Soluções interpretativas utilizadas em duas obras, escritas para marimba solo, dos compositores brasileiros Roberto Victorio e Marlos Nobre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Giuliano Barretos Ribas
Orientador(a): Fernando de Oliveira Rocha
Banca de defesa: Eduardo Flores Gianesella, Fausto Borem de Oliveira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9AQQYC
Resumo: No Brasil o repertório composto para marimba solo, tocado pela maioria dos percussionistas, ainda é constituído em grande parte por obras escritas por compositores estrangeiros. Alguns compositores brasileiros tem se interessado em escrever para este instrumento, mas não há, ainda, um amplo repertório como existe no Japão ou nosEstados Unidos. Ao realizarmos uma investigação sobre o repertório brasileiro para marimba nos deparamos com as obras Chronos V, do compositor Roberto Victorio, e Sonante I, de Marlos Nobre, dois importantes nomes da música contemporânea brasileira. Devido à riqueza da escrita de ambos os compositores e às grandes exigências técnicas e musicais destas obras, decidimos abordá-las em nosso trabalho, buscando não só conhecê-las mais profundamente e, a partir deste conhecimento conseguir subsídios para a performance, mas também contribuir para a divulgação deste repertório. O presente trabalho apresenta um relato das minhas decisões interpretativas utilizadas na performance das duas obras pesquisadas. Ao início desta pesquisa, incluímos uma breve contextualização histórica da marimba e de seu repertório. Ao abordar cada obra, fornecemos alguns dados da carreira de cada compositor e discutimos diversos aspectos gerais das obras pesquisadas. Por último, apresentamos as propostas interpretativas criadas para alguns trechos selecionados das obras, levando em consideração o nível técnico e musical de cada um destes. Os dois compositores citados possuem uma produção significativa de obras escritas para percussão solista e também em formações de música de câmara. Uma lista com estas obras pode ser encontrada ao final do trabalho.
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