EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Luiz Henrique Ortelhado Valverde
Orientador(a): Icleia Albuquerque de Vargas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293
Resumo: Educação Ambiental Crítica, Educação Problematizadora, Dialogicidade
id UFMS_467ef1dc0cc89b66b2f185bdc369f3c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4293
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str
spelling 2022-01-21T20:05:13Z2022-01-21T20:05:13Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293Educação Ambiental Crítica, Educação Problematizadora, DialogicidadeA busca da inserção de uma Educação Ambiental em uma perspectiva crítica no planejamento e ação dos professores foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa, que levou a realização de uma Formação Continuada em Educação Ambiental com docentes atuantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, no município de Campo Grande/MS. A formação ocorreu no formato a distância em consequência da pandemia da COVID-19. Utilizando se de recursos tecnológicos digitais, em especial, da plataforma Google Classroom, a formação foi constituída de Rodas de Conversas, Web Diálogos e Desafios interativos, com a intencionalidade de identificar quais contribuições os professores em processo de formação continuada propõem para a realização de uma Educação Ambiental Crítica. Os conteúdos produzidos pelos docentes foram analisados segundo o referencial de Bardin (1977), desse modo, foram elegidas categorias fundamentadas em consonância com algumas correntes de Educação Ambiental de Sauvé (2005), destacando para identificação como enfoque dominante as perspectivas pragmáticas e críticas da Educação Ambiental. Foi apurado que a perspectiva conservadora da Educação Ambiental esteve presente em todo percurso da formação, no entanto, ao longo do trajeto, foi se reduzindo, permitindo espaço às reflexões e contribuições críticas, abraçando os pressupostos de Paulo Freire como elementos necessários para uma Educação Ambiental problematizadora e dialógica, cuja função foi transformar o olhar para a prática educativa em sala de aula, em especial com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasileducação ambiental, formação de professoresEDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIcleia Albuquerque de VargasLuiz Henrique Ortelhado Valverdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdf.jpgLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/3/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.jpgd9791382b468e056bbab005a38d227dbMD53TEXTLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdf.txtLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdf.txtExtracted texttext/plain182333https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/2/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txtae50099195c5815e42be4d29f845e231MD52ORIGINALLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdfLUIZ HENRIQUE Dissertação Final.pdfapplication/pdf2061170https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/1/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf50b4376c1039d6eb7427944175d8e779MD51123456789/42932022-01-22 03:01:21.395oai:repositorio.ufms.br:123456789/4293Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-01-22T07:01:21Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
Luiz Henrique Ortelhado Valverde
educação ambiental, formação de professores
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE
author Luiz Henrique Ortelhado Valverde
author_facet Luiz Henrique Ortelhado Valverde
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icleia Albuquerque de Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Henrique Ortelhado Valverde
contributor_str_mv Icleia Albuquerque de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental, formação de professores
topic educação ambiental, formação de professores
description Educação Ambiental Crítica, Educação Problematizadora, Dialogicidade
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-21T20:05:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-21T20:05:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/3/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/2/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4293/1/LUIZ%20HENRIQUE%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9791382b468e056bbab005a38d227db
ae50099195c5815e42be4d29f845e231
50b4376c1039d6eb7427944175d8e779
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1793867399172194304