A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Igor Moraes Santos
Orientador(a): Karine Salgado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AY4KWQ
Resumo: No século I a.C., as sucessivas crises políticas infligiram transformações irreversíveis à República romana. Uma das mais recorrentes explicações atribuía a culpa aos homens do presente que abandonavam o mos maiorum. Nesse contexto, os romanos, tão afeitos ao legado dos patres, voltaram-se ainda mais para o seu passado, na esperança de que o resgate das conquistas dos ancestrais reintroduzisse o respeito aos costumes e, com isso, preservasse a constituição. Para tanto, era necessário investigar a tradição e, ao final, escrever a história. Marco Túlio Cícero foi uma das mais brilhantes mentes a perceber esses novos desafios da Roma que se fazia império, mas que não podia sacrificar os pilares de sua cultura. Assim, ele delineia uma concepção de res publica como a melhor constituição que, partindo da história romana, é um equilíbrio entre populus, Senado e magistrados, forma mista estável que assegura a liberdade. Mas Cícero reconhece a necessidade de bons homens políticos, primeiros cidadãos e modelos de virtude, para guiarem a cidade para bons caminhos segundo a previsão dos movimentos políticos. O rector é também orador e dotado de filosofia, revelando-se o único capaz de escrever a história, por meio da qual se compreende que essa configuração político-jurídica traçada por Cícero não é mera reprodução da Roma de seu tempo ou do passado. A melhor res publica ciceroniana é ideia, mas enquanto teoria que nasce da experiência e para ela se dirige. Isso significa dizer que a ação contínua do homem para o desenvolvimento de sua natureza racional produz o optimus status civitatis: entre erros e acertos, os maiores conseguiram obter uma forma de governo apta a promover o aperfeiçoamento moral em conformidade com a natureza e, agora, é possível ao homem do presente conceber o que seja o melhor. Ele herda a constituição excelente de seus pais, mas precisa remodelá-la segundo as demandas do novo contexto no qual está situado. Portanto, pela união entre teoria e prática político-jurídica, Cícero harmoniza tradição e inovação, natureza e história. O presente trabalho parte da tradição política da Antiguidade para estabelecer os principais aspectos políticos, jurídicos e morais estruturantes da ideia de res publica em Cícero, seguido de seus fundamentos, entre natureza, eloquência, filosofia e história. Em conclusão, percebe-se que a história legitima a ideia de república por ser o início e o fim da teoria.
id UFMG_e85457b62145eb6ec83f226b81fd9d07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AY4KWQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Karine SalgadoIgor Moraes Santos2019-08-13T15:45:48Z2019-08-13T15:45:48Z2017-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AY4KWQNo século I a.C., as sucessivas crises políticas infligiram transformações irreversíveis à República romana. Uma das mais recorrentes explicações atribuía a culpa aos homens do presente que abandonavam o mos maiorum. Nesse contexto, os romanos, tão afeitos ao legado dos patres, voltaram-se ainda mais para o seu passado, na esperança de que o resgate das conquistas dos ancestrais reintroduzisse o respeito aos costumes e, com isso, preservasse a constituição. Para tanto, era necessário investigar a tradição e, ao final, escrever a história. Marco Túlio Cícero foi uma das mais brilhantes mentes a perceber esses novos desafios da Roma que se fazia império, mas que não podia sacrificar os pilares de sua cultura. Assim, ele delineia uma concepção de res publica como a melhor constituição que, partindo da história romana, é um equilíbrio entre populus, Senado e magistrados, forma mista estável que assegura a liberdade. Mas Cícero reconhece a necessidade de bons homens políticos, primeiros cidadãos e modelos de virtude, para guiarem a cidade para bons caminhos segundo a previsão dos movimentos políticos. O rector é também orador e dotado de filosofia, revelando-se o único capaz de escrever a história, por meio da qual se compreende que essa configuração político-jurídica traçada por Cícero não é mera reprodução da Roma de seu tempo ou do passado. A melhor res publica ciceroniana é ideia, mas enquanto teoria que nasce da experiência e para ela se dirige. Isso significa dizer que a ação contínua do homem para o desenvolvimento de sua natureza racional produz o optimus status civitatis: entre erros e acertos, os maiores conseguiram obter uma forma de governo apta a promover o aperfeiçoamento moral em conformidade com a natureza e, agora, é possível ao homem do presente conceber o que seja o melhor. Ele herda a constituição excelente de seus pais, mas precisa remodelá-la segundo as demandas do novo contexto no qual está situado. Portanto, pela união entre teoria e prática político-jurídica, Cícero harmoniza tradição e inovação, natureza e história. O presente trabalho parte da tradição política da Antiguidade para estabelecer os principais aspectos políticos, jurídicos e morais estruturantes da ideia de res publica em Cícero, seguido de seus fundamentos, entre natureza, eloquência, filosofia e história. Em conclusão, percebe-se que a história legitima a ideia de república por ser o início e o fim da teoria.In the first century BC, the successive political crises inflicted irreversible transformations to the Roman Republic. One of the recurrent explanations attributed guilt to the men of the present who abandoned the mos maiorum. In this context, the Romans, so attached to the legacy of the patres, turned to their past even more, in the hope that the recall of the achievements of their ancestors would reintroduce the respect to the customs and, with that, would preserve the constitution. For that, it was necessary to investigate the tradition and, at the end, to write history. Marcus Tullius Cicero was one of the brightest minds to realize these new challenges of the Rome that became an empire, but that could not sacrifice the pillars of its culture. Thus, he outlines a conception of res publica as the best constitution that, taking Roman history as a starting point, is a balance between populus, Senate and magistrates, a stable mixed form that ensures freedom. But Cicero recognizes the need for good politicians, first citizens and models of virtue, to guide the city to good paths according to the predictions of the political movements. The rector is also an orator and a man who knows philosophy, revealing himself the only one capable of writing history, whereby one understands that this political-juridical configuration traced by Cicero is not merely a reproduction of the Rome of his own time or the past. The best res publica according to Cicero is an idea, a theory that is born from experience and is directed to it. This means that mans continuous action for the development of his rational nature produces the optimus status civitatis: by trial and error, the maiores have managed to obtain a form of government able to promote moral perfection according to nature, and now it is possible for the man of the present to conceive whatever is the best. He inherits the excellent constitution of his parents, but he needs to reshape it according to the demands of the new context in which he is situated. Therefore, by the union between theory and political-juridical practice, Cicero harmonizes tradition and innovation, nature and history. This work begins with the political tradition in Antiquity to establish the main political, juridical and moral aspects that compose the structure of the idea of res publica in Cicero, followed by an incursion on its foundations, such as nature, eloquence, philosophy and history. As a result, it is identified that history legitimizes the idea of republic because it is set as the beginning and the end of the theory.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDireito e políticaEloquência judiciáriaCíceroDireito FilosofiaRoma HistoriaEloquênciaCíceroTradiçãoFilosofiaHistóriaRepúblicaA res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cíceroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsantos__igor_moraes._a_res_publica_entre_a_ideia_e_a_hist_ria.pdfapplication/pdf3744514https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AY4KWQ/1/santos__igor_moraes._a_res_publica_entre_a_ideia_e_a_hist_ria.pdfba6db8de18d1a5bc3b573963404adbddMD51TEXTsantos__igor_moraes._a_res_publica_entre_a_ideia_e_a_hist_ria.pdf.txtsantos__igor_moraes._a_res_publica_entre_a_ideia_e_a_hist_ria.pdf.txtExtracted texttext/plain1600598https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AY4KWQ/2/santos__igor_moraes._a_res_publica_entre_a_ideia_e_a_hist_ria.pdf.txt339ce0e044325e14020a218d7e4438cdMD521843/BUBD-AY4KWQ2019-11-14 14:01:45.394oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AY4KWQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:01:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
title A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
spellingShingle A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
Igor Moraes Santos
Eloquência
Cícero
Tradição
Filosofia
História
República
Direito e política
Eloquência judiciária
Cícero
Direito Filosofia
Roma Historia
title_short A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
title_full A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
title_fullStr A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
title_full_unstemmed A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
title_sort A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
author Igor Moraes Santos
author_facet Igor Moraes Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karine Salgado
dc.contributor.author.fl_str_mv Igor Moraes Santos
contributor_str_mv Karine Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Eloquência
Cícero
Tradição
Filosofia
História
República
topic Eloquência
Cícero
Tradição
Filosofia
História
República
Direito e política
Eloquência judiciária
Cícero
Direito Filosofia
Roma Historia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Direito e política
Eloquência judiciária
Cícero
Direito Filosofia
Roma Historia
description No século I a.C., as sucessivas crises políticas infligiram transformações irreversíveis à República romana. Uma das mais recorrentes explicações atribuía a culpa aos homens do presente que abandonavam o mos maiorum. Nesse contexto, os romanos, tão afeitos ao legado dos patres, voltaram-se ainda mais para o seu passado, na esperança de que o resgate das conquistas dos ancestrais reintroduzisse o respeito aos costumes e, com isso, preservasse a constituição. Para tanto, era necessário investigar a tradição e, ao final, escrever a história. Marco Túlio Cícero foi uma das mais brilhantes mentes a perceber esses novos desafios da Roma que se fazia império, mas que não podia sacrificar os pilares de sua cultura. Assim, ele delineia uma concepção de res publica como a melhor constituição que, partindo da história romana, é um equilíbrio entre populus, Senado e magistrados, forma mista estável que assegura a liberdade. Mas Cícero reconhece a necessidade de bons homens políticos, primeiros cidadãos e modelos de virtude, para guiarem a cidade para bons caminhos segundo a previsão dos movimentos políticos. O rector é também orador e dotado de filosofia, revelando-se o único capaz de escrever a história, por meio da qual se compreende que essa configuração político-jurídica traçada por Cícero não é mera reprodução da Roma de seu tempo ou do passado. A melhor res publica ciceroniana é ideia, mas enquanto teoria que nasce da experiência e para ela se dirige. Isso significa dizer que a ação contínua do homem para o desenvolvimento de sua natureza racional produz o optimus status civitatis: entre erros e acertos, os maiores conseguiram obter uma forma de governo apta a promover o aperfeiçoamento moral em conformidade com a natureza e, agora, é possível ao homem do presente conceber o que seja o melhor. Ele herda a constituição excelente de seus pais, mas precisa remodelá-la segundo as demandas do novo contexto no qual está situado. Portanto, pela união entre teoria e prática político-jurídica, Cícero harmoniza tradição e inovação, natureza e história. O presente trabalho parte da tradição política da Antiguidade para estabelecer os principais aspectos políticos, jurídicos e morais estruturantes da ideia de res publica em Cícero, seguido de seus fundamentos, entre natureza, eloquência, filosofia e história. Em conclusão, percebe-se que a história legitima a ideia de república por ser o início e o fim da teoria.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T15:45:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T15:45:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AY4KWQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AY4KWQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AY4KWQ/1/santos__igor_moraes._a_res_publica_entre_a_ideia_e_a_hist_ria.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AY4KWQ/2/santos__igor_moraes._a_res_publica_entre_a_ideia_e_a_hist_ria.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ba6db8de18d1a5bc3b573963404adbdd
339ce0e044325e14020a218d7e4438cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797972997944901632