O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Claudio Marinho
Orientador(a): Antonia Vitoria Soares Aranha
Banca de defesa: Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira, Maria Laetitia Correa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6ARHD4
Resumo: Esta pesquisa trata as implicações do uso das Tecnologias Digitais (TDs) para o trabalho docente na educação básica, com ênfase nas mudanças provocadas no trabalho pedagógico do professor. Parte da constatação de que os diversos professores utilizam as Tecnologias Digitais no seu processo de trabalho e de que, nos últimos anos, tem havido uma incorporação das ferramentas computacionais no trabalho docente. Mediante a observação das aulas de professores em laboratórios de informática, ou na própria sala de aula, além de entrevistas, coleta de dados e revisão bibliográfica, procuramos identificar como o professor está usando os recursos digitais. Verificamos que, nas escolas privadas e públicas municipais que possuem laboratórios de informática, os professores estão utilizando essas tecnologias , provocando, assim, implicações para o seu próprio processo de trabalho. Apresentamos tais implicações do uso das Tecnologias Digitais no trabalho docente em quatro categorias: Autonomia e controle, Intensificação do trabalho docente, Diversificação da categoria docente, Impactos no trabalho pedagógico do professor. Como resultados, indicamos que existe uma processualidade contraditória nas implicações do uso das Tecnologias Digitais, uma vez que, ao mesmo tempo que provoca maior controle e intensificação do trabalho docente, também favorece a autonomia e a criatividade do professor para elaborar novas atividades pedagógicas. O certo é que está em processo de construção um novo professor que utiliza as Tecnologias Digitais como mais uma ferramenta para seu laborioso ofício de mestre.
id UFMG_e251512830cc5cd0f67b912b954f1f98
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-6ARHD4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonia Vitoria Soares AranhaFernando Selmar Fidalgo de OliveiraMaria Laetitia CorreaClaudio Marinho2019-08-11T21:33:20Z2019-08-11T21:33:20Z2005-04-05http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6ARHD4Esta pesquisa trata as implicações do uso das Tecnologias Digitais (TDs) para o trabalho docente na educação básica, com ênfase nas mudanças provocadas no trabalho pedagógico do professor. Parte da constatação de que os diversos professores utilizam as Tecnologias Digitais no seu processo de trabalho e de que, nos últimos anos, tem havido uma incorporação das ferramentas computacionais no trabalho docente. Mediante a observação das aulas de professores em laboratórios de informática, ou na própria sala de aula, além de entrevistas, coleta de dados e revisão bibliográfica, procuramos identificar como o professor está usando os recursos digitais. Verificamos que, nas escolas privadas e públicas municipais que possuem laboratórios de informática, os professores estão utilizando essas tecnologias , provocando, assim, implicações para o seu próprio processo de trabalho. Apresentamos tais implicações do uso das Tecnologias Digitais no trabalho docente em quatro categorias: Autonomia e controle, Intensificação do trabalho docente, Diversificação da categoria docente, Impactos no trabalho pedagógico do professor. Como resultados, indicamos que existe uma processualidade contraditória nas implicações do uso das Tecnologias Digitais, uma vez que, ao mesmo tempo que provoca maior controle e intensificação do trabalho docente, também favorece a autonomia e a criatividade do professor para elaborar novas atividades pedagógicas. O certo é que está em processo de construção um novo professor que utiliza as Tecnologias Digitais como mais uma ferramenta para seu laborioso ofício de mestre.This research covers the implications of the use of digital technologies for the work in basic education, with focus on the changes in the role of teachers. We start from the observation that teachers use digital technologies in their work and that, for the past few years, their work has been incorporating computer tools. Through the monitoring of classes in computer labs, or in the classroom besides interviews, data collection and bibliographic research , we tried to identify how teachers have been using digital resources in their work process. We verified that, in private and public schools that have computer labs, teachers are already using digital technologies in their pedagogic work, causing implications in their own work process. We present these implications of the use of digital technologies in the teacher work in for categories: autonomy and control, intensification of the teacher work, diversification of teaching categories, and impacts in the pedagogic work. As results, we indicate there is an ambiguity in the use of digital technologies, since it favors autonomy and creativity of the teacher in elaborating new pedagogic activities, at the same time it causes a stronger control and intensification of the teacher work. Therefore, it is sure it is un course a process of creation of a new teacher who uses digital technologies as an extra tool for his or her laborious role of educating.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoTecnologia educacionalTrabalho docenteTecnologiaEducaçãoO uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALclaudio_marinho_dissertacao2005.pdfapplication/pdf727672https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6ARHD4/1/claudio_marinho_dissertacao2005.pdfda961439aa092c576bf1554f79f5de06MD51TEXTclaudio_marinho_dissertacao2005.pdf.txtclaudio_marinho_dissertacao2005.pdf.txtExtracted texttext/plain308845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6ARHD4/2/claudio_marinho_dissertacao2005.pdf.txt978f906a141e927569655fd45a31cf32MD521843/HJPB-6ARHD42019-11-14 09:28:56.571oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-6ARHD4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:28:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente
title O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente
spellingShingle O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente
Claudio Marinho
Trabalho docente
Tecnologia
Educação
Educação
Professores Formação
Tecnologia educacional
title_short O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente
title_full O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente
title_fullStr O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente
title_sort O uso das tecnologias digitais na educação e as implicações para o trabalho docente
author Claudio Marinho
author_facet Claudio Marinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonia Vitoria Soares Aranha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Laetitia Correa
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudio Marinho
contributor_str_mv Antonia Vitoria Soares Aranha
Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira
Maria Laetitia Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Tecnologia
Educação
topic Trabalho docente
Tecnologia
Educação
Educação
Professores Formação
Tecnologia educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores Formação
Tecnologia educacional
description Esta pesquisa trata as implicações do uso das Tecnologias Digitais (TDs) para o trabalho docente na educação básica, com ênfase nas mudanças provocadas no trabalho pedagógico do professor. Parte da constatação de que os diversos professores utilizam as Tecnologias Digitais no seu processo de trabalho e de que, nos últimos anos, tem havido uma incorporação das ferramentas computacionais no trabalho docente. Mediante a observação das aulas de professores em laboratórios de informática, ou na própria sala de aula, além de entrevistas, coleta de dados e revisão bibliográfica, procuramos identificar como o professor está usando os recursos digitais. Verificamos que, nas escolas privadas e públicas municipais que possuem laboratórios de informática, os professores estão utilizando essas tecnologias , provocando, assim, implicações para o seu próprio processo de trabalho. Apresentamos tais implicações do uso das Tecnologias Digitais no trabalho docente em quatro categorias: Autonomia e controle, Intensificação do trabalho docente, Diversificação da categoria docente, Impactos no trabalho pedagógico do professor. Como resultados, indicamos que existe uma processualidade contraditória nas implicações do uso das Tecnologias Digitais, uma vez que, ao mesmo tempo que provoca maior controle e intensificação do trabalho docente, também favorece a autonomia e a criatividade do professor para elaborar novas atividades pedagógicas. O certo é que está em processo de construção um novo professor que utiliza as Tecnologias Digitais como mais uma ferramenta para seu laborioso ofício de mestre.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:33:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:33:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6ARHD4
url http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6ARHD4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6ARHD4/1/claudio_marinho_dissertacao2005.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6ARHD4/2/claudio_marinho_dissertacao2005.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv da961439aa092c576bf1554f79f5de06
978f906a141e927569655fd45a31cf32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890855228014592