Lutas por reconhecimento e multiculturalismo na América Latina contemporânea: uma análise da Bolívia, do Chile e do Uruguai

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Aurea Cristina Mota
Orientador(a): Otavio Soares Dulci
Banca de defesa: Cristina Almeida Cunha Filgueiras, Antonio Fernando Mitre Canahuati, Silvio Segundo Salej Higgins
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8J9PL9
Resumo: O que norteia esta dissertação é uma tentativa de compreender algumas lutas sociais que acontecem na América Latina contemporânea. Tendo como base teórico-metodológica a perspectiva histórica aliada à teoria sociológica crítica, tratamos da luta dos povos originários e das populações afro-descendentes pela inclusão de suas demandas multiculturais, pela reforma de algumas estruturas dos Estados que, na perspectiva desses grupos, criaram uma situação de subjugação social. Na teoria social contemporânea, esses aspectos podem ser agrupados sobre a idéia guarda-chuva de reconhecimento. A partir de uma metodologia de escolha dos casos que levou em consideração as diferentes matrizes culturais encontradas na América Latina, focamos a discussão aqui apresentada no estudo da Bolívia, do Chile e do Uruguai. No decorrer do trabalho, percebemos que uma compreensão adequada do fenômeno multicultural latino-americano não poderia prescindir de uma discussão sobre a história de formação dos Estados independentes na região e que, principalmente, para entender os desenvolvimentos sociais contemporâneos, uma discussão sobre a modernidade não poderia ser abandonada. Concluímos que existe, sim, uma luta pela redefinição do que são as sociedades latino-americanas. Luta essa que tem levado a uma discussão sobre qual a estrutura ideal que nossos Estados deveriam assumir. Porém, as principais instituições modernas, como o Estado com sua forma de organização moral e política específica, não chegam a ser determinantemente questionadas.
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