As representações sociais de famílias de adolescentes envolvidos em bullying: características e percepções do fenômeno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Soraia Pinto Sena
Orientador(a): Janete Ricas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DKGEK
Resumo: O bullying é um tipo específico de comportamento com uma carga de agressividade que ocorre, sobretudo, na escola entre os colegas. Este comportamento aparece, muitas vezes, camuflado, sob a argumentação de que é uma simples brincadeira, não sendo, às vezes, levado a sério pelos adultos. Nesta pesquisa estudou-se o fenômeno bullying numa ótica diferente: a perspectiva da família. Isto constituiu um desafio. Vale destacar, neste momento, a dimensão sociológica do fenômeno bullying. O objetivo deste estudo foi Identificar e compreender quais são as representações sociais que as diferentes famílias dos adolescentes envolvidos no bullying fazem deste fenômeno, tendo como ponto de partida as suas próprias percepções. Os objetivos específicos foram os seguintes: identificar os conceitos dos pais sobre bullying; analisar as atitudes dos pais frente às situações vivenciadas pelo adolescente; identificar e analisar os tipos de relações pais/ filho; identificar os impactos do bullying nos adolescentes; identificar e analisar os relatos das atitudes da escola diante do bullying. A metodologia utilizada foi a qualitativa. Os instrumentos utilizados foram o grupo focal e a entrevista semiestruturada. Participaram 36 famílias de alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Para a organização dos dados, foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que apresenta uma interface com a Teoria Das Representações Sociais, método que foi utilizado para a análise dos achados. Nos DSCs, encontraram-se cinco temas: conceito dos pais sobre bullying; atitudes dos pais frente às situações vivenciadas pelo adolescente; tipos de relações pais/ filho; impactos do bullying nos adolescentes; atitudes da escola frente ao bullying. Conhecer como essas famílias estão interpretando este fenômeno e como estão lidando com ele em seu cotidiano, se tornou prioridade não apenas para o campo da Educação quanto para o campo da Saúde.Toda a motivação deste trabalho foi conhecer as posições das famílias de adolescentes envolvidos com o bullying seja na condição de agressor, seja na de vítima ou de observador, uma vez que, há muito, já se sabe que entre as medidas para evitar que esses comportamentos agressivos ocorram no contexto escolar, a participação dos familiares é imprescindível.
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Os objetivos específicos foram os seguintes: identificar os conceitos dos pais sobre bullying; analisar as atitudes dos pais frente às situações vivenciadas pelo adolescente; identificar e analisar os tipos de relações pais/ filho; identificar os impactos do bullying nos adolescentes; identificar e analisar os relatos das atitudes da escola diante do bullying. A metodologia utilizada foi a qualitativa. Os instrumentos utilizados foram o grupo focal e a entrevista semiestruturada. Participaram 36 famílias de alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Para a organização dos dados, foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que apresenta uma interface com a Teoria Das Representações Sociais, método que foi utilizado para a análise dos achados. Nos DSCs, encontraram-se cinco temas: conceito dos pais sobre bullying; atitudes dos pais frente às situações vivenciadas pelo adolescente; tipos de relações pais/ filho; impactos do bullying nos adolescentes; atitudes da escola frente ao bullying. Conhecer como essas famílias estão interpretando este fenômeno e como estão lidando com ele em seu cotidiano, se tornou prioridade não apenas para o campo da Educação quanto para o campo da Saúde.Toda a motivação deste trabalho foi conhecer as posições das famílias de adolescentes envolvidos com o bullying seja na condição de agressor, seja na de vítima ou de observador, uma vez que, há muito, já se sabe que entre as medidas para evitar que esses comportamentos agressivos ocorram no contexto escolar, a participação dos familiares é imprescindível.Bullying is a specific type of aggressive behavior that occurs mostly in school among peers. This behavior many times occurs disguised under the argument as a simple joke, not being sometimes taken seriously by adults. In this research the phenomenon bullying was studied under a different approach: the family perspective. It represented a challenge. It is worth noting at this point, the sociological dimension of the phenomenon. The aim of the study was to identify and understand what the social representations of the different families of adolescents involved in bullying on the phenomenon are having their own perceptions as the starting point. The specific objectives were: to identify the parents concept on bullying; to analyze the parents attitudes towards the situations experienced by adolescents; to identify and analyze the type of parents-child relationships; to identify the impact of bullying on adolescents; to identify and analyze the reports on the school attitude regarding bullying. The methodology used was qualitative. Two instruments used were focus group and semi-structured interview. The study comprised 36 families of students of the third cycle of the elementary school (7th, 8th and 9th grades) from a Municipal Public School in the center-south area of Belo Horizonte. For data organization it was used the Collective Subject Discourse (CSD) methodology, which presents an interface with the Social Representation Theory, method used for findings analysis. Five themes were found from the Collective Subject Discourse (CSD): the parents concept on bullying; the parents attitudes towards the experiences lived by adolescents; the types of parent-child relationships; the impacts of bullying on adolescents; schools attitudes before bullying. To know how these families are interpreting this phenomenon and how they deal with on daily basis became a priority not only in the field of Education but also in the field of Health. All the motivation underlying this work was to know the positions of the families of adolescents involved in bullying as an aggressor, a victim, or an observer, since long it has been known that among the prevention measures to avoid aggressive behaviors in the school context, the family involvement is indispensable.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBullyingDefesa da criança e do adolescenteAutoimagemEstudantesPais/psicologiaInstituições acadêmicasRelações familiaresBullying nas escolasAdolescenteFamíliaComportamento socialBullyingAdolescentesEscolaFamíliaRepresentação socialAs representações sociais de famílias de adolescentes envolvidos em bullying: características e percepções do fenômenoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsena_2013.pdfapplication/pdf2770794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DKGEK/1/sena_2013.pdfd60ecbf3d5241d817c1697dee16640e1MD51TEXTsena_2013.pdf.txtsena_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain490477https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DKGEK/2/sena_2013.pdf.txtb025738970312249f83d7cad70abc5bbMD521843/BUBD-9DKGEK2019-11-14 08:08:09.904oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DKGEKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:08:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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