Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes
|
Departamento: |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/58502 |
Resumo: | Nesta dissertação investigo os processos de ensino/aprendizagem em arte e minha criação e produção artística a partir de uma perspectiva feminista decolonial. Construo este texto utilizando a metodologia de pistas de Virginia Kastrupp cruzando minha experiência enquanto mulherprofessoraartista. A partir da vivência com estudantes, pesquiso a ausência das mulheres artistas no ensino e aprendizagem em arte e possibilidades de resistência a essa construção histórica eurocentrada. Para realizar essa análise, trabalho o conceito de interseccionalidade pensado por Patricia Hill Collins e trabalhado por Lugones, a história da caça às bruxas elaborada por Silvia Federici, o conceito de chi ́xi e o feminismo de Silvia Rivera Cusicanqui. Sobretudo, dialogo no texto e nas vivências em sala de aula com três artistas brasileiras, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino e Sallisa Rosa. Através do olhar de Catherine Walsh, debruço-me também na compreensão do que seria um feminismo decolonial e sobre como o próprio pesquisar foi transformador no meu ser mulher cotidiano. Ao longo da pesquisa, deparei-me também com outras pistas e intervenções de artistas, poetas, curadoras e teóricas que dialogaram de forma poética com os meus encontros com as palavras, imagens e com a sala de aula. Este texto assume, então, de uma escrita poética, que parte de minhas experiências e narrativas para uma compreensão de estruturas de conhecimento na arte marcadas por uma elite branca de homens cisgêneros. Para além de navegar pelas estruturas desse sistema e problematizá-las, busco, ao longo de todo o texto, estratégias cotidianas para rompê-las e ressignificá-las. |
id |
UFMG_ea495a5a4539051be494620489c095f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/58502 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosvita Kolb Bernardeshttp://lattes.cnpq.br/3599603278609656Juliana Gouthier MacedoClarisse Maria Castro de AlvarengaRita Lages Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1538762988260788Gabriela Alvarenga Cardoso Silva2023-09-06T13:44:22Z2023-09-06T13:44:22Z2022-10-24http://hdl.handle.net/1843/58502Nesta dissertação investigo os processos de ensino/aprendizagem em arte e minha criação e produção artística a partir de uma perspectiva feminista decolonial. Construo este texto utilizando a metodologia de pistas de Virginia Kastrupp cruzando minha experiência enquanto mulherprofessoraartista. A partir da vivência com estudantes, pesquiso a ausência das mulheres artistas no ensino e aprendizagem em arte e possibilidades de resistência a essa construção histórica eurocentrada. Para realizar essa análise, trabalho o conceito de interseccionalidade pensado por Patricia Hill Collins e trabalhado por Lugones, a história da caça às bruxas elaborada por Silvia Federici, o conceito de chi ́xi e o feminismo de Silvia Rivera Cusicanqui. Sobretudo, dialogo no texto e nas vivências em sala de aula com três artistas brasileiras, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino e Sallisa Rosa. Através do olhar de Catherine Walsh, debruço-me também na compreensão do que seria um feminismo decolonial e sobre como o próprio pesquisar foi transformador no meu ser mulher cotidiano. Ao longo da pesquisa, deparei-me também com outras pistas e intervenções de artistas, poetas, curadoras e teóricas que dialogaram de forma poética com os meus encontros com as palavras, imagens e com a sala de aula. Este texto assume, então, de uma escrita poética, que parte de minhas experiências e narrativas para uma compreensão de estruturas de conhecimento na arte marcadas por uma elite branca de homens cisgêneros. Para além de navegar pelas estruturas desse sistema e problematizá-las, busco, ao longo de todo o texto, estratégias cotidianas para rompê-las e ressignificá-las.In this research I investigate the teaching and learning processes in art. Also, I analyse my artistic creation and production from a decolonial feminist perspective. I build this text using Virginia Kastrupp's methodology of clues, crossing my experience as a woman-teacher-artist. From the experience with students, I research the absence of women artists in teaching and learning in art and possibilities of resistance to this Eurocentric historical construction. To carry out this analysis, I work on the concept of intersectionality by Lugones, the history of the witch hunt elaborated by Silvia Federici, the concept of chi'xi and the feminism of Silvia Rivera Cusicanqui. Above all, I dialogue in the text and in the experiences in the classroom with three Brazilian artists, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino and Sallisa Rosa. Through Catherine Walsh's eyes, I also focus on the understanding of what a decolonial feminism would be and on how research itself was transformative in my everyday being as a woman. Throughout the research I also came across with other clues and interventions by artists, poets, curators and theorists who spoke poetically with my encounters with words, images and the classroom. This text, then, does not shy away from a poetic writing, which starts from my experiences and narratives for an understanding of knowledge structures in art forged by a white elite of cisgender men. In addition to navigating through the structures of this system, I seek, throughout the text, everyday strategies to break them and give new meaning to them.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMulheres artistasFeminismo e arteArte - Estudo e ensinoCriação (Literária, artística, etc.)FeminismoMulheres artistasDecolonialidadeEnsino-aprendizagem em arteInterseccionalidadeInterseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniaisIntersections: possible cartographs of a woman artist teacher decolonial conversationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD53ORIGINALDissertação INTERSEÇÕES _ Gabriela Alvarenga_ (1).pdfDissertação INTERSEÇÕES _ Gabriela Alvarenga_ (1).pdfapplication/pdf4535595https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20INTERSE%c3%87%c3%95ES%20_%20Gabriela%20Alvarenga_%20%281%29.pdf7c28412dd01e38141428f829a4019465MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD521843/585022023-09-06 10:44:23.032oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-06T13:44:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Intersections: possible cartographs of a woman artist teacher decolonial conversations |
title |
Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais |
spellingShingle |
Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais Gabriela Alvarenga Cardoso Silva Feminismo Mulheres artistas Decolonialidade Ensino-aprendizagem em arte Interseccionalidade Mulheres artistas Feminismo e arte Arte - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) |
title_short |
Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais |
title_full |
Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais |
title_fullStr |
Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais |
title_full_unstemmed |
Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais |
title_sort |
Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais |
author |
Gabriela Alvarenga Cardoso Silva |
author_facet |
Gabriela Alvarenga Cardoso Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosvita Kolb Bernardes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3599603278609656 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Juliana Gouthier Macedo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Clarisse Maria Castro de Alvarenga |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rita Lages Rodrigues |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1538762988260788 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriela Alvarenga Cardoso Silva |
contributor_str_mv |
Rosvita Kolb Bernardes Juliana Gouthier Macedo Clarisse Maria Castro de Alvarenga Rita Lages Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo Mulheres artistas Decolonialidade Ensino-aprendizagem em arte Interseccionalidade |
topic |
Feminismo Mulheres artistas Decolonialidade Ensino-aprendizagem em arte Interseccionalidade Mulheres artistas Feminismo e arte Arte - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres artistas Feminismo e arte Arte - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) |
description |
Nesta dissertação investigo os processos de ensino/aprendizagem em arte e minha criação e produção artística a partir de uma perspectiva feminista decolonial. Construo este texto utilizando a metodologia de pistas de Virginia Kastrupp cruzando minha experiência enquanto mulherprofessoraartista. A partir da vivência com estudantes, pesquiso a ausência das mulheres artistas no ensino e aprendizagem em arte e possibilidades de resistência a essa construção histórica eurocentrada. Para realizar essa análise, trabalho o conceito de interseccionalidade pensado por Patricia Hill Collins e trabalhado por Lugones, a história da caça às bruxas elaborada por Silvia Federici, o conceito de chi ́xi e o feminismo de Silvia Rivera Cusicanqui. Sobretudo, dialogo no texto e nas vivências em sala de aula com três artistas brasileiras, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino e Sallisa Rosa. Através do olhar de Catherine Walsh, debruço-me também na compreensão do que seria um feminismo decolonial e sobre como o próprio pesquisar foi transformador no meu ser mulher cotidiano. Ao longo da pesquisa, deparei-me também com outras pistas e intervenções de artistas, poetas, curadoras e teóricas que dialogaram de forma poética com os meus encontros com as palavras, imagens e com a sala de aula. Este texto assume, então, de uma escrita poética, que parte de minhas experiências e narrativas para uma compreensão de estruturas de conhecimento na arte marcadas por uma elite branca de homens cisgêneros. Para além de navegar pelas estruturas desse sistema e problematizá-las, busco, ao longo de todo o texto, estratégias cotidianas para rompê-las e ressignificá-las. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-06T13:44:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-06T13:44:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/58502 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/58502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/3/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20INTERSE%c3%87%c3%95ES%20_%20Gabriela%20Alvarenga_%20%281%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 7c28412dd01e38141428f829a4019465 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797973085620535296 |