A construção do violão mineiro: singularidades, estilos e identidades regionais na música popular instrumental de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Daniel Menezes Lovisi
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas
Banca de defesa: Carlos Sandroni, Acácio Tadeu de Camargo Piedade, Eduardo Campolina Viana Loureiro, Ana Claudia de Assis
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKHWZ
Resumo: Este trabalho propõe uma análise do processo de construção do que se convencionou chamar de violão mineiro, termo consolidado no álbum Quadros Modernos, lançado em 2001, por três violonistas-compositores de Minas Gerais: Chiquito Braga, Toninho Horta e Juarez Moreira. Inserido no campo de produção da música popular brasileira instrumental (MPBI), o trabalho desses violonistas cujas carreiras se iniciaram nos anos 60 e 70 chama a atenção por reforçar o posicionamento de um grupo de músicos de Belo Horizonte como representantes do que seria uma escola mineira de violão. A partir de uma análise das dinâmicas que regem o cenário delineado por esse grupo e o contexto no qual ele se insere, nosso intento é perceber a partir da perspectiva de seus produtores os fatores que concorreram para impulsionar a produção instrumental para o violão popular na capital. Entre os interesses desta pesquisa estão a) entender como a música instrumental de Minas se relacionou com a canção praticada por representantes da MPB do estado a partir da década de 60, absorvendo e reelaborando significados alavancados por esta última b) compreender o modo como alguns violonistas-compositores mobilizaram aspectos de uma cultura e identidade regional, via discursos verbais e visuais, atrelando-os aos seus projetos musicais e c) apreender os principais elementos estéticos encontrados em composições e arranjos de quatro violonistas Chiquito Braga, Toninho Horta, Juarez Moreira e Gilvan de Oliveira e relacioná-los à formatação de um campo de produção específico na música instrumental.
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