Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Marcos Matturro Foschiera
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas
Banca de defesa: Guilherme Paoliello, Fernando de Oliveira Rocha
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A2TQ4H
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar estratégias musicais e as relações sociais e culturais que permeiam e impactam o processo de preparação de um repertório para performance, através da observação, analise e relato de diversos ensaios e apresentações do quarteto de violões Corda Nova (Belo Horizonte MG), que se dedica à música contemporânea. A metodologia utilizada na coleta de dados foi a abordagem etnográfica, que inclui três etapas: 1) observações presenciais, gravação audiovisual para registro e análise de diversos ensaios em grupo; 2) observação, gravação audiovisual para registro e análise de 2 (duas) performances ao vivo; e 3) entrevistas semiestruturadas com cada membro separadamente, a fim de entender as diferentes visões e pontos de vista do trabalho coletivo. A partir desse material coletado foi possível analisar o trabalho do grupo sob duas perspectivas. Na primeira foi detalhado o processo colaborativo dos integrantes do quarteto, onde foram constatadas diversas especificidades do trabalho do quarteto, como estratégias de ensaio, papéis desempenhados pelos integrantes e formas de produção dos seus espetáculos. Na segunda foi analisado o termo imagens sonoras, que é utilizado pelo grupo para descrever o processo de apreensão do conteúdo musical, chegando à conclusão que a criação de imagens sonoras das obras é construída a partir de múltiplos aspectos, como criação de referências auditivas, ritmos e melodias resultantes, marcações pessoais na partitura, entre outros.
id UFMG_ecd3402fb27b4e53de09481c579ee008
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A2TQ4H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno BarbeitasGuilherme PaolielloFernando de Oliveira RochaMarcos Matturro Foschiera2019-08-11T11:47:27Z2019-08-11T11:47:27Z2015-07-09http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A2TQ4HA presente dissertação tem como objetivo analisar estratégias musicais e as relações sociais e culturais que permeiam e impactam o processo de preparação de um repertório para performance, através da observação, analise e relato de diversos ensaios e apresentações do quarteto de violões Corda Nova (Belo Horizonte MG), que se dedica à música contemporânea. A metodologia utilizada na coleta de dados foi a abordagem etnográfica, que inclui três etapas: 1) observações presenciais, gravação audiovisual para registro e análise de diversos ensaios em grupo; 2) observação, gravação audiovisual para registro e análise de 2 (duas) performances ao vivo; e 3) entrevistas semiestruturadas com cada membro separadamente, a fim de entender as diferentes visões e pontos de vista do trabalho coletivo. A partir desse material coletado foi possível analisar o trabalho do grupo sob duas perspectivas. Na primeira foi detalhado o processo colaborativo dos integrantes do quarteto, onde foram constatadas diversas especificidades do trabalho do quarteto, como estratégias de ensaio, papéis desempenhados pelos integrantes e formas de produção dos seus espetáculos. Na segunda foi analisado o termo imagens sonoras, que é utilizado pelo grupo para descrever o processo de apreensão do conteúdo musical, chegando à conclusão que a criação de imagens sonoras das obras é construída a partir de múltiplos aspectos, como criação de referências auditivas, ritmos e melodias resultantes, marcações pessoais na partitura, entre outros.This thesis aims to analyze musical strategies and social and cultural relations that permeate and impact the process of preparing a repertoire for performance through observation, analysis and reporting of different rehearsals and presentations of Corda Nova guitar quartet (Belo Horizonte - MG), which is dedicated to contemporary music. The methodology used in data collection was the ethnographic approach, which includes three steps: 1) in person observations, audiovisual recording for registration and analysis of several trials group; 2) observation, audiovisual recording for registration and analysis of 2 (two) live performances; and 3) semi-structured interviews with each member separately, in order to understand the different views and perspectives of collective work. From that material collected it was possible to analyze the group's work from two perspectives. The first was detailed collaborative process of quartet members, which were found several specificities of quartet work as rehearsal strategies, roles of members and forms of production of their shows. In the second analyzed the term "sound images", which is used by the group to describe the process of apprehension of musical content, and concluded that the creation of "sound images" of works is built from multiple aspects, such as creating hearing references, rhythms and melodies resultant, personal markings in the score, among others.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica de Camara  MusicaPerformance musical  Quartetos de cordas Análise e apreciação Quarteto de violõesEtnografiaMúsica de CâmaraProcesso de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdfapplication/pdf2037473https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A2TQ4H/1/dissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdff6d39704e5246686d513ea2a59b8c0adMD51TEXTdissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdf.txtdissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdf.txtExtracted texttext/plain202311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A2TQ4H/2/dissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdf.txt301d5d492c95125917079781b998a412MD521843/AAGS-A2TQ4H2019-11-14 11:44:50.674oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A2TQ4HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:44:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.
title Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.
spellingShingle Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.
Marcos Matturro Foschiera
Quarteto de violões
Etnografia
Música de Câmara
Musica de Camara  
Musica
Performance musical  
Quartetos de cordas Análise e apreciação 
title_short Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.
title_full Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.
title_fullStr Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.
title_full_unstemmed Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.
title_sort Processo de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.
author Marcos Matturro Foschiera
author_facet Marcos Matturro Foschiera
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guilherme Paoliello
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Matturro Foschiera
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Guilherme Paoliello
Fernando de Oliveira Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Quarteto de violões
Etnografia
Música de Câmara
topic Quarteto de violões
Etnografia
Música de Câmara
Musica de Camara  
Musica
Performance musical  
Quartetos de cordas Análise e apreciação 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica de Camara  
Musica
Performance musical  
Quartetos de cordas Análise e apreciação 
description A presente dissertação tem como objetivo analisar estratégias musicais e as relações sociais e culturais que permeiam e impactam o processo de preparação de um repertório para performance, através da observação, analise e relato de diversos ensaios e apresentações do quarteto de violões Corda Nova (Belo Horizonte MG), que se dedica à música contemporânea. A metodologia utilizada na coleta de dados foi a abordagem etnográfica, que inclui três etapas: 1) observações presenciais, gravação audiovisual para registro e análise de diversos ensaios em grupo; 2) observação, gravação audiovisual para registro e análise de 2 (duas) performances ao vivo; e 3) entrevistas semiestruturadas com cada membro separadamente, a fim de entender as diferentes visões e pontos de vista do trabalho coletivo. A partir desse material coletado foi possível analisar o trabalho do grupo sob duas perspectivas. Na primeira foi detalhado o processo colaborativo dos integrantes do quarteto, onde foram constatadas diversas especificidades do trabalho do quarteto, como estratégias de ensaio, papéis desempenhados pelos integrantes e formas de produção dos seus espetáculos. Na segunda foi analisado o termo imagens sonoras, que é utilizado pelo grupo para descrever o processo de apreensão do conteúdo musical, chegando à conclusão que a criação de imagens sonoras das obras é construída a partir de múltiplos aspectos, como criação de referências auditivas, ritmos e melodias resultantes, marcações pessoais na partitura, entre outros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T11:47:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T11:47:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A2TQ4H
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A2TQ4H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A2TQ4H/1/dissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A2TQ4H/2/dissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f6d39704e5246686d513ea2a59b8c0ad
301d5d492c95125917079781b998a412
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891082873864192