EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293 |
Resumo: | Educação Ambiental Crítica, Educação Problematizadora, Dialogicidade |
id |
UFMS_467ef1dc0cc89b66b2f185bdc369f3c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/4293 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-01-21T20:05:13Z2022-01-21T20:05:13Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293Educação Ambiental Crítica, Educação Problematizadora, DialogicidadeA busca da inserção de uma Educação Ambiental em uma perspectiva crítica no planejamento e ação dos professores foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa, que levou a realização de uma Formação Continuada em Educação Ambiental com docentes atuantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, no município de Campo Grande/MS. A formação ocorreu no formato a distância em consequência da pandemia da COVID-19. Utilizando se de recursos tecnológicos digitais, em especial, da plataforma Google Classroom, a formação foi constituída de Rodas de Conversas, Web Diálogos e Desafios interativos, com a intencionalidade de identificar quais contribuições os professores em processo de formação continuada propõem para a realização de uma Educação Ambiental Crítica. Os conteúdos produzidos pelos docentes foram analisados segundo o referencial de Bardin (1977), desse modo, foram elegidas categorias fundamentadas em consonância com algumas correntes de Educação Ambiental de Sauvé (2005), destacando para identificação como enfoque dominante as perspectivas pragmáticas e críticas da Educação Ambiental. Foi apurado que a perspectiva conservadora da Educação Ambiental esteve presente em todo percurso da formação, no entanto, ao longo do trajeto, foi se reduzindo, permitindo espaço às reflexões e contribuições críticas, abraçando os pressupostos de Paulo Freire como elementos necessários para uma Educação Ambiental problematizadora e dialógica, cuja função foi transformar o olhar para a prática educativa em sala de aula, em especial com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasileducação ambiental, formação de professoresEDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIcleia Albuquerque de VargasLuiz Henrique Ortelhado Valverdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdf.jpgLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/3/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.jpgd9791382b468e056bbab005a38d227dbMD53TEXTLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdf.txtLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdf.txtExtracted texttext/plain182333https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/2/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txtae50099195c5815e42be4d29f845e231MD52ORIGINALLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdfLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdfapplication/pdf2061170https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/1/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf50b4376c1039d6eb7427944175d8e779MD51123456789/42932022-01-22 03:01:21.395oai:repositorio.ufms.br:123456789/4293Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-01-22T07:01:21Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE Luiz Henrique Ortelhado Valverde educação ambiental, formação de professores |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE |
author |
Luiz Henrique Ortelhado Valverde |
author_facet |
Luiz Henrique Ortelhado Valverde |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Icleia Albuquerque de Vargas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz Henrique Ortelhado Valverde |
contributor_str_mv |
Icleia Albuquerque de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental, formação de professores |
topic |
educação ambiental, formação de professores |
description |
Educação Ambiental Crítica, Educação Problematizadora, Dialogicidade |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-21T20:05:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-21T20:05:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/3/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/2/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/1/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9791382b468e056bbab005a38d227db ae50099195c5815e42be4d29f845e231 50b4376c1039d6eb7427944175d8e779 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1793867399172194304 |