Nós em rede: informação, corpo e tecnologias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Graziela Correa de Andrade
Orientador(a): Maria Aparecida Moura
Banca de defesa: Maria Beatriz A Sathler Bretas, Maria Guiomar da Cunha Frota, Carlos Alberto Avila Araujo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7KAQ6D
Resumo: Nós em Rede é uma pesquisa acadêmica que interage com o campo da arte, buscando evidenciar as relações estabelecidas entre informação, corpo e tecnologias. No desenvolvimento do trabalho, partiu-se do princípio de que o corpo é o primeiro suporte informacional humano e é ininterruptamente constituído a partir das trocas que realiza com o meio em que está inserido e com tudo que lhe é decorrente. Vista sob a perspectiva da cultura contemporânea, a informação, enquanto signo, tem papel ativo nas mediações do corpo com qualquer fenômeno no mundo e tal relação se complexifica com o uso crescente e intenso das Tecnologias da Informação, que promovem uma aproximação cada vez maior entre homens e máquinas. Nesse sentido, buscou-se investigar a tríade mencionada com o objetivo de identificar, caracterizar e refletir sobre as relações entre informação e corpo no contexto de uso das Tecnologias da Informação, com foco no processo informacional e nas reconfigurações do corpo nesse ambiente. Sendo que, por processo informacional entende-se a percepção, a recepção, o processamento, a produção e a disseminação da informação empreendida por seres humanos. Nessa perspectiva, tomou-se por objeto de estudo o coletivo de criação em dança, Movasse, no desenvolvimento e montagem do trabalho denominado Imagens Deslocadas. Para tanto, acompanhou-se as etapas de criação do espetáculo, ocasião em que foram realizadas entrevistas com a equipe artística, e reuniu-se um amplo material de pesquisa, que permitiu o delineamento da gênese criativa da obra. Para fundamentar a base argumentativa dessa pesquisa, elaborou-se uma discussão teórica que envolve o diálogo estabelecido entre as ciências e o corpo, em seus aspectos históricos e contemporâneos e a teoria semiótica de Peirce, aliada aos autores da Ciência da Informação, que discutem a informação no contexto social. A abordagem teórica do trabalho contou ainda com autores de campos distintos como comunicação, filosofia e artes. No procedimento de análise, tomou-se como conceitos-base a concepção semiósica e a tradução intersemiótica, vistas a partir do tecido informacional de Imagens Deslocadas. Em decorrência da reflexão referente ao processo criativo, foi possível sugerir e evidenciar o modo como a rede criativa, composta por bailarinos e equipe de criação, interagiu e traduziu, semioticamente, o movimento de interação informacional envolvendo corpos e tecnologias digitais. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido buscou proporcionar um alargamento das fronteiras da Ciência da Informação, no que concerne a sua agenda de pesquisa, na medida em que tematiza o corpo de uma perspectiva informacional, vislumbrando-o como um objeto portador de significação nas interações humanas mediadas por dispositivos tecnológicos.
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Nesse sentido, buscou-se investigar a tríade mencionada com o objetivo de identificar, caracterizar e refletir sobre as relações entre informação e corpo no contexto de uso das Tecnologias da Informação, com foco no processo informacional e nas reconfigurações do corpo nesse ambiente. Sendo que, por processo informacional entende-se a percepção, a recepção, o processamento, a produção e a disseminação da informação empreendida por seres humanos. Nessa perspectiva, tomou-se por objeto de estudo o coletivo de criação em dança, Movasse, no desenvolvimento e montagem do trabalho denominado Imagens Deslocadas. Para tanto, acompanhou-se as etapas de criação do espetáculo, ocasião em que foram realizadas entrevistas com a equipe artística, e reuniu-se um amplo material de pesquisa, que permitiu o delineamento da gênese criativa da obra. Para fundamentar a base argumentativa dessa pesquisa, elaborou-se uma discussão teórica que envolve o diálogo estabelecido entre as ciências e o corpo, em seus aspectos históricos e contemporâneos e a teoria semiótica de Peirce, aliada aos autores da Ciência da Informação, que discutem a informação no contexto social. A abordagem teórica do trabalho contou ainda com autores de campos distintos como comunicação, filosofia e artes. No procedimento de análise, tomou-se como conceitos-base a concepção semiósica e a tradução intersemiótica, vistas a partir do tecido informacional de Imagens Deslocadas. Em decorrência da reflexão referente ao processo criativo, foi possível sugerir e evidenciar o modo como a rede criativa, composta por bailarinos e equipe de criação, interagiu e traduziu, semioticamente, o movimento de interação informacional envolvendo corpos e tecnologias digitais. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido buscou proporcionar um alargamento das fronteiras da Ciência da Informação, no que concerne a sua agenda de pesquisa, na medida em que tematiza o corpo de uma perspectiva informacional, vislumbrando-o como um objeto portador de significação nas interações humanas mediadas por dispositivos tecnológicos.We and our Connections is an academic research which dialogs with the Art field, intending to evidence the relations among information, body and technologies. In the development of this work, it was established at first the principle of body as the prime informational human support, constituted by the continuous exchanges between the environment and everything originated from it. Information, as sign, seen through the contemporary cultural perspective, performs an active role mediating the relations between the body and any phenomenon in the world. And this relation becomes more complex with the increasing and intensive use of information technologies, approximating men and machines. In this sense, we tried to investigate the cited triad aiming to identify, characterize and reflect the relations between information and body, interpolated in the usage context of information technology, focusing the informational process and the body reconfigurations at this environment. By informational process we mean the perception, reception, processing, production and dissemination of information executed by human beings. In this perspective, we have taken, as object of our study, the dance collective of creation, Movasse, in the development and production of its work Imagens Deslocadas (Displaced Images). In that way, we accompanied the creation phases of the play, occasion in which was possible to make interviews with the artistic team. This accompaniment originated a vast research material which allowed us to map the creative generation of that work. To set up the argumentative basis of this research, there was elaborated a theoretical discussion involving the dialogue established by sciences and body, embracing its historical and contemporary aspects and the Peircean Semiotic Theory, combined with the Information Science authors that discuss the information in its social aspects. The theoretical approach has also considered authors from distinct fields as Communication, Philosophy and Arts. In the analysis procedure, we have taken as base-concepts the semiosic conception and the intersemiotic translation, seen through the informational texture of Imagens Deslocadas. As a consequence of this reflection about the creative process, it was possible to us suggest and make clear the way in which the creative net, constituted by dancers and the production team, interacted and translated semiotically the informational process involving bodies and digital technologies. Reflecting about the body through an informational perspective, this work tried to proportionate an enlargement of Information Science research frontiers. This is possible when we see the body as a meaningful object in the human interactions mediated by technological devices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCorpo humano Aspectos simbólicosDançaCiência da informaçãoTecnologia da informaçãoSignoCorpoTradução intersemióticaInformaçãoDançaTecnologias da informaçãoSemióticaProcessos criativosConcepção semiósicaNós em rede: informação, corpo e tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALnosemrede_grazielaandrade.pdfapplication/pdf3037229https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-7KAQ6D/1/nosemrede_grazielaandrade.pdfad49f08d0ed4dba0f92c79eaba177862MD51TEXTnosemrede_grazielaandrade.pdf.txtnosemrede_grazielaandrade.pdf.txtExtracted texttext/plain466876https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-7KAQ6D/2/nosemrede_grazielaandrade.pdf.txtc16e47ec25b7d74ab1616fa812f9f61bMD521843/ECID-7KAQ6D2019-11-14 04:53:00.787oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-7KAQ6DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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