Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Humberto Junqueira lattes
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas lattes, Denis Laborde
Banca de defesa: Anaïs Fléchet, Lúcia Pompeu de Freitas Campos, Carlos Sandroni, Glaura Lucas
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/39965
Resumo: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFMG_f00fc264a2ee0f5f6b253fef84a8b704
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39965
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Denis LabordeAnaïs FléchetLúcia Pompeu de Freitas CamposCarlos SandroniGlaura Lucashttp://lattes.cnpq.br/9160995802335402Humberto Junqueira2022-03-11T12:09:01Z2022-03-11T12:09:01Z2020-12-17http://hdl.handle.net/1843/39965CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente estudo aborda as práticas musicais de Mozart Secundino de Oliveira (1923-2015) no contexto do choro – categoria genérica que reúne em torno de si um conjunto de ideias, ritmos, instrumentos, danças, territórios, e assim por diante –, na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais (Brasil). Mozart cultivou o chamado violão de 6 cordas de acompanhamento, típico dos agrupamentos designados como regionais, alcançando, ao final dos anos 2000, notório reconhecimento público. Este reconhecimento pode ser notado através de matérias jornalísticas, documentários, condecorações institucionais, entre outras ações que confirmam a relevância do músico no âmbito da cultura local. Este trabalho busca, portanto, compreender as relações de Mozart com o universo do choro em Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que reflete sobre as especificidades de suas práticas. Para que isso fosse possível, foi necessário relativizar algumas noções, como o próprio conceito “clássico” de etnografia, uma vez que eu mesmo sou um agente nesse contexto musical. Em outras palavras, o pretenso distanciamento (ou suposta neutralidade) entre investigado e investigador, no caso dessa pesquisa, não ocorreu. Foi importante também uma discussão a respeito da “história oficial” do choro. Alargar essa narrativa foi fundamental para incluir nela a história de Mozart, que conta com outras territorialidades, indo além, portanto, da cidade do Rio de Janeiro. Mozart foi um mestre em seu ofício, um músico agregador, um contador de histórias, um encantador de platéias. Mozart era um ancião. Um sábio. Escutar o violão de Mozart significa escutar várias histórias diferentes; é seguir um rastro; uma tradição, como um caçador de volta no tempo. Escutar essa música significa percorrer uma trilha, seguir as indicações de gestos e ações de um corpo que transporta enigmas. São esses enigmas que este trabalho busca identificar.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilOliveira, Mozart SecundinoChoro (Música)Choro (Música) - História e crítica - Belo Horizonte (MG)Música popular - BrasilMúsica para violãoViolãoAcompanhamentoRegionaletnografiaChoroMemóriaMemória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39965/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALTese UFMG 2021 Final ficha catalográfica corrigida.pdfTese UFMG 2021 Final ficha catalográfica corrigida.pdfapplication/pdf6372001https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39965/1/Tese%20UFMG%202021%20Final%20ficha%20catalogra%cc%81fica%20corrigida.pdfbaaedf0c9803effbec936ed952188029MD511843/399652022-03-11 09:09:01.755oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-11T12:09:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
title Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
spellingShingle Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
Humberto Junqueira
Violão
Acompanhamento
Regional
etnografia
Choro
Memória
Oliveira, Mozart Secundino
Choro (Música)
Choro (Música) - História e crítica - Belo Horizonte (MG)
Música popular - Brasil
Música para violão
title_short Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
title_full Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
title_fullStr Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
title_full_unstemmed Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
title_sort Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
author Humberto Junqueira
author_facet Humberto Junqueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8877943543630986
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Denis Laborde
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anaïs Fléchet
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lúcia Pompeu de Freitas Campos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carlos Sandroni
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Glaura Lucas
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9160995802335402
dc.contributor.author.fl_str_mv Humberto Junqueira
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Denis Laborde
Anaïs Fléchet
Lúcia Pompeu de Freitas Campos
Carlos Sandroni
Glaura Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
Acompanhamento
Regional
etnografia
Choro
Memória
topic Violão
Acompanhamento
Regional
etnografia
Choro
Memória
Oliveira, Mozart Secundino
Choro (Música)
Choro (Música) - História e crítica - Belo Horizonte (MG)
Música popular - Brasil
Música para violão
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Mozart Secundino
Choro (Música)
Choro (Música) - História e crítica - Belo Horizonte (MG)
Música popular - Brasil
Música para violão
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-11T12:09:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-11T12:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39965
url http://hdl.handle.net/1843/39965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39965/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39965/1/Tese%20UFMG%202021%20Final%20ficha%20catalogra%cc%81fica%20corrigida.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
baaedf0c9803effbec936ed952188029
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891048987033600