this work is to understand from the perspective of the creators which factors were determinant in propelling the production of instrumental guitar music in the capital of the state. The topics of interest of this research are, among others: a) the understanding of how instrumental music from Minas connected with the music created by representatives of the MPB movement in the state in the 1960s, absorbing and reinventing meanings created by the latter; b) the comprehension of how some composers and guitar players utilized aspects of a regional culture and identity through verbal and non-verbal expressions, connecting them to their work; c) to identify the principal aesthetical elements inside compositions and arrangements created by Chiquito Braga, Toninho Horta, Juarez Moreira e Gilvan de Oliveira and link them to the creation of a specific field of artistic production inside instrumental music fieldUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaMúsica Popular Brasileira InstrumentalToninho HortaHarmoniaViolões de MinasMineiridadeA construção do violão mineiro: singularidades, estilos e identidades regionais na música popular instrumental de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_vers_o_final___daniel_menezes_lovisi.pdfapplication/pdf4695268https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ANKHWZ/1/tese_vers_o_final___daniel_menezes_lovisi.pdf24a3b0e0b39ea1a0a4468ea3dc57f566MD51TEXTtese_vers_o_final___daniel_menezes_lovisi.pdf.txttese_vers_o_final___daniel_menezes_lovisi.pdf.txtExtracted texttext/plain738666https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ANKHWZ/2/tese_vers_o_final___daniel_menezes_lovisi.pdf.txt5c216b1a3219b68c2368d6fe63a33195MD521843/AAGS-ANKHWZ2019-11-14 21:23:49.415oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-ANKHWZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:23:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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