A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Fernanda Marcia Carlos de Oliveira
Orientador(a): Hormindo Pereira de Souza Junior
Banca de defesa: Daisy Moreira Cunha, Valério Arcary
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNR8M
Resumo: Em Minas Gerais, o governo do estado deliberou um termo de referência que orienta as empresas, com alto potencial poluidor, na elaboração e implantação de programas educacionais direcionados para trabalhadores e comunidades impactadas pelos empreendimentos. Considerando que a educação ambiental pretende colaborar com a construção de um pensamento crítico sobre a realidade, a presente pesquisa analisa o atual programa de educação ambiental desenvolvido pela empresa Vale na mina Brucutu, identificando como os trabalhadores compreendem e avaliam as atividades educacionais desenvolvidas pela mineradora. A partir de uma (re)leitura das categorias trabalho e educação ambiental, a pesquisa analisa como os programas educacionais são construídos e compreendidos pelos trabalhadores da mina de ferro. Partindo do pressuposto que não há neutralidade no processo educativo, a educação ambiental também representa a concepção ideológica de quem educa. Sendo assim, busca-se identificar a localização da educação ambiental no contexto das atuais transformações ocorridas no mundo trabalho. Para a realização desta investigação, as estratégias metodológicas estarão configuradas nas etapas: 1) levantamento de dados, análise e diagnóstico dos elementos que compõe os aspectos sociais, econômicos e ambientais da mineração, em especial da mina Brucutu; 2) Trabalho de campo estruturado nas técnicas de observação e entrevistas semiestruturadas. Por fim, ressalta-se que a pesquisa objetiva apresentar novos elementos para a análise dos programas de educação ambiental construídos para o mundo do trabalho.
id UFMG_f3b5cf947b8eb07105a0d7120c7eef50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQNR8M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Hormindo Pereira de Souza JuniorDaisy Moreira CunhaValério ArcaryFernanda Marcia Carlos de Oliveira2019-08-10T20:40:26Z2019-08-10T20:40:26Z2015-08-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNR8MEm Minas Gerais, o governo do estado deliberou um termo de referência que orienta as empresas, com alto potencial poluidor, na elaboração e implantação de programas educacionais direcionados para trabalhadores e comunidades impactadas pelos empreendimentos. Considerando que a educação ambiental pretende colaborar com a construção de um pensamento crítico sobre a realidade, a presente pesquisa analisa o atual programa de educação ambiental desenvolvido pela empresa Vale na mina Brucutu, identificando como os trabalhadores compreendem e avaliam as atividades educacionais desenvolvidas pela mineradora. A partir de uma (re)leitura das categorias trabalho e educação ambiental, a pesquisa analisa como os programas educacionais são construídos e compreendidos pelos trabalhadores da mina de ferro. Partindo do pressuposto que não há neutralidade no processo educativo, a educação ambiental também representa a concepção ideológica de quem educa. Sendo assim, busca-se identificar a localização da educação ambiental no contexto das atuais transformações ocorridas no mundo trabalho. Para a realização desta investigação, as estratégias metodológicas estarão configuradas nas etapas: 1) levantamento de dados, análise e diagnóstico dos elementos que compõe os aspectos sociais, econômicos e ambientais da mineração, em especial da mina Brucutu; 2) Trabalho de campo estruturado nas técnicas de observação e entrevistas semiestruturadas. Por fim, ressalta-se que a pesquisa objetiva apresentar novos elementos para a análise dos programas de educação ambiental construídos para o mundo do trabalho.In Minas Gerais, the state government decided a reference term that guides companies with high pollution potential in the development and implementation of educational programs directed to workers and communities affected by the projects. Whereas environmental education intends to collaborate with the construction of critical thinking about reality, this research analyzes the current environmental education program developed by the company Vale in Brucutu mine, identifying how the workers understand and evaluate the educational activities developed by the mining company. From a (re) reading of the categories work and environmental education, the research analyzes how educational programs are constructed and understood by workers in the iron mine. Assuming that there is no neutrality in the educational process, environmental education also represents the ideological conception of who educates. Therefore, we seek to identify the location of environmental education in the context of current transformations in the world of work. To carry out this research, the methodological strategies was set in steps: 1) data collection, analysis and diagnosis of the elements that make up the social, economic and environmental aspects of mining, especially of Brucutu mine; 2) Field work in structured observation techniques and semi-structured interviews. Finally, it is noteworthy that the research aims to introduce new elements to the analysis of environmental education programs built for the world of work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalhoEducação ambientalMineraçãoTrabalhoEducação AmbientalMineraçãoA política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado_fernanda_oliveira.pdfapplication/pdf2514796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQNR8M/1/disserta__o_de_mestrado_fernanda_oliveira.pdf6a5807a9fbd2f33e3b2f3c181c32baf7MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado_fernanda_oliveira.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado_fernanda_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain350796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQNR8M/2/disserta__o_de_mestrado_fernanda_oliveira.pdf.txta366383204bacc40805212829cfbb067MD521843/BUOS-AQNR8M2019-11-14 05:47:51.622oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQNR8MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:47:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
title A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
spellingShingle A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
Fernanda Marcia Carlos de Oliveira
Trabalho
Educação Ambiental
Mineração
Trabalho
Educação ambiental
Mineração
title_short A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
title_full A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
title_fullStr A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
title_full_unstemmed A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
title_sort A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
author Fernanda Marcia Carlos de Oliveira
author_facet Fernanda Marcia Carlos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daisy Moreira Cunha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valério Arcary
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Marcia Carlos de Oliveira
contributor_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
Daisy Moreira Cunha
Valério Arcary
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação Ambiental
Mineração
topic Trabalho
Educação Ambiental
Mineração
Trabalho
Educação ambiental
Mineração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Trabalho
Educação ambiental
Mineração
description Em Minas Gerais, o governo do estado deliberou um termo de referência que orienta as empresas, com alto potencial poluidor, na elaboração e implantação de programas educacionais direcionados para trabalhadores e comunidades impactadas pelos empreendimentos. Considerando que a educação ambiental pretende colaborar com a construção de um pensamento crítico sobre a realidade, a presente pesquisa analisa o atual programa de educação ambiental desenvolvido pela empresa Vale na mina Brucutu, identificando como os trabalhadores compreendem e avaliam as atividades educacionais desenvolvidas pela mineradora. A partir de uma (re)leitura das categorias trabalho e educação ambiental, a pesquisa analisa como os programas educacionais são construídos e compreendidos pelos trabalhadores da mina de ferro. Partindo do pressuposto que não há neutralidade no processo educativo, a educação ambiental também representa a concepção ideológica de quem educa. Sendo assim, busca-se identificar a localização da educação ambiental no contexto das atuais transformações ocorridas no mundo trabalho. Para a realização desta investigação, as estratégias metodológicas estarão configuradas nas etapas: 1) levantamento de dados, análise e diagnóstico dos elementos que compõe os aspectos sociais, econômicos e ambientais da mineração, em especial da mina Brucutu; 2) Trabalho de campo estruturado nas técnicas de observação e entrevistas semiestruturadas. Por fim, ressalta-se que a pesquisa objetiva apresentar novos elementos para a análise dos programas de educação ambiental construídos para o mundo do trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T20:40:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T20:40:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNR8M
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNR8M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQNR8M/1/disserta__o_de_mestrado_fernanda_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQNR8M/2/disserta__o_de_mestrado_fernanda_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a5807a9fbd2f33e3b2f3c181c32baf7
a366383204bacc40805212829cfbb067
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890922185883648