Nas redes do esporte escolar: participação e significados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Liliana Borges
Orientador(a): Eustaquia Salvadora de Sousa
Banca de defesa: Tarcisio Mauro Vago
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5KYH4Q
Resumo: Buscando compreender as práticas esportivas desenvolvidas na escola, este estudo orientou-se pelas seguintes questões: Que práticas de esporte realizam professores/as e alunos/as na escola? Como participam dessas práticas? Quais os fatores limitadores e facilitadores dessa participação? Que significados são atribuídos a essas práticas? A análise dessa problemática teve como referência o universo do esporte de alto rendimento com seus valores e princípios e o esporte da escola, pretendido pelo discurso crítico da Educação Física. A abordagem metodológica caracterizou-se como um estudo de caso, orientado por uma perspectiva etnográfica, tendo como unidade de análise uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram observação direta, entrevista, discussão de grupo focal e análise documental. Destaca-se na análise o caráter complexo das práticas esportivas da escola, permeado por um processo contínuo de inclusão e exclusão, ora se orientando por princípios e valores do esporte de alto rendimento, ora criando diferentes práticas esportivas próprias da Escola. Dos diferentes significados atribuídos às práticas esportivas destacou-se o esporte como possibilidade de: ascensão social e aquisição de valores e atitudes, como construção de redes de relações sociais; e de vivências lúdicas em parceria com o outro.
id UFMG_df16f76f617f7a7049388358ca71bb9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5KYH4Q
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eustaquia Salvadora de SousaTarcisio Mauro VagoLiliana Borges2019-08-11T14:20:44Z2019-08-11T14:20:44Z2002-10-18http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5KYH4QBuscando compreender as práticas esportivas desenvolvidas na escola, este estudo orientou-se pelas seguintes questões: Que práticas de esporte realizam professores/as e alunos/as na escola? Como participam dessas práticas? Quais os fatores limitadores e facilitadores dessa participação? Que significados são atribuídos a essas práticas? A análise dessa problemática teve como referência o universo do esporte de alto rendimento com seus valores e princípios e o esporte da escola, pretendido pelo discurso crítico da Educação Física. A abordagem metodológica caracterizou-se como um estudo de caso, orientado por uma perspectiva etnográfica, tendo como unidade de análise uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram observação direta, entrevista, discussão de grupo focal e análise documental. Destaca-se na análise o caráter complexo das práticas esportivas da escola, permeado por um processo contínuo de inclusão e exclusão, ora se orientando por princípios e valores do esporte de alto rendimento, ora criando diferentes práticas esportivas próprias da Escola. Dos diferentes significados atribuídos às práticas esportivas destacou-se o esporte como possibilidade de: ascensão social e aquisição de valores e atitudes, como construção de redes de relações sociais; e de vivências lúdicas em parceria com o outro.Aiming to understand the sporting practices developed at school, this study is oriented by the following issues: what do sporting practices fulfill the aims of teachers and students at school? How do they participate in those practices? What are the restraining and facilitating factors of that participation? What meanings do they attribute to those practices? The analysis of those problems had as reference the universe of "high performance sports" along with its valves and principles, and the "school's sport", claimed by the critical discourse of the Physical Education. The methodological approach was characterized as a case study, it was orientated towards na ethnographical perspective, having as locus of analysis a public school of the city of Belo Horizonte. The procedures used for collecting the data were direct observation, interview, focal group's discussion, and documental analysis. It cames out of the analysis the complex character of those schools sporting practices, which reveals being full of inclusions and exclusions as in a continual process, either orientated by principles and valves of "high performance sports", or creating different sporting practices of the school it self. Of the different meanings attributed to the sporting practices it came out the following: the sport as a means of learning valves, rules and attitudes; way of incorporating of habits needed at reeping good health and body aesthetics; possibility of establishing social relations; ludicrous living in partnership with others.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoSignificadoParticipaçãoEscolaEsporteNas redes do esporte escolar: participação e significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_o_liliana_todo_texto.pdfapplication/pdf489876https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5KYH4Q/1/disserta_o_liliana_todo_texto.pdfd561545c42e0a6e26e6a5aef81c28c67MD51TEXTdisserta_o_liliana_todo_texto.pdf.txtdisserta_o_liliana_todo_texto.pdf.txtExtracted texttext/plain246350https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5KYH4Q/2/disserta_o_liliana_todo_texto.pdf.txt973266cdfb1758258934a457d6a38717MD521843/IOMS-5KYH4Q2019-11-14 03:50:36.026oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5KYH4QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:50:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nas redes do esporte escolar: participação e significados
title Nas redes do esporte escolar: participação e significados
spellingShingle Nas redes do esporte escolar: participação e significados
Liliana Borges
Significado
Participação
Escola
Esporte
Educação
title_short Nas redes do esporte escolar: participação e significados
title_full Nas redes do esporte escolar: participação e significados
title_fullStr Nas redes do esporte escolar: participação e significados
title_full_unstemmed Nas redes do esporte escolar: participação e significados
title_sort Nas redes do esporte escolar: participação e significados
author Liliana Borges
author_facet Liliana Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eustaquia Salvadora de Sousa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tarcisio Mauro Vago
dc.contributor.author.fl_str_mv Liliana Borges
contributor_str_mv Eustaquia Salvadora de Sousa
Tarcisio Mauro Vago
dc.subject.por.fl_str_mv Significado
Participação
Escola
Esporte
topic Significado
Participação
Escola
Esporte
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
description Buscando compreender as práticas esportivas desenvolvidas na escola, este estudo orientou-se pelas seguintes questões: Que práticas de esporte realizam professores/as e alunos/as na escola? Como participam dessas práticas? Quais os fatores limitadores e facilitadores dessa participação? Que significados são atribuídos a essas práticas? A análise dessa problemática teve como referência o universo do esporte de alto rendimento com seus valores e princípios e o esporte da escola, pretendido pelo discurso crítico da Educação Física. A abordagem metodológica caracterizou-se como um estudo de caso, orientado por uma perspectiva etnográfica, tendo como unidade de análise uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram observação direta, entrevista, discussão de grupo focal e análise documental. Destaca-se na análise o caráter complexo das práticas esportivas da escola, permeado por um processo contínuo de inclusão e exclusão, ora se orientando por princípios e valores do esporte de alto rendimento, ora criando diferentes práticas esportivas próprias da Escola. Dos diferentes significados atribuídos às práticas esportivas destacou-se o esporte como possibilidade de: ascensão social e aquisição de valores e atitudes, como construção de redes de relações sociais; e de vivências lúdicas em parceria com o outro.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T14:20:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T14:20:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5KYH4Q
url http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5KYH4Q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5KYH4Q/1/disserta_o_liliana_todo_texto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5KYH4Q/2/disserta_o_liliana_todo_texto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d561545c42e0a6e26e6a5aef81c28c67
973266cdfb1758258934a457d6a38717
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891006789189632