Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Gabriela Alvarenga Cardoso Silva lattes
Orientador(a): Rosvita Kolb Bernardes lattes
Banca de defesa: Clarisse Maria Castro de Alvarenga, Rita Lages Rodrigues
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/58502
Resumo: Nesta dissertação investigo os processos de ensino/aprendizagem em arte e minha criação e produção artística a partir de uma perspectiva feminista decolonial. Construo este texto utilizando a metodologia de pistas de Virginia Kastrupp cruzando minha experiência enquanto mulherprofessoraartista. A partir da vivência com estudantes, pesquiso a ausência das mulheres artistas no ensino e aprendizagem em arte e possibilidades de resistência a essa construção histórica eurocentrada. Para realizar essa análise, trabalho o conceito de interseccionalidade pensado por Patricia Hill Collins e trabalhado por Lugones, a história da caça às bruxas elaborada por Silvia Federici, o conceito de chi ́xi e o feminismo de Silvia Rivera Cusicanqui. Sobretudo, dialogo no texto e nas vivências em sala de aula com três artistas brasileiras, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino e Sallisa Rosa. Através do olhar de Catherine Walsh, debruço-me também na compreensão do que seria um feminismo decolonial e sobre como o próprio pesquisar foi transformador no meu ser mulher cotidiano. Ao longo da pesquisa, deparei-me também com outras pistas e intervenções de artistas, poetas, curadoras e teóricas que dialogaram de forma poética com os meus encontros com as palavras, imagens e com a sala de aula. Este texto assume, então, de uma escrita poética, que parte de minhas experiências e narrativas para uma compreensão de estruturas de conhecimento na arte marcadas por uma elite branca de homens cisgêneros. Para além de navegar pelas estruturas desse sistema e problematizá-las, busco, ao longo de todo o texto, estratégias cotidianas para rompê-las e ressignificá-las.
id UFMG_ea495a5a4539051be494620489c095f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/58502
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rosvita Kolb Bernardeshttp://lattes.cnpq.br/3599603278609656Juliana Gouthier MacedoClarisse Maria Castro de AlvarengaRita Lages Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1538762988260788Gabriela Alvarenga Cardoso Silva2023-09-06T13:44:22Z2023-09-06T13:44:22Z2022-10-24http://hdl.handle.net/1843/58502Nesta dissertação investigo os processos de ensino/aprendizagem em arte e minha criação e produção artística a partir de uma perspectiva feminista decolonial. Construo este texto utilizando a metodologia de pistas de Virginia Kastrupp cruzando minha experiência enquanto mulherprofessoraartista. A partir da vivência com estudantes, pesquiso a ausência das mulheres artistas no ensino e aprendizagem em arte e possibilidades de resistência a essa construção histórica eurocentrada. Para realizar essa análise, trabalho o conceito de interseccionalidade pensado por Patricia Hill Collins e trabalhado por Lugones, a história da caça às bruxas elaborada por Silvia Federici, o conceito de chi ́xi e o feminismo de Silvia Rivera Cusicanqui. Sobretudo, dialogo no texto e nas vivências em sala de aula com três artistas brasileiras, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino e Sallisa Rosa. Através do olhar de Catherine Walsh, debruço-me também na compreensão do que seria um feminismo decolonial e sobre como o próprio pesquisar foi transformador no meu ser mulher cotidiano. Ao longo da pesquisa, deparei-me também com outras pistas e intervenções de artistas, poetas, curadoras e teóricas que dialogaram de forma poética com os meus encontros com as palavras, imagens e com a sala de aula. Este texto assume, então, de uma escrita poética, que parte de minhas experiências e narrativas para uma compreensão de estruturas de conhecimento na arte marcadas por uma elite branca de homens cisgêneros. Para além de navegar pelas estruturas desse sistema e problematizá-las, busco, ao longo de todo o texto, estratégias cotidianas para rompê-las e ressignificá-las.In this research I investigate the teaching and learning processes in art. Also, I analyse my artistic creation and production from a decolonial feminist perspective. I build this text using Virginia Kastrupp's methodology of clues, crossing my experience as a woman-teacher-artist. From the experience with students, I research the absence of women artists in teaching and learning in art and possibilities of resistance to this Eurocentric historical construction. To carry out this analysis, I work on the concept of intersectionality by Lugones, the history of the witch hunt elaborated by Silvia Federici, the concept of chi'xi and the feminism of Silvia Rivera Cusicanqui. Above all, I dialogue in the text and in the experiences in the classroom with three Brazilian artists, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino and Sallisa Rosa. Through Catherine Walsh's eyes, I also focus on the understanding of what a decolonial feminism would be and on how research itself was transformative in my everyday being as a woman. Throughout the research I also came across with other clues and interventions by artists, poets, curators and theorists who spoke poetically with my encounters with words, images and the classroom. This text, then, does not shy away from a poetic writing, which starts from my experiences and narratives for an understanding of knowledge structures in art forged by a white elite of cisgender men. In addition to navigating through the structures of this system, I seek, throughout the text, everyday strategies to break them and give new meaning to them.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMulheres artistasFeminismo e arteArte - Estudo e ensinoCriação (Literária, artística, etc.)FeminismoMulheres artistasDecolonialidadeEnsino-aprendizagem em arteInterseccionalidadeInterseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniaisIntersections: possible cartographs of a woman artist teacher decolonial conversationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD53ORIGINALDissertação INTERSEÇÕES _ Gabriela Alvarenga_ (1).pdfDissertação INTERSEÇÕES _ Gabriela Alvarenga_ (1).pdfapplication/pdf4535595https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20INTERSE%c3%87%c3%95ES%20_%20Gabriela%20Alvarenga_%20%281%29.pdf7c28412dd01e38141428f829a4019465MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD521843/585022023-09-06 10:44:23.032oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-06T13:44:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Intersections: possible cartographs of a woman artist teacher decolonial conversations
title Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
spellingShingle Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
Gabriela Alvarenga Cardoso Silva
Feminismo
Mulheres artistas
Decolonialidade
Ensino-aprendizagem em arte
Interseccionalidade
Mulheres artistas
Feminismo e arte
Arte - Estudo e ensino
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
title_full Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
title_fullStr Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
title_full_unstemmed Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
title_sort Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
author Gabriela Alvarenga Cardoso Silva
author_facet Gabriela Alvarenga Cardoso Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosvita Kolb Bernardes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3599603278609656
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Juliana Gouthier Macedo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Clarisse Maria Castro de Alvarenga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rita Lages Rodrigues
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1538762988260788
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Alvarenga Cardoso Silva
contributor_str_mv Rosvita Kolb Bernardes
Juliana Gouthier Macedo
Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Rita Lages Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo
Mulheres artistas
Decolonialidade
Ensino-aprendizagem em arte
Interseccionalidade
topic Feminismo
Mulheres artistas
Decolonialidade
Ensino-aprendizagem em arte
Interseccionalidade
Mulheres artistas
Feminismo e arte
Arte - Estudo e ensino
Criação (Literária, artística, etc.)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Mulheres artistas
Feminismo e arte
Arte - Estudo e ensino
Criação (Literária, artística, etc.)
description Nesta dissertação investigo os processos de ensino/aprendizagem em arte e minha criação e produção artística a partir de uma perspectiva feminista decolonial. Construo este texto utilizando a metodologia de pistas de Virginia Kastrupp cruzando minha experiência enquanto mulherprofessoraartista. A partir da vivência com estudantes, pesquiso a ausência das mulheres artistas no ensino e aprendizagem em arte e possibilidades de resistência a essa construção histórica eurocentrada. Para realizar essa análise, trabalho o conceito de interseccionalidade pensado por Patricia Hill Collins e trabalhado por Lugones, a história da caça às bruxas elaborada por Silvia Federici, o conceito de chi ́xi e o feminismo de Silvia Rivera Cusicanqui. Sobretudo, dialogo no texto e nas vivências em sala de aula com três artistas brasileiras, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino e Sallisa Rosa. Através do olhar de Catherine Walsh, debruço-me também na compreensão do que seria um feminismo decolonial e sobre como o próprio pesquisar foi transformador no meu ser mulher cotidiano. Ao longo da pesquisa, deparei-me também com outras pistas e intervenções de artistas, poetas, curadoras e teóricas que dialogaram de forma poética com os meus encontros com as palavras, imagens e com a sala de aula. Este texto assume, então, de uma escrita poética, que parte de minhas experiências e narrativas para uma compreensão de estruturas de conhecimento na arte marcadas por uma elite branca de homens cisgêneros. Para além de navegar pelas estruturas desse sistema e problematizá-las, busco, ao longo de todo o texto, estratégias cotidianas para rompê-las e ressignificá-las.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-06T13:44:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-06T13:44:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/58502
url http://hdl.handle.net/1843/58502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/3/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20INTERSE%c3%87%c3%95ES%20_%20Gabriela%20Alvarenga_%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58502/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
7c28412dd01e38141428f829a4019465
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973085620535296